como-fazer-palestra-online

Como fazer palestra online? 8 dicas para encantar os espectadores

Você sabia que o canal Ted Talks Brasil no YouTube, especializado em palestras online, já acumula mais de 26 milhões de inscritos? O segmento está aquecido e continua ganhando espaço, especialmente para quem quer vender um produto digital. Por isso, saber como fazer palestra online de forma efetiva pode ser o diferencial para muitos empreendedores. 

Ao longo do artigo de hoje, falaremos sobre como fazer palestra online em 8 passos essenciais, além de pontuar 2 vantagens imperdíveis da prática. Você vai ler sobre: 

  1. Delimitar o tema da palestra
  2. Selecionar o público-alvo
  3. Estudar o tema
  4. Elaborar um roteiro
  5. Escolher as melhores ferramentas
  6. Ensaiar os principais tópicos
  7. Divulgar o encontro 
  8. Ser flexível

Boa leitura! 

Como fazer palestra online? 8 dicas

1. Delimite o tema da palestra

A primeira dica para entender, na prática, como fazer palestra online é delimitar o tema da exposição. Ainda que você seja um profissional generalista, lembre-se de que, para captar a atenção dos espectadores e entregar valor em seu conteúdo, é preciso saber exatamente do que está falando. 

Por isso, o segredo para não se perder na palestra e acabar gerando informações confusas é criar um recorte bem definido. Quer ver alguns exemplos? 

  • Um profissional da arquitetura pode fazer uma palestra online falando especificamente sobre arquitetura sustentável;
  • um cozinheiro pode explorar argumentos relacionados à confeitaria francesa; 
  • uma pessoa com habilidades em estética pode falar, especificamente, sobre novas técnicas de design de sobrancelhas;
  • e por aí vai. 

2. Selecione o público-alvo

Tão essencial quanto definir o recorte da palestra online é projetar seu público-alvo e o que você espera conseguir deste público. Se sua ideia for captar alunos para um curso EAD, a abordagem do conteúdo deve ser focada em mostrar os diferenciais do seu produto digital

Se, por outro lado, o objetivo for gerar informação e construir credibilidade para o palestrante, o conteúdo deve ser valioso e exclusivo. 

Sendo assim, a melhor forma de determinar o público alvo para entender como fazer uma palestra online adequada é estudando públicos de palestras de segmentos semelhantes e analisando perfis que já interagem com seu conteúdo em outros canais. 

3. Estude muito!

Com o tema e o público-alvo bem definidos, é hora de mergulhar na elaboração do conteúdo! Ainda que você já seja uma referência no assunto abordado, é sempre enriquecedor trazer informações atualizadas, como dados, resultados de pesquisas e opiniões de outros profissionais. 

Por isso, ao passar pela primeira etapa, separe um tempo para rever seus conhecimentos e agregar mais informações à sua bagagem teórica e prática. 

4. Elabore um roteiro

Saber como fazer uma palestra online passa pelo entendimento do conceito de equilíbrio. Embora ninguém espere ver um conteúdo robótico e totalmente preso a um script ou roteiro, é importante delimitar os principais tópicos da exposição para não se perder. 

Por isso, ao desenvolver sua palestra online, separe um tempo para organizar as ideias e criar um esquema que ajude a conduzir a conversa de uma forma atrativa. 

Uma boa sugestão é escrever um roteiro pautado nos princípios da técnica de storytelling. Você já ouviu falar nela? 

Storytelling é uma narrativa construída de forma humanizada. Como o próprio nome diz, um storyteller é um “contador de histórias”. A estrutura de um roteiro de storytelling é baseado nos seguintes pontos: 

  1. Mensagem: deve ser marcante e capaz de transformar a vida das pessoas. 
  2. Ambiente: descrever um contexto ajuda a aproximar os espectadores da história contada
  3. Personagem: um bom storytelling tem um personagem central que percorre toda a jornada da narração, passando por lições e desafios que o levam até a solução final; 
  4. Conflito: é a descrição do desafio e da forma como o personagem passou por ele. 

Veja o vídeo abaixo sobre como construir narrativas incríveis com storytelling: 

5. Escolha as melhores ferramentas

Não podemos nos esquecer da relevância das ferramentas de apoio para entender como fazer uma palestra online. Afinal, de nada adianta caprichar no conteúdo, no cenário e na preparação se a qualidade da transmissão ao vivo é fraca e os equipamentos de captação deixam a desejar. 

Por isso, entender como fazer palestras online também passa por uma criteriosa escolha de ferramentas. Coloque na lista tudo o que você vai precisar: 

  • iluminação;
  • som; 
  • câmeras;
  • internet de qualidade. 

6. Ensaie os principais tópicos 

Antes de executar a palestra, é importante fazer um repasse dos principais tópicos. Ensaiar a fala não deve ser um exercício de memorização (lembra do que falamos sobre evitar palestras robóticas?), e sim uma forma de organizar as ideias e encontrar os melhores caminhos para expor o conteúdo desenvolvido. 

Além disso, se for possível repassar as ideias já no cenário escolhido e com câmeras e equipamentos ligados, melhor ainda! Simular o momento da transmissão pode ser um trunfo para evitar o nervosismo e driblar a vergonha na hora da palestra. 

7. Divulgue o encontro

Até aqui, já temos em mão praticamente tudo o que precisamos para entender, de forma prática, como fazer palestras online. 

Dessa forma, a próxima dica está ligada ao marketing de produto digital, grande responsável por trazer espectadores ao seu evento. 

Por isso, elabore uma estratégia compatível com o assunto abordado (lembre-se do mapeamento de público-alvo e direcione os esforços para os canais mais utilizados por eles) e dispare lembretes periódicos sobre a data do encontro. Você pode mesclar diversos canais digitais para fazer sua divulgação: 

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • página de conversão (landing page);
  • site oficial;
  • WhatsApp. 

8. Seja flexível

A dica final pode ajudar a levar a condução da palestra online com mais tranquilidade. Lembre-se de que imprevistos acontecem, e que uma transmissão ao vivo é, também, uma forma de mostrar habilidades que vão além do profissional.

Por isso, exercitar a resiliência e a flexibilidade durante as gravações tornará o momento mais agradável e ajudará a estabelecer uma relação de proximidade com os espectadores. 

Por que fazer palestras online pode ajudar o seu negócio? 

Agora você já sabe como fazer uma palestra online de sucesso. Entretanto, se ainda está em dúvida se esta é a solução ideal para o seu negócio, separamos alguns benefícios de adotar este formato para divulgar informações e atrair novos clientes. 

Cria autoridade

Palestras online, assim como webinars, são excelentes oportunidades para criar autoridade. Isso porque o próprio formato é pensado para colocar em evidência alguém que conhece um assunto e pode falar sobre ele de forma enriquecedora. 

Pense, por exemplo, em circuitos de palestras no estilo Ted Talks. Quem consegue um espaço no palco e pode expor seus argumentos ganha uma posição de credibilidade, não é mesmo? 

Aumenta o alcance do produto digital

Pense em sua palestra online como uma forma de turbinar o marketing de um produto digital. Afinal, a construção de credibilidade faz com que mais pessoas se interessem por aquilo que será vendido após a exposição do tema (seja um curso online, um livro, um material rico — como um formulário ou checklist, etc) e o indiquem a outros potenciais clientes. 

Saber como fazer uma palestra online é uma forma de turbinar estratégias de venda de produtos digitais. 

Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto, temos uma recomendação de leitura: aprenda a divulgar seu produto digital com 5 dicas e 1 bônus! 

Fabio Godoy