treinamento sobre sustentabilidade

Como fazer um treinamento de sustentabilidade na empresa?

Seu objetivo nos negócios é ser uma empresa sustentável? Se a resposta é sim, é importante incluir o tema entre os valores empresariais e para alinhar a equipe, promover sessões de treinamento sobre sustentabilidade.

Mesmo que a palavra não seja desconhecida da maioria das pessoas, enxergá-la do ponto de vista empresarial nem sempre é algo natural e que os profissionais sabem colocar em prática.

Por isso, a equipe deve ser envolvida pelo tema de forma dinâmica e interessante e as ferramentas online podem ajudar no engajamento com as palestras e eventos que abordam a sustentabilidade.

Gostou da ideia, mas tem dúvidas de como fazer um treinamento sobre sustentabilidade? Continue lendo este artigo e aprenda dicas fáceis de colocar em prática para incentivar a participação de todos nas iniciativas internas.

Mas, afinal, por que falar de sustentabilidade?

Antes das dicas, é importante reforçar que a sustentabilidade é um assunto em pauta há muitos anos, alertando sobre os impactos das ações no meio ambiente e também no âmbito social e econômico.

Por isso, as lideranças estão mais atentas a este tema e abordam com mais ênfase a sustentabilidade nos negócios não só analisando os impactos das atividades da empresa no meio ambiente, mas também criando ações e engajando a equipe nesses objetivos.

Atualmente, o ESG (Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança) é um referencial para as empresas que querem se posicionar fora do conceito de crescimento a qualquer custo.

O desenvolvimento sustentável dos negócios já é foco de 83% das grandes corporações brasileiras que incluíram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em suas estratégias e metas de negócio.

Tudo isso, contribui para a imagem da empresa no mercado, destacando-a dos concorrentes que ainda não estão alinhados com os valores atuais.

O estudo Total Societal Impact destaca que empresas que adotam estratégias ambientais, sociais e de governança conseguem aumentar o valor de mercado, assim como a margem de lucro.

Leia também: Como desenvolver consciência ambiental na empresa?

Como fazer um treinamento sobre sustentabilidade?

Para alinhar a equipe com as metas relacionadas à sustentabilidade, é necessário prepará-la e dar informações para que os colaboradores entendam os propósitos e saibam qual será o seu papel neste processo.

Veja como organizar esse processo com as dicas abaixo:

1. Contextualize a sustentabilidade com o negócio

Os treinamentos devem abordar temas pertinentes à realidade do negócio. Para isso, as lideranças da empresa precisam analisar como a sustentabilidade impacta o business.

Isso vai facilitar a compreensão dos membros da equipe de como o mercado no qual eles trabalham está alinhado com as iniciativas sustentáveis e o que a empresa vai fazer para se posicionar nesse contexto.

Essa análise pode ser documentada e compartilhada com todos como forma de preparação para os treinamentos que virão. 

O documento pode incluir informações relevantes como dados de pesquisa, metas em vista e como a empresa pretende se posicionar em relação às práticas sustentáveis.

2. Monte um cronograma de treinamento

Para que o treinamento sobre sustentabilidade não se resuma a uma prática isolada e tenha uma continuidade, monte um cronograma com datas e horários da primeira rodada de treinamentos.

Se a sua empresa nunca promoveu encontros com essa finalidade, comece pelos assuntos básicos, que darão base para a equipe compreender o posicionamento da empresa.

Liste todos os assuntos iniciais e crie blocos de treinamento. Essa divisão ajuda a encaixar os horários das sessões na rotina de trabalho, o que melhora o engajamento, colocando os treinamentos nos momentos adequados.

Inclusive, caso tenha a oportunidade, faça uma pesquisa rápida sobre quais dias e horários a equipe considera melhor para os treinamentos.

3. Intercale treinamentos presenciais e online

Dependendo da rotina da empresa, encaixar sessões de treinamento sobre sustentabilidade na rotina não é fácil. Porém, as ferramentas online podem facilitar bastante na hora de colocar em prática o cronograma criado.  

Já existem plataformas de ensino a distância que oferecem uma estrutura pronta para que as empresas criem cursos e treinamentos para capacitar seus colaboradores.

Dessa forma, sua empresa pode promover treinamentos no formato de aula ao vivo e aproveitar o recurso de chat virtual disponível para estimular a interação.

Intercalar os momentos presenciais com os online também evita que a equipe se sinta sobrecarregada e participe com mais atenção e empenho dos treinamentos.

4. Envolva a equipe nas definições de metas

Para que a sustentabilidade seja um valor tanto para a empresa quanto para a equipe, inclua os membros no processo de definição e na execução das metas.

Durante os treinamentos, dê voz para que os colaboradores compartilhem suas ideias sobre como a empresa pode diminuir seu impacto no meio ambiente e até mesmo para propor a participação em selos de sustentabilidade.

Essas iniciativas motivam as equipes e também dão credibilidade às ações, pois as instituições responsáveis pelos selos, por exemplo, consideram muito o engajamento de toda empresa.

Com treinamentos ricos e bem feitos, o time estará preparado para fazer propostas 

interessantes e propor metas relevantes e alcançáveis.

Leia também: O que são e quais os indicadores de desempenho ambiental?

5. Crie um programa de sustentabilidade na empresa

Para não perder nenhuma iniciativa alinhada nos treinamentos sobre sustentabilidade, crie um programa para gerenciar as iniciativas da empresa.

Defina quem serão os responsáveis pelo acompanhamento das ações do programa e planeje os repasses dos resultados alcançados com as iniciativas implementadas.

Caso sua empresa utilize uma plataforma dedicada para treinamentos, escolha uma que ofereça o recurso de fórum. Assim, fica mais fácil manter a equipe atualizada e ainda criar tópicos para discussão como participação em eventos, ações que os concorrentes estão fazendo, etc. 

Pronto para começar seus treinamentos?

Quando a equipe toma a sustentabilidade como valor, os treinamentos rendem ideias ricas e que vão valorizar a empresa e contribuir para o seu crescimento no mercado.

Então, aproveite as dicas acima e organize os treinamentos internos para que o seu negócio seja uma referência positiva. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy