Post EAD Plataforma 17-05-18 o que é EAD

O que é EAD? Tire todas as suas dúvidas sobre essa forma de ensino!

Você já deve ter visto alguma comunicação de instituições de ensino relacionada a EAD e ficado curioso, estou certo? Apesar de esse nome ter se popularizado, você sabe realmente o que é EAD?

A princípio, já sabemos que esse é um termo ligado à área da educação. Porém, há muita coisa por trás dele, e é sobre isso que vamos falar.

Continue a leitura e entenda tudo sobre a origem, história e atual cenário para ter o significado de EAD na ponta da língua.

Afinal, o que é EAD?

De forma objetiva, EAD significa educação ou ensino a distância, metodologia de aprendizagem na qual o aluno estuda independentemente de estar presente em um local físico.

Hoje, a EAD é associada principalmente aos cursos online, que permitem que as pessoas estudem onde e quando for mais conveniente para elas.

Foi justamente essa flexibilidade que fez com que o modelo de ensino ganhasse tanta força nas últimas décadas.

Esse é o nosso resumo sobre a metodologia. Porém, há uma definição oficial de educação a distância, declarada no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005):

Art. 1º: Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.  

Como funciona a EAD?

Basicamente, ela acontece quando uma instituição, empresa ou pessoa oferece algum tipo de curso através de uma plataforma EAD de ensino digital.

Desta forma, os alunos podem acessar o curso quando e de onde puderem, facilitando a sua rotina de aprendizado.

Em alguns casos, pode ser que o aluno precise comparecer a um ponto físico da instituição, para a aplicação de provas e testes. Há também a possibilidade de mesclar aulas on e offline, no chamado ensino híbrido

A evolução da tecnologia fez com que o EAD se popularizasse rapidamente. Isso porque ele permite oferecer o mesmo conteúdo que seria apresentado presencialmente por um custo muito reduzido.

Inclusive, trazendo a combinação da flexibilidade e preços mais atrativos, o EAD contribuiu para a inclusão social na educação.

A educação a distância é utilizada em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, treinamentos corporativos, entre outras inúmeras possibilidades.

Aliás, já são mais de 2,9 milhões de alunos matriculados em cursos livres via EAD. Por outro lado, em cursos regulamentados, são mais de 770 mil alunos via EAD, segundoos dados oficiais do Censo realizado pela ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância).

Agora já está mais claro para você o que é EAD? Esse modelo de ensino possui muito potencial, para crescer cada vez mais.

A origem da EAD

Além de saber o que é ensino a distância, é essencial sabermos que ele nasceu muito antes de todos os recursos tecnológicos que conhecemos hoje.

Inicialmente, o EAD acontecia por meio doensino por correspondência.

O primeiro registro de EAD é de 1728. Na ocasião, o Professor, Caleb Philipps publicou um anúncio na Gazeta de Boston, no qual oferecia um material para tutoria por correspondência.

No Brasil, a primeira vez em que se ouviu falar em educação a distância foi em 1904, em um anúncio no Jornal do Brasil sobre profissionalização por correspondência para datilógrafos.

Ou seja, antes mesmo de haver uma convenção sobre o que é EAD, esse método de ensino já era bastante popular.

Vantagens do EAD

Agora que você já entendeu o que é EAD e também aprendeu mais sobre sua trajetória, é essencial que você conheça as suas vantagens.

Saiba que a Educação a Distância cresceu 51% nas instituições privadas do Brasilentre 2011 e 2015, e esse avanço representa muito para o mercado.

O resultado é uma consequência dos inúmeros benefícios que a EAD oferece, tais como:

  • flexibilidade de horários;
  • custo-benefício;
  • acesso ao mesmo conteúdo dos cursos presenciais, por valores reduzidos;
  • democratização do acesso à educação;
  • quebra de barreiras, já que o conteúdo está disponível 24h pela internet;
  • criação de fóruns de discussão e comunidades que envolvem os alunos;
  • diversificação dos métodos e materiais de ensino;
  • garantia de autonomia e responsabilidade para os alunos;
  • Permissão de uma relação próxima entre professores e tutores e os seus alunos;
  • ensino mais prático e menos teórico;
  • constante evolução de ferramentas e métodos de ensino.

Viu só como entender o que é EAD vai muito além de desvendar a sigla? O conhecimento sobre o que é ensino a distância passa, também, pela consciência de que a ferramenta ajuda a tornar o acesso à educação mais democrático e amplo. 

Agora que você já sabe o que é EAD na teoria e na prática, que tal ler um pouco sobre uma de suas aplicações? O e-learning nas empresas vem sendo utilizado cada vez mais para treinar e desenvolver colaboradores de forma  prática e efetiva! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy