o-que-é-plataforma-EAD

O que é plataforma EAD? Descubra como usar o recurso para ensinar muito mais!

Se você está buscando formas de realizar cursos online com muito mais assertividade e simplicidade, provavelmente já se perguntou o que é plataforma EAD

Com o avanço tecnológico e o surgimento de recursos de interatividade online cada vez mais dinâmicos, a metodologia de Ensino à Distância (que tem um início longínquo com os Cursos de Correspondência) também se modernizou. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Inep – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, as matrículas de graduação a distância cresceram 375,2% de 2007 a 2017. Incrível, não é?

Para entender melhor o que é plataforma EAD e como ela pode trazer praticidade para o ensino, continue a leitura deste artigo! Falaremos sobre o conceito, o funcionamento, dicas para elaborar um bom conteúdo e engajar alunos EAD e as vantagens de utilizar a ferramenta como aliada.

O que é plataforma EAD?

Podemos dizer que a plataforma EAD é um sistema que possibilita a completa gestão de aprendizagem no ambiente virtual. 

Seu grande objetivo é fornecer as condições ideais para armazenar informações, gerar dados e promover interações entre tutores e alunos, garantindo um ensino à distância estruturado e funcional. 

Por essa razão, a plataforma EAD oferece um verdadeiro mundo de possibilidades para a criação e a gestão de resultados dos cursos online. É possível personalizar a estrutura de ensino de acordo com o perfil de alunos, apostar em formatos atrativos e promover interações conforme a necessidade da metodologia de ensino. 

Quer entender um pouco melhor? 

Então imagine que João tem muito conhecimento na área x, sabe até como estruturar seu curso, gravar as videoaulas, mas não tem ideia como gerenciar isso. Onde os alunos irão ver o curso? Como eles irão pagar? Onde João pode disponibilizar materiais extras? Tudo isso e muito mais ele consegue em uma plataforma EAD. 

Captou? Então continue a leitura para conhecer as principais funcionalidades da ferramenta! 

O que uma plataforma EAD para cursos precisa ter?

  • certificado de segurança HTTPS;
  • API para integração com outros sistemas;
  • planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • painel administrativo para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • programação de cobranças automáticas;
  • emissão de notas fiscais para controle contábil;
  • recurso para transmissão de aulas ao vivo;
  • ambiente de criação de provas e avaliações e geração de certificados; 
  • plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • emissão de certificado de conclusão de curso;
  • biblioteca para armazenamento de material de estudo; 
  • possibilidades de customização e personalização;
  • geração automática de relatórios; 
  • integração entre as funcionalidades.

Quais as vantagens de promover um curso via plataforma EAD? 

Além de dar autonomia ao aluno e possibilitar um ambiente de estudo muito mais amigável, a plataforma EAD também oferece vantagens para quem promove o curso. Quer conhecer algumas delas? Então dê uma olhada na lista abaixo! 

AVA de fácil utilização

Se você ainda não sabe o que é AVA, trata-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ele simula as condições de uma sala de aula, com estratégias para estimular a disciplina dos alunos, a assimilação do conteúdo e o acompanhamento do processo de aprendizagem. 

Com o uso de uma plataforma EAD, a manipulação dos dados e conteúdos no AVA é intuitivo e organizado

Melhor gestão de conteúdo e atividades administrativas

A plataforma EAD possui funcionalidades bem definidas, concentrando todas as informações acadêmicas em um só lugar e facilitando a gestão do conteúdo e das atividades administrativas.

Além disso, por meio da plataforma EAD é possível:

  • Agendar entregas 
  • Programar o envio de conteúdos
  • Gerar relatórios com base nos dados ali armazenados. 

Facilidade de acesso às atividades avaliativas

Você já passou por aquele velho problema de receber trabalhos e avaliações dos alunos via e-mail pessoal, conta profissional, em versões impressas e em muitos outros formatos? Na plataforma EAD, isso não acontece! Os trabalhos e avaliações são submetidos e armazenados em um só diretório, o que facilita o acesso e atribuição de notas. 

Possibilidade de interação direta com os alunos

A plataforma EAD possibilita a realização de fóruns de discussão e plantões tira-dúvidas com a participação dos tutores e dos alunos. Além disso, fornece um canal para troca de mensagens, tornando a interação mais fluida e direta entre todos os envolvidos. 

Maior alcance de alunos

Em um ambiente totalmente virtual, a localização geográfica não interfere no acesso à plataforma. Isso significa que estudantes de qualquer parte do país e do mundo podem se inscrever no curso oferecido e interagir com os conteúdos e tutoriais.  

Como elaborar um bom curso EAD? 

Existem alguns segredinhos para descobrir como elaborar um conteúdo EAD e tornar o curso atrativo, útil e didático para os alunos. Alguns deles você vê logo abaixo: 

  1. Dê asas à imaginação e coloque no papel tudo o que julga imprescindível para o ensino do conteúdo
  2. Faça um filtro nas ideias e deixe ali só aquilo que realmente vai agregar ao ensino
  3. Elabore um plano de aulas consistente e cronológico (pensar nas etapas de forma complementar pode ser de grande ajuda!)
  4. Utilize recursos multimídia (como vídeos, transmissão de aulas ao vivo, anexos e links) para transmitir o conteúdo
  5. Escolha a melhor plataforma para disponibilizar o curso! 

Quanto custa uma plataforma EAD?

O valor da assinatura de uma plataforma para cursos online varia da estrutura oferecida pela solução e os recursos que você deseja obter.

Na EAD Plataforma é possível escolher planos de R$299,90 a R$759,90 para pagamento mensal, de acordo com os recursos que atendem a sua necessidade.

Já com os planos anuais, além da economia de dois meses, é possível dividir o valor em até 10x sem juros no cartão de crédito.

Esses valores são válidos até dezembro/2021. Para conferir os valores atualizados, acompanhe nossa página.

No vídeo abaixo, você pode conferir como funciona a EAD Plataforma. Confira:

Sabemos que, depois de aprender o que é plataforma EAD e descobrir como elaborar um bom curso seguindo a metodologia, o último item é aquele que tira o sono de qualquer tutor ou facilitador de cursos à distância. Afinal, usar plataformas pouco intuitivas pode ser um pesadelo para quem ensina e para quem aprende! 

Mas, sabe de uma coisa? Acho que nós podemos ajudar a tornar essa etapa bem mais simples! 

A EAD Plataforma existe desde 2014 no mercado, e oferece um ambiente virtual de qualidade, com suporte e atualizações constantes. Desde o lançamento, já superamos a marca dos 17 mil cursos colocados online.  

Está pronto para começar a oferecer seus cursos em uma plataforma EAD incrível? Então entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre a melhor plataforma para cursos EAD.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy