o-que-e-e-learning-nas-empresas

O que é e-learning nas empresas?

Sabemos que, com a intensificação da concorrência e o aumento da complexidade dos processos internos, as organizações acabam enfrentando dificuldades para treinar e desenvolver seus colaboradores sem deslocá-los da rotina por longos períodos. O que poucos empreendedores sabem é que, entendendo o que é e-learning nas empresas, isso é perfeitamente possível. 

O e-learning tem, como base, a internet, podendo, portanto, ser aplicado em qualquer lugar com acesso à rede. Além disso, conta com outras facilidades que o tornam um método de ensino diferenciado, como a não-dependência da presença física de um professor ou até mesmo dos alunos, que podem ter acesso ao conteúdo fora das dependências da instituição. 

Por mais inovador que pareça, o e-learning vem se consolidando a cada dia como uma opção viável no mundo corporativo. De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, divulgada em 2019, 62% das empresas brasileiras já faz uso dessa modalidade de ensino para desenvolver seus colaboradores. 

Se você ainda não aplica o e-learning em sua empresa, acompanhe este artigo! Vamos falar um pouco sobre a ferramenta, como encontrar a melhor plataforma para os cursos e quais os benefícios do e-learning corporativo. 

O que é e-learning nas empresas? 

Para entender o que é e-learning nas empresas, é preciso compreender, antes de mais nada, que estamos falando de uma modalidade de educação essencialmente virtual e pautada no autoaprendizado. 

Mas o que isso significa na prática? 

Significa que o curso ou atualização fica disponível em uma plataforma EAD, que pode ser acessada pelos alunos quando for conveniente. Lá, eles podem assistir aos conteúdos quantas vezes julgarem necessário e, após concluírem a etapa de aprendizado, podem se submeter a um teste de verificação do aproveitamento do conteúdo. 

Outro diferencial importante do e-learning é que, assim como no Ensino à Distância, diferentes formatos de conteúdos são disponibilizados para auxiliar na absorção do conteúdo por parte do aluno. Entre eles temos:

Pode parecer que não, mas isso faz muita diferença quando falamos sobre metodologias de ensino para empresas! 

Imagine só você, colaborador de uma organização, trabalhando por horas durante toda a semana, tendo que assistir a um maçante treinamento no qual todo o conteúdo é disponibilizado em formato de texto? Não nos espantaria se o rendimento fosse baixo por falta de atenção e engajamento dos alunos! 

Com conteúdos dinâmicos, fica mais fácil manter o foco, e, assim, garantir o aproveitamento dos cursos online

Por que o e-learning é importante para as empresas? 

Já falamos sobre o que é e-learning nas empresas e alguns dos diferenciais em sua estrutura. Agora, chegou a hora de entendermos com detalhes o por quê dessa alternativa ser tão recomendada para as corporações. 

Primeiramente, porque ele possibilita a realização dos treinamentos mesmo em casos de rotinas corridas ou de orçamento limitado. E isso, a médio prazo, já traz retornos significativos para o negócio, com funcionários mais capacitados, produtivos e motivados. 

Em segundo lugar, o e-learning é uma ferramenta importante porque desempenha função dupla nas corporações: além de desenvolver o time, também é um excelente termômetro para acompanhamento de cada etapa da carreira profissional de um colaborador. 

Digamos, por exemplo, que um estagiário é admitido na empresa. Após dois anos, o setor de Recursos Humanos pode consultar seu perfil na plataforma e-learning, mensurar seu índice de participação nos treinamentos corporativos online e ponderar se ele está ou não preparado para assumir responsabilidades como um funcionário efetivo. 

Como funciona o e-learning na prática? 

A melhor forma de entender o quão prático e simples é o funcionamento de um e-learning é fazendo uma rápida comparação com um treinamento presencial. 

Vamos pensar, primeiro, nos recursos necessários para executar um curso presencial. Os recursos básicos necessários para viabilizar o treinamento são: 

  • espaço físico adequado;
  • mesas e cadeiras; 
  • professores ou tutores; 
  • equipamentos eletrônicos, como projetor, notebook e TV;
  • quadro para anotações; 
  • datas e horários viáveis para todos os colaboradores;
  • planejamento de aulas e avaliações;
  • criação de certificados de conclusão. 

Parece bastante complexo, não é mesmo? 

Vamos ver, agora, o que é preciso para viabilizar um curso na modalidade e-learning: 

  • planejamento para criação e desenvolvimento do curso;
  • plataforma LMS (Learning Management System — ou sistema de gestão do aprendizado) para hospedar o curso e oferecer todas as funcionalidades de uma sala de aula;
  • acesso para os colaboradores e gestores. 

Com esses três simples itens, sua empresa consegue disponibilizar um treinamento de alto nível para os funcionários, economizando recursos e ganhando muito em praticidade! 

Em uma boa plataforma online, a condução do conteúdo acontece de forma fluida, levando o aluno de um módulo a outro conforme ele vai assistindo a cada etapa. Além da avaliação também acontecer inteiramente online, a emissão do certificado de curso também pode ser feita diretamente pelo sistema, associando o nome dos alunos aprovados ao layout pré-programado. 

Como o e-learning traz resultados à empresa? 

Agora que você sabe bem o que é e-learning nas empresas e o quão simples é o funcionamento do sistema, chegou a hora de listar (mais) alguns benefícios da ferramenta, provando de vez que ela é uma ótima escolha para organizações que precisam treinar  

Vamos lá? 

  1. Reduz custos de locação de espaço, logística, viagens, contratação de profissionais e equipamentos;
  2. possibilita a realização de treinamentos personalizados de acordo com a necessidade do grupo de colaboradores;
  3. é um processo de rápida formulação e execução;
  4. possibilita a mensuração dos resultados do curso com base nas estatísticas de frequência e aproveitamento nos exames; 
  5. permite um ritmo de aprendizagem fluido e coerente com a realidade de cada colaborador;
  6. viabiliza a criação de uma base de dados com os cursos já ministrados.

Cada vez mais, as empresas precisam compreender e observar a necessidade de capacitação de seus colaboradores para que cresçam e se desenvolvam junto da organização. 

Por isso, saber o que é e-learning é um primeiro passo importante. O segundo é saber escolher a melhor plataforma para hospedar os conteúdos.Falando nisso, queremos te convidar a conhecer a EAD Plataforma, que tal? Temos um período de teste gratuito para que você possa explorar cada uma das funcionalidades da nossa ferramenta, que já ultrapassou os 2 milhões de alunos cadastrados!

Fabio Godoy