Blog EAD Plataforma Resultados de Cursos Online 23-09-2019

Resultados de cursos online: Você precisa acompanhar os seus números!

Quer fazer o seu negócio EAD crescer para valer? Então, coloque o acompanhamento dos resultados de cursos online aí na sua lista de atividades.

Sabe quando você fica intrigado sobre o porquê dos seus alunos demorarem tanto para concluir o seu curso?

Bem, as respostas para solucionar esse problema, muito provavelmente, estão nos seus resultados. Basta tirar um tempinho para avaliá-los.

Acompanhar a parte analítica é o segredo para entender a quantas anda o desempenho do seu curso online. E nós vamos ter um bate-papo sobre isso AGORA!

A importância de acompanhar os resultados de cursos online

Nós poderíamos até usar como título deste artigo: “Por que você deve acompanhar os resultados de cursos online?”

Mas convenhamos, não precisamos ficar elencando por ques. O acompanhamento de resultados é importante para qualquer negócio e ponto final.

Isso porque, não dá para lançar um conteúdo EAD na web e esperar que apenas a sorte faça com que você alcance o sucesso. Há muito trabalho a ser feito para isso.

Pense em todo trabalho que você teve para estruturar seu curso, o valor que você investiu, o tempo que você dedicou. Isso não pode ir por água abaixo.

O trabalho de acompanhar os resultados de cursos online lhe ajudará a encontrar o porquê dos problemas e a melhorar o seu material.

Encontrando soluções com a análise de resultados

Vamos seguir no exemplo que citamos na introdução: Digamos que os seus alunos demorem muito tempo para concluir o seu curso online.

Afinal, o que todo tutor espera é que os alunos consumam o seu conteúdo o quanto antes, comprovando que ele conseguiu construir um material capaz de envolvê-los.

Porém se isso não está acontecendo é hora de olhar para os seus números.

Você pode, por exemplo, descobrir que uma boa porcentagem dos alunos estão deixando o seu curso de lado no mesmo momento.

Isso indica que o conteúdo que está sendo trabalhado nesse determinado ponto talvez não seja o mais adequado

Portanto, essa é a hora de avaliar o que pode estar acontecendo e levantar as possibilidades para resolver essa questão.

Será que você não pode resumir mais o assunto? Trabalhar um outro formato de conteúdo diferente? Ou fazer uma aula ao vivo para facilitar o entendimento dos estudantes?

Acompanhar os resultados de cursos online de pertinho é o começo para encontrar as respostas que você precisa.

Informações válidas para incluir em um relatório de resultados de cursos online

Que acompanhar os resultados de cursos online é importante já deixamos bem claro. Então, agora precisamos entender quais números devem ser observados.

Sendo assim, com base em nossa experiência no mercado de ensino a distância, reunimos algumas métricas que podem ser acompanhadas por cursos onlines no geral.

Não importa se sejam eles cursos de graduação ou cursos livres. Essas métricas servem para todos os modelos educacionais que envolvam um ambiente virtual de aprendizagem.

Aliás, para facilitar a explicação, dividimos as métricas em três categorias: 

  1. Dados de acesso totais do curso;
  2. Dados de acesso por aula;
  3. Resultados gerais.

Em dados de acesso totais do curso você pode acompanhar:

  • Aulas acessadas: Total de aulas acessadas pelo aluno em relação ao total de aulas do curso;
  • Visualizações: Total de visualizações de todas as aulas;
  • suporte: Quantidade de chamados abertos pelo aluno, durante o curso, para contatar um tutor;
  • Carga horária cumprida: Total de tempo que o aluno já passou estudando no curso.

Em dados de acesso por aula você pode acompanhar:

  • Tempo de aula: Quanto tempo que o aluno passou em cada aula;
  • Visualizações: Número de vezes que o alunos visualizou cada aula;
  • Suporte: Quantidade de chamados abertos pelo aluno, por aula, para contatar um tutor
  • Último acesso: Último acesso do aluno em cada aula;
  • Data de conclusão: Data em que o aluno completou a visualização da aula.

Em resultados gerais, existem dois número que são importantes de ser acompanhados:

  • Progressão de acesso: Acompanha o progresso, em porcentagem, da quantidade de aulas acessadas e de quanto ainda falta para finalizar o curso;
  • Boletim: Qual tem sido a nota média de aprovação dos alunos do seu curso, na hora de realizar a prova final, que garante o certificado de conclusão?

IMPORTANTE: Vale ressaltar que no decorrer desse processo você pode acabar descobrindo outros pontos, específicos do seu negócio, que também merecem atenção.

Como fazer para acompanhar os resultados de cursos online?

A maioria dos empreendedores que decidem começar o seu próprio negócio EAD optam por contratar um sistema LMS (Learning Management System), popularmente conhecido como plataforma EAD.

É por meio dessa ferramenta que será feita toda a gestão do curso online. Desde a configuração das aulas, até o processo de pagamento pelos alunos.

Além disso, é claro, é função do LMS fornecer os relatórios que permitam aos produtores EAD acompanhar as métricas que citamos acima.

Ou seja, você deve utilizar as ferramentas que o serviço de LMS contratado por você disponibiliza, para obter os resultados de cursos online.

Por exemplo, com a EAD Plataforma é muito fácil visualizar essas informações, pois já reunimos ela em uma única página para você.

Essa é apenas uma, entre muitas funcionalidades, que temos em nossa ferramenta e que podem ajudar a sua escola de cursos online.

Enfim, não deixe de falar conosco se estiver precisando de ajuda. Nossa equipe está sempre à sua disposição!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy