Blog EAD Plataforma 15-06-2018 Plataforma EAD DESTACADA

Plataforma EAD: Tudo o que você precisa saber antes de contratar

Decidiu criar um curso online, já se planejou e chegou a hora de dar o próximo grande passo: escolher a plataforma EAD ideal para o seu negócio.

O mercado está cheio de opções, desse tipo de ferramenta, para você escolher. Porém, você tem certeza que sabe como definir qual é a melhor opção para as suas necessidades?

Por isso, para que você não fique perdido em meio a tantas alternativas, vamos esclarecer alguns pontos importantes. Assim, ficará bem mais fácil contratar a ferramenta certa.

Preste atenção aos itens a seguir. Eles são indispensáveis para uma plataforma EAD que possa lhe ajudar a conquistar o sucesso.

Recursos disponíveis

Em primeiro lugar, você terá que dedicar tempo à procura da ferramenta ideal. É preciso conhecer as características das plataformas, para saber qual delas conseguirá viabilizar tudo aquilo que você deseja oferecer.

Sendo assim, com base no planejamento que você preparou, liste as ações que você pretende desenvolver com os seus alunos.

Alguns questionamentos pertinentes para esse momento:

  • Como você pretende disponibilizar suas aulas?
  • Quais serão as atividades desenvolvidas ao longo do curso?
  • Qual é o modelo aplicado para a avaliação final dos alunos?

A falta de algum recurso pode se tornar um entrave para você conseguir entregar o curso da maneira que deseja. Por isso, saber o que você quer entregar é tão importante.

Com todos os esses dados, será possível observar se a plataforma EAD escolhida possui os recursos necessários para operar todas as suas atividades.

Segurança

Segurança sempre em primeiro lugar. Principalmente, quando o assunto for tecnologia. Afinal, os seus dados são valiosos.

Então, para escolher uma plataforma EAD que não lhe traga dores de cabeça, atente-se a validade dos certificados de segurança.

Você pode inspecionar isso de forma simples em seu navegador. Basta clicar no ícone que aparece antes do domínio do site, na barra de endereço.

No caso do Google Chrome, o ícone é um cadeado, conforme a imagem abaixo:

Confira se todos os certificados são válidos. Essa pode ser a futura plataforma EAD onde o seu curso online e todas as suas informações estarão. Por isso, ela precisa ser extremamente segura.

Plataforma responsiva

Já faz muito tempo que o mundo é totalmente móvel, ou seja, o seu curso também precisa estar adaptado para essa nova realidade.

O celular já é mais usado que o computador para acessar a internet, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

95% dos brasileiros usaram aparelhos móveis para acessar a internet. Em contrapartida, o número de acessos por computador foi de 64%.

Sendo assim, é imprescindível que a plataforma EAD que você escolher seja responsiva.

Não está familiarizado com esse termo? Fique tranquilo, ele é bem simples de entender.

Um layout responsivo é pensando para ser amigável para diferentes dispositivos. Computador, smartphone, tablet e até smart TV entram nessa lista.

Ele se adapta ao tamanho da tela em que está sendo exibido, para que o usuário possa visualizar o conteúdo sem problemas.

Pensando em nossa realidade, você não espera que os alunos acessem o seu curso apenas de um computador, certo?

Então, pesquise por uma plataforma EAD que seja responsiva para colocar o seu conteúdo no ar.

Plataforma responsiva

Integrações

Um diferencial, na hora de contratar uma plataforma EAD, são as integrações que ela possui com outros recursos.

As possibilidades são muitas: Ferramentas de automação de marketing, emissão de notas, pagamentos, afiliados, comerciais.

Se você, por exemplo, já utiliza algum recurso, confira se a integração com ele está disponível na plataforma EAD escolhida.

Os parceiros da empresa adicionam peso a sua reputação e podem ser decisivos na hora de, finalmente, contratar o serviço.

Personalização

Ter uma identidade visual é necessário para quem deseja abrir um negócio, inclusive, no ramo de educação a distância.

Afinal, as estratégias de marketing e comunicação são importantes para promover as vendas e conquistar novos alunos.

Por isso, você deve procurar uma plataforma EAD que possa ser personalizada com a identidade visual da sua marca.

Alteração de cores, fontes, logo e disposição das informações são alguns itens que precisam ser adaptáveis.

Porém, a personalização não se limita apenas ao layout do seu curso, mas também as ferramentas disponíveis.

Escolha uma plataforma EAD que permita habilitar e desabilitar as ferramentas disponíveis, de acordo com suas necessidades. Assim, você não precisará lidar com recursos sobressalentes.

Métodos de pagamento

Quando o assunto é a parte financeira é preciso redobrar a atenção. Portando, você precisa optar por uma plataforma EAD que ofereça métodos de pagamento 100% seguros.

No momento de realizar os orçamentos, tire todas as suas dúvidas, sobre como os pagamentos serão realizados, com a equipe de atendimento.

Se a empresa possuir o próprio método de pagamento, questione sobre quais são taxas praticadas e as medidas de segurança adotadas, a fim de evitar fraudes.

No caso dela utilizar um sistema de pagamento integrado, confira qual é ele. Assim, você poderá buscar por mais informações sobre sua segurança e reputação no mercado.

Pode acontecer também da plataforma EAD não possuir um método de pagamento. Então, será você quem precisará contratar esse serviço.

Algumas opções conhecidas no mercado são:

Atendimento e suporte

Contar com o suporte necessário, quando surgirem dúvidas ou problemas relacionados à plataforma do seu curso, é muito importante.

Por isso, atente-se a qualidade de atendimento da plataforma EAD que você pretende contratar.

Busque por depoimentos de clientes no site, avaliações no Facebook, Google e, até mesmo, no Reclame Aqui.

Além disso, caso tenha conhecidos que a utilizem, pergunte como está sendo sua experiência.

Vá a fundo ao estudo sobre a reputação da plataforma EAD escolhida!

Outro ponto essencial é conferir se a empresa disponibiliza um FAQ consistente, com as principais dúvidas e orientações sobre a ferramenta.

Autonomia

Fazer qualquer coisa tendo que parar para pedir ajuda é sempre mais complicado. Principalmente, quando há um negócio envolvido.

A plataforma EAD escolhida deve lhe dar a autonomia necessária, para que você faça suas próprias adaptações na ferramenta.

Sua utilização deve ser simples e intuitiva, senão, ao invés de ajudá-lo, ela apenas atrasará o seu trabalho.

Certifique-se de que você poderá fazer todas as personalizações por conta própria e que as funcionalidades sejam simples de usar.

Teste a Plataforma EAD antes da contratação

Uma forma muito simples de conseguir observar todos esses pontos é usando a plataforma EAD que você deseja utilizar.

Veja se a empresa disponibiliza um trial da ferramenta. Assim você conseguirá testar as funções, conferindo se ela, realmente, atende às suas necessidades.

A EAD Plataforma, por exemplo, oferece 15 dias grátis para os interessados em montar seu próprio curso online. Peça já o seu!