Blog EAD 24-04-2019 produção de conteúdo EAD

Produção de conteúdo EAD: Dicas de ouro para garantir o seu SUCESSO!

A produção de conteúdo EAD é um desafio diário para quem quer investir na produção de curso online. É preciso pensar, continuamente, sobre como torná-lo mais atrativo, eficiente e cativante.

Porém, todo esforço é recompensado quando chegam os retornos positivos dos alunos. A sensação de alívio e orgulho é incomparável.

Independentemente de você estar começando ou já ser experiente com produção de conteúdo, que tal tirar alguns minutos para refletir com a gente sobre esse tema?

Vamos começar com um dado interessante: de acordo com o último CENSO EAD.BR, os formatos de conteúdo EAD mais utilizados pelos tutores e professores são: 

  • Vídeoaulas (usadas por 75% das instituições);
  • Gamificação (18%);
  • Simulações online (10%);
  • Recursos Adaptativos (11%). 

Viu como seus concorrentes estão apostando em diferenciação na produção de conteúdo EAD? Mas você não precisa ficar para trás! Temos dicas que podem trazer novos ares para o seu material. Além disso, se você também tiver algum segredo especial, não deixe de nos contar nos comentários.

Sobre quais dicas de produção de conteúdo EAD vamos falar?

  • Adapte seu conteúdo para mobile learning;
  • Transmissões ao vivo são a bola da vez. Invista!
  • Fomente as discussões em fóruns;
  • Transforme o seu conteúdo em uma história;
  • Utilize um blog corporativo para fortalecer a sua marca;
  • Escolha uma plataforma EAD que entenda o seu negócio.

Adapte seu conteúdo para mobile learning

Você consegue passar um dia sem o seu smartphone e não se sentir deslocado? Pois é, acredito que sua resposta seja não. Pois saiba que os seus alunos também pensam da mesma maneira.

Aliás, a maioria dos acessos à internet no Brasil acontecem através de dispositivos móveis. A pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2019, mostra que, dentre os usuários de internet, 97% o fazem via celular. Portanto, é importante que você contemple no seu processo de produção de conteúdo EAD essa nova realidade.

É hora de investir em materiais e recursos que possam se adaptar para o formato vertical do mobile, como, infográficos, e-books, aplicativos, quizzes etc. Há uma infinidade de possibilidades para explorar.

Tenha a certeza de que as taxas de engajamento dos seus alunos irão disparar. Afinal, ter o conteúdo na palma da mão e a facilidade de acessá-lo quando e onde for melhor, fazem toda diferença.

Para aprender mais sobre esse tema leia: Mobile learning é o futuro da EAD. Entenda o porquê!

Transmissões ao vivo são a bola da vez. Invista!

As videoaulas são, hoje, o principal formato, escolhido pelos tutores, para ensinar o seu conteúdo. Elas são eficientes e permitem que um mesmo material seja replicado diversas vezes.

No entanto, se você deseja realmente captar a atenção dos seus alunos, é preciso ir um pouco além. Oferecer materiais personalizados e ações exclusivas ajudará você a conquistá-los.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é colocando na programação do seu curso online um momento ao vivo com os alunos.

Essa pode ser a oportunidade perfeita de conhecer e conversar com eles em um tom mais pessoal.

Para ter sucesso com a produção de conteúdo EAD, é imprescindível que você invista em constantes atualizações. Por tanto, já que as transmissões ao vivo estão em alta, comece a utilizá-las agora mesmo.

Para aprender mais sobre esse tema leia: É a hora de utilizar a transmissão de aulas ao vivo no seu curso online!

Fomente as discussões em fóruns

Quem trabalha com produção de conteúdo para EAD possui uma oportunidade muito grande em suas mãos. Estamos falando sobre conseguir fomentar uma comunidade de pessoas interessadas no tema do seu curso.

Então, imagine só, centenas de alunos discutindo sobre o mesmo assunto. Trocando experiências, trazendo novidades e buscando melhorias que possam ser aplicadas em seu dia a dia.

Inclusive, esse pode ser um diferencial do seu curso para engajar alunos EAD. Afinal, quem não se interessaria em manter contato com uma comunidade envolvida no assunto que desperta o seu interesse?

Além do mais, incentivando-os a comentar e interagir nos fóruns de discussão, você pode gerar conteúdos valiosos para serem utilizados nos materiais do seu EAD.

Portanto, foque em promover discussões interessantes, que provoquem a curiosidade dos alunos. Utilize suas ferramentas de divulgação (e-mails, redes sociais, notificações, etc.) para reforçar a importância dos fóruns!

Para aprender mais sobre esse tema leia: Fórum de discussão: A interação entre alunos enriquece o seu curso!

Transforme o seu conteúdo em uma história

Não importa a nossa idade, sempre amamos ouvir uma boa história. Aquele caso da infância dos avós, anedotas dos seus amigos, contos de fadas ou o filme do momento.

As histórias tem o poder de prender a atenção das pessoas. Ficamos instigados por sua introdução, atentos aos detalhes durante o seu desenvolvimento e ansiosos para desvendar o final.

Utilizar histórias para ensinar determinadas questões aos seus alunos dará maior fluidez ao seu material e ajudará a captar a atenção dos ouvintes. Essa técnica se popularizou com o nome de Storytelling.

E para criar um bom enredo vale tudo: você pode utilizar sua próprias histórias, de alunos ou até mesmo exemplos fictícios. A criação de personagens também pode ser uma saída interessante.

Afinal, o importante é testar e encontrar o formato que fará mais sucesso com o seu público.

Utilize um blog corporativo para fortalecer a sua marca

Atualmente, os blogs corporativos são utilizados com frequência pelas empresas, para consolidar a sua presença digital, em especial aquelas que buscam entender  como vender cursos online, como é o seu caso.

Por lá, você poderá publicar artigos, novidades e informações sobre o segmento dos cursos online e também sobre o negócio.

Ou seja, esse recurso fará toda diferença no seu negócio EAD, além de trazer muitos benefícios para ele. Confira alguns deles:

  • Fortalecimento das estratégias de otimização em SEO, que contribuem para aumentar o número de visitantes orgânicos no site;
  • Ajuda a atrair clientes mais qualificados e preparados para realizar a contratação dos seus cursos online;
  • Ferramenta valiosa para trabalhar ações de automação de marketing, impulsionando as vendas do negócio;
  • É um canal eficaz para fortalecer e fomentar o relacionamento com leads e novos e antigos alunos;
  • Auxilia a aumentar o conhecimento sobre a sua marca, tendo um papel importante também nas ações de branding.

Para aprender mais sobre esse tema leia: Comece um blog corporativo para o seu curso EAD. Descubra o porquê!

Escute seus alunos, estude opiniões  e aplique melhorias

Se podemos lhe dar um conselho sincero, baseado em nossa própria experiência, é para que você mantenha o diálogo entre você e os seus alunos sempre aberto.

Basicamente, é possível fazer isso das seguintes maneiras:

  • escutando-os sempre com atenção, independentemente do canal de contato;
  • mantendo um canal oficial para receber opiniões, críticas e sugestões;
  • acompanhando as avaliações no Google e no Facebook;
  • interagindo com os alunos através dos fóruns de discussão;
  • promovendo webinars e bate-papos ao vivo;
  • realizando uma pesquisa de satisfação ao final do curso;
  • entrevistando uma amostra dos seus alunos.

Assim, você conseguirá saber exatamente o que é preciso melhorar na produção de conteúdo EAD do seu curso.

Além disso, ao terem suas opiniões ouvidas e consideradas, seus alunos se sentirão valorizados, o que ajudará a aumentar a confiança deles no seu negócio.

Para aprender mais sobre esse tema leia: Customer Success em EAD: Mas o que isso quer dizer?

Escolha uma plataforma EAD que entenda o seu negócio

Plataforma EAD, e-learning  software, LMS, AVA… Não importa o nome, esse programa é indispensável para uma escola online.

A Plataforma EAD é a ferramenta que lhe permitirá colocar o seu curso no ar, logo após finalizar a produção de conteúdo EAD.

Em suma, para fazer a escolha certa, é importante pensar em tudo o que você deseja oferecer para os seus alunos. Assim, ficará fácil saber os recursos que são indispensáveis para o seu negócio.

Por fim, avalie suas opções com calma, teste e veja qual delas melhor atenderá às suas necessidades.

Para aprender mais sobre esse tema leia: Plataforma EAD: Tudo o que você precisa saber antes de contratar.

Se o fim da leitura te motivou a colocar a mão na massa, entre em contato com a EAD Plataforma e adquira um período-teste para experimentar todas as funcionalidades da nossa plataforma completa!

Fabio Godoy