Post EAD Plataforma 17-08-2018 o que é AVA

O que é AVA e qual é o seu papel para a educação a distância?

Você sabe o que é AVA? Quem trabalha com educação a distância, atualmente, deve (ou deveria) estar familiarizado com esse termo.

De fato, a EAD não é algo recente. Afinal, esse formato de ensino começou há muito tempo, com os cursos por correspondência.

Porém, a tecnologia modificou – e muito – a metodologia e esse termo tem tudo a ver com isso.

Então, aprenda neste artigo o que é AVA e por que ele se tornou tão importante para a educação a distância.

Direto ao ponto: O que é AVA?

AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem. Basicamente, ele é um programa de gestão responsável por simular um ambiente semelhante a uma sala de aula, de maneira digital.  

A relação entre AVA e EAD é forte: no caso de cursos a distância, que se desenvolvem pela internet, toda sua operação e distribuição é realizada pelo AVA.

Ou seja, nele são disponibilizados os conteúdos, a base de alunos é gerida, acontecem as avaliações e todas as outras ações inerentes a um curso online.

Por meio dele, acontecem todas as interações entre alunos e tutores, seja em cursos online, de ensino híbrido e, em algumas situações, cursos presenciais que utilizam essa ferramenta como uma forma de tornar o processo de ensino mais dinâmico. 

Em resumo, podemos dizer que um dos primeiros passos para entender como estruturar um curso online é compreendendo, também, o que significa AVA. 

Contudo, mais importante do que aprender o que é AVA, é entender os motivos que levaram a sua criação.

DICA: Para complementar esse conteúdo, recomendamos que você leia também nosso artigo sobre o que é EAD.

Por que o AVA foi criado?

O AVA surgiu pela necessidade de se criar um ambiente que fosse semelhante a uma sala de aula para os alunos de cursos online.

Afinal, independentemente do método de ensino, o mais importante é promover a troca de informações e engajar alunos EAD,  garantindo que o conteúdo seja assimilado de verdade.

Além do mais, esse recurso é uma forma de manter a disciplina desses alunos e aproximá-los dos professores.

Portanto, entender o que significa  AVA e aplicá-lo à realidade dos cursos online foi a solução ideal encontrada para acompanhar todo o processo de aprendizagem na educação a distância.

Também é importante deixarmos esclarecidas quais são as principais funções do AVA, tanto para você, quanto para os seus alunos.

Qual é o papel do AVA na EAD?

O AVA é essencial para quem oferece e para quem se matricula em um curso online. Ele é o mediador perfeito para essa relação.

Por isso, listamos as principais funções que esse recurso deve exercer para alunos e para o tutor EAD.

As principais funções do AVA para alunos

  • Reúne todos os conteúdos pertinentes ao curso;
  • Canal de contato direto com tutores ou professores;
  • Promove debates através de fóruns de discussão;
  • Disponibilização de atividades para assimilar os conteúdos;
  • Acesso a bibliografia e materiais de apoio.

As principais funções do AVA para tutores e professores?

  • Gestão dos alunos;
  • Canal para a disponibilização de suas videoaulas;
  • Gestão das atividades administrativas;
  • Organização dos conteúdos do curso;
  • Aplicação de exercícios e avaliações.

Além das funções operacionais desempenhadas pelo AVA, é importante compreender que, para que seu curso livre tenha bons argumentos de venda, é essencial que ele esteja pautado em um sistema moderno e funcional, que proporcione uma boa experiência de usuário aos alunos. 

Como ter acesso a um AVA?

Existe uma forma muito simples de ter acesso a um AVA para o seu curso online: contratando uma Plataforma EAD.

Em síntese, as plataformas EAD são um tipo de software online em que é possível desenvolver o seu curso online. Elas funcionam com a ajuda de um LMS, ou Learning Management System, que significa Sistema de Gestão de Aprendizagem. 

Todas as ferramentas necessárias, para que você trabalhe com produçãode conteúdo EAD podem ser encontradas nelas.

Mas lembre-se: pesquise bem antes de contratar esse serviço. Afinal, você precisa encontrar uma plataforma que disponibilize todas as funções para que você ofereça tudo o que planejou para os seus alunos.

Duas dicas para você escolher a plataforma EAD certa:

  1. Entenda como criar  seu curso online e foque no planejamento;
  2. Conheça as principais funções que não podem faltar na hora de escolher uma plataforma EAD.

Então, gostou de aprender o que é AVA? Agora você já conhece o seu conceito, a razão da sua existência e como ter o seu.

Sendo assim. não perca mais tempo. Se o seu sonho é ensinar, entre em contato com a gente comece agora o seu curso de educação a distância.

Fabio Godoy

Fundador da EAD Plataforma. É formado em Sistemas para Internet e trabalha com desenvolvimento de soluções para EAD desde 2009.
Fabio Godoy