como desenvolver consciência ambiental na empresa

Como desenvolver consciência ambiental na empresa?

Se o tópico ‘como desenvolver consciência ambiental na empresa’ ainda não foi pauta de nenhuma reunião, este artigo é o seu lembrete para não perder essa oportunidade.

Para 82% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa da Opinion Box, a sustentabilidade é um tema importante para o cotidiano e 37% afirmam que já deixaram de consumir produtos de empresas que não estão comprometidas com as práticas de preservação do meio ambiente. 

Na contramão do crescimento a qualquer custo estão os princípios do ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) —, norteando a atuação das companhias no mercado e destacando a importância de pensar nos impactos causados pelas atividades econômicas. 

Todo negócio tem uma contribuição a dar em favor do desenvolvimento sustentável e tudo começa com a consciência ambiental.

Continue lendo este artigo e aprenda como desenvolver consciência ambiental na sua empresa e alcançar resultados positivos.

Boa leitura!

O que é consciência ambiental?

Ter consciência ambiental significa entender como o meio a nossa volta existe e quais ações podem causar prejuízos e quais contribuem para preservá-lo.

Também envolve o entendimento de que estamos interligados e que os impactos negativos de práticas nocivas ao meio ambiente são sentidos por todos.

O desperdício em geral, o uso de materiais não degradáveis, a poluição dos rios e do ar com resíduos tóxicos são alguns exemplos de impactos negativos que muitas empresas ainda causam sem se conscientizar de suas práticas.

Por isso, a consciência ambiental é um valor importante para a cultura organizacional das empresas, pois são o primeiro passo para a criação de ações práticas que combatam os malefícios causados pela produção industrial.

5 dicas de como desenvolver consciência ambiental na empresa

Afinal, quais são essas ações práticas que contribuem para desenvolver consciência ambiental na empresa? Reunimos abaixo uma lista com dicas que podem ser facilmente implementadas em qualquer negócio.

1. Promover treinamentos online sobre sustentabilidade

Para ter uma equipe engajada nesse tema e realmente desenvolver consciência ambiental na empresa, é preciso dar informações sobre o assunto.

Uma forma simples de fazer isso é promovendo treinamentos online ao vivo para engajar a equipe nos encontros. Com a ajuda de uma plataforma, a empresa pode organizar ciclos de palestras curtas no formato do TED Talks, em que as apresentações têm, no máximo, 15 minutos.

Além de treinamentos de conscientização sobre meio ambiente, também é válido fazer apresentações das diretrizes da empresa para sustentabilidade e explicar como cada colaborador pode contribuir. 

Aprenda mais dicas no artigo: Como fazer palestra online? 8 dicas para encantar os espectadores.

2. Adote o lema ‘reduzir, reutilizar e reciclar’

Outra dica para desenvolver consciência ambiental na empresa é adotar os 3 Rs no dia a dia do negócio: reduzir, reutilizar e reciclar.

Primeiro, pense como a empresa pode reduzir o desperdício no ambiente de trabalho estudando ações como:

  • eliminar a impressão, adotando a versão dos documentos digitais;
  • otimizar o uso de papel imprimindo nos dois lados das folhas;
  • trocar as lâmpadas por modelos mais eficientes como os de LED;
  • melhorar a estrutura dos ambientes de trabalho, permitindo a entrada de luz natural, entre outras.

Depois, estude e implemente ações de reutilização para ser uma empresa sustentável como, por exemplo:

  • garrafas, copos e/ou canelas reutilizáveis (adeus copo de plástico!);
  • reutilizar caixas e embalagens em outras funções;
  • reaproveitar papéis para fazer blocos de rascunhos, etc.

Por fim, um programa de reciclagem vai ajudar a adaptar a estrutura da empresa com lixeiras seletivas e a buscar parceiros para dar destino correto ao lixo comum e também aos resíduos de produção.

3. Crie um comitê de sustentabilidade

Evite que as ideias para desenvolver consciência ambiental na empresa se percam criando um comitê de sustentabilidade para monitorar o andamento das ações.

A equipe do comitê pode criar um planejamento com um cronograma para que cada ação tenha uma data, além de auxiliar no monitoramento dos resultados e até preparar a empresa para auditorias de algum selo de sustentabilidade.

Depois, os números podem ser divulgados em balanços anuais tanto internamente quanto para toda a comunidade nos canais de comunicação da empresa.

Leia também: Entenda o que é prova social de marketing + impacto dessa ferramenta nas vendas.

4. Implemente a gestão de resíduos

Todas as sobras de materiais do processo de produção são consideradas resíduos. Porém, muita coisa não precisa virar lixo, pois tem valor de outra forma.

Por isso, ter um procedimento de gestão de resíduos também é outra ação para desenvolver consciência ambiental na empresa. Vários tipos de resíduos podem ser reciclados e essa é a oportunidade para a empresa se aliar a instituições sérias e apoiar os seus trabalhos.

Quanto menos resíduo chegar ao meio ambiente, mais a empresa contribui para a comunidade na qual está inserida.

5. Divulgue os resultados da empresa

Grande parte do engajamento que uma empresa pode obter ao desenvolver consciência ambiental na empresa, é por meio da divulgação dos resultados conquistados.

Primeiro, dentro da empresa, mostrando aos colaboradores que o seu empenho e participação ajudam a empresa a alcançar os indicadores de desempenho ambiental.

Depois, para o público em geral, clientes e parceiros que terão uma imagem positiva do negócio, vendo os resultados práticos de suas ações a favor do meio ambiente. 

Gostou das dicas de como desenvolver consciência ambiental na empresa? Aproveite e comece a implementar iniciativas sustentáveis no seu negócio e contribua com o desenvolvimento empresarial consciente. Bom trabalho!
Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy