marketing-produto-digital

Como fazer marketing de produto digital? 5 dicas para bombar o seu negócio na rede

Na série de posts da EAD Plataforma sobre o tema, você já aprendeu o que é e como criar um produto digital. Que tal entender agora como fazer marketing de produto digital? 

Nossa ideia é preparar você, empreendedor, para mergulhar no mundo digital e encontrar formas efetivas de fazer diferente e captar alunos para seu curso online ou clientes para o seu negócio. 

Afinal, as previsões de investimento em negócios digitais não param de crescer. Até o fim de 2020, a expectativa é de que os aportes no setor cheguem a R$20 bilhões, o que já representa 30% a mais do que no ano anterior. 

Não quer ficar de fora desse mercado que só cresce? Então veja agora como fazer marketing de produto digital! 

Por que investir em marketing de produto digital?

A expectativa de investimentos no setor não nos deixa mentir: o mercado de produtos digitais está em franca ascensão.

Se você tem um negócio web e precisa descobrir as maneiras de entregá-lo na hora certa para os clientes certos, é hora de começar a entender mais sobre marketing de produto digital.  

Para você ter uma ideia, 36% da população brasileira é digital buyer, ou seja, faz compras online. Isso prova que o mundo mergulhou de vez na cultura digital, e o ambiente online é o mais promissor para criar experiências de compra e de fidelização. 

Além disso, investir em boas estratégias de marketing para produto digital pode ajudar a: 

  • investir em produção de conteúdo de forma certeira, entregando o material certo, na hora certa, para o público certo;
  • manter sua marca competitiva em um mercado cada vez mais concorrido;
  • construir uma imagem de credibilidade; 
  • gerar engajamento com o público-alvo; 
  • acompanhar indicadores e medir resultados. 

Bacana, não é? Porém, é importante saber que, para alcançar os resultados acima, é necessário conhecer as melhores estratégias de marketing de produto digital e aplicá-las de forma assertiva. 

A seguir, você descobre como fazer isso. Mas antes de continuar a leitura, confira o vídeo abaixo sobre a importância do marketing no seu negócio: 

Como fazer marketing de produto digital? 

Chegou a hora de entender, na prática, como bolar e executar uma boa estratégia de marketing de produto digital. Separamos 5 dicas importantes para diferenciar sua estratégia e garantir efetividade para o seu plano de ação. 

1. Seja ativo nas redes sociais

A primeira dica é: cresça e apareça! Ou seria: apareça e cresça? No mundo digital, a lógica do ditado parece se inverter, já que, quem tem presença online, ganha alcance e tende a crescer muito mais do que quem espera que os clientes o alcancem. 

O segredo para aparecer nas redes sociais é ter perfis ativos nos principais canais utilizados pelos usuários (e compatíveis com o seu negócio digital) e construir, por meio deles, uma rotina de entrega de conteúdo relevante e sempre atualizado! 

Que tal aplicarmos a estratégia em um exemplo?

Suponhamos que seu negócio digital seja um curso online. Você pode criar um Facebook para divulgar o conteúdo, um Instagram para compartilhar pequenas pílulas de conhecimento sobre o tema ensinado e até o YouTube para divulgar suas vídeo aulas e atrair novos alunos. 

2. Aposte em parcerias 

O segundo segredo do marketing para produtos digitais é: aposte em parcerias relevantes no cenário digital! 

O marketing de influência tem se consolidado como uma importante ferramenta para captar e cativar consumidores, e os números não nos deixam mentir: 

  • De acordo com o Twitter, cerca de 40% das pessoas já fizeram uma compra imediatamente após verem um tweet de um influenciador em quem confiam;
  • 30% dos consumidores têm mais disposição para comprar um produto quando recomendado por um influenciador que seja nativo digital;
  • Segundo o Google, 70% dos jovens de 13 a 19 anos são mais influenciados por youtubers do que por celebridades da TV. 

Pensando nisso, invista em parcerias! Convide influenciadores da sua área de atuação para participarem de webinars e entrevistas, negocie campanhas e torne-os promotores de sua marca. 

Lembra do exemplo acima? Se pensarmos no curso online como produto digital, uma boa ideia é firmar parcerias com especialistas em educação, cientistas atuantes na área de ensino e até mesmo digital influencers na faixa etária do público alvo.  

3. Crie uma comunidade promotora

Além dos influenciadores digitais, a PwC afirma que o usuário comum também é um grande influenciador de compra. A pesquisa mostra que 45% dos respondentes se influenciam pelo conteúdo gerado pelo usuário, e isso inclui reviews, comentários, feedbacks e indicações.  

Por isso, fortaleça sua comunidade promotora e estimule que clientes satisfeitos compartilhem e estimulem outras pessoas a consumirem seu produto. 

Vamos retomar a ideia do curso online: que tal gravar depoimentos com alunos satisfeitos, estimular a participação nos canais digitais do curso e o compartilhamento de opiniões sobre o produto em suas páginas pessoais? 

Com um bom marketing de relacionamento, é possível transformar clientes em promotores da marca sem que isso soe invasivo ou desconfortável! 

4. Conheça seus concorrentes — e se diferencie deles

Agora, temos uma dica analítica e estratégica: estude sua concorrência e foque naquilo que você tem para se diferenciar dela! 

Fazer um estudo da concorrência é um excelente termômetro para conhecer o mercado e fazer um bom marketing de produto digital. Mas, mais do que fornecer informações de como o segmento atua, uma análise de concorrência deve servir para mostrar oportunidades não exploradas para se diferenciar. 

Vamos ao mercado dos cursos online: você já viu alguma empresa de cursos online participando de um desafio estilo Tik Tok? E gravando um vlog para YouTube contando um pouco da rotina de elaboração de conteúdo EAD? 

Tudo isso pode ajudar a cativar o consumidor e trazê-lo para mais perto do seu produto! 

5. Use as ferramentas certas 

Por fim, nossa dica final é escolher as ferramentas certas para o seu marketing de produto digital. E não estamos falando apenas das ferramentas de promoção do produto. Também é fundamental que a estrutura-base do seu negócio esteja fundamentada em uma solução funcional e capaz de atender às suas necessidades. Se o seu produto digital não funciona, não há marketing que salve a reputação da sua marca! 

Por isso, escolha bem onde hospedá-lo

Já que estamos falando sobre marketing de produto digital usando o exemplo de um curso online, nós podemos dar uma boa dica! 

Se esse for o seu modelo de investimento, busque uma boa plataforma EAD para hospedar seu conteúdo e possibilitar uma gestão de ensino eficaz e fluida! A EAD plataforma tem expertise no assunto e mais de 2 milhões de usuários ao longo de sua trajetória!

Quer conhecer um pouco das funcionalidades da ferramenta? Então preencha o formulário e solicite o teste de 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy