comunicação-síncrona-assincrona-ead

Quais os principais tipos de conteúdos digitais e como usá-los a seu favor?

O mercado competitivo desafia os seus empreendedores todos os dias, principalmente no que diz respeito aos tipos de conteúdos digitais.

Sabemos que a preocupação com a qualidade do conteúdo está sempre em primeiro lugar, e não é para menos.

Porém, não podemos desconsiderar a importância da forma como levar as informações até o público-alvo. Afinal, esse fator influencia na efetividade da mensagem transmitida.

Então, descubra quais são os principais tipos de conteúdos digitais para avaliar quais fazem mais sentido para o seu negócio.

Os tipos de conteúdos digitais mais populares

Reunimos aqui os principais tipos de conteúdos digitais que os especialistas em produção de conteúdo, incluindo os professores de cursos online, costumam utilizar, sendo eles:

  • Videoaulas;
  • e-books;
  • Conteúdo em áudio;
  • Apresentações;
  • Infográficos;
  • Transmissões ao vivo.

Nosso objetivo é ajudá-los a entender como cada um deles funciona.

Desta maneira, você poderá avaliar qual é a ferramenta mais adequada para o seu caso, levando em consideração as suas necessidades e de sua buyer persona.

Videoaulas

As videoaulas são o formato de conteúdo mais adotado pelos produtores de cursos online.

Geralmente, é gravada uma série de vídeos, na qual cada um representa uma aula diferente.

Esse é um método eficaz, pois facilita a explicação de temas complexos, que em outros formatos poderiam não chegar de forma tão clara para o aluno.

Além disso, as videoaulas criam a necessidade do aluno separar um tempo na sua rotina para se dedicar aos estudos e assistir os conteúdos.

Outro ponto positivo é que elas ajudam a engajar alunos EAD, gerando maior proximidade dos alunos com tutores. Afinal, nos vídeos eles podem ver quem é o seu professor.

e-books

Já pensou em montar o seu próprio livro, com todo o conteúdo que deseja transmitir?

Isso é possível e você não precisa de nenhuma editora para isso. Basta elaborar o seu próprio e-book.

Um dos tipos de conteúdos digitais em maior ascensão, os e-books são livros virtuais e são mais um dos formatos de conteúdo que podem funcionar no seu negócio

É possível oferecê-lo como parte da estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo-o como um conteúdo rico em troca de alguns dados dos potenciais clientes (que, ao fornecerem suas informações, passam a ser tratados como leads do funil de vendas) .

No caso dos cursos online, o e-book pode ser oferecido via plataforma EAD. Estipule um prazo para que eles possam estudar o conteúdo e em seguida fazer uma prova para obter o certificado de curso.

Entretanto, você também pode utilizar os e-books como um material de apoio ou uma alternativa de conteúdo.

Isso porque alguns alunos podem preferir assistir videoaulas, enquanto outros gostam mais de ler, por exemplo.

Sendo assim, é interessante para eles que o material esteja disponível em diversos tipos de conteúdos digitais.

Conteúdos em áudio

Oferecer materiais em áudio pode ajudar muito a divulgar seu conteúdo.

Na correria do dia a dia, ter a opção de ouvir aulas ou outros conteúdos no celular é uma maneira de aproveitar o tempo livre de casa para o trabalho, por exemplo.

Você pode começar convertendo seus conteúdos em MP3, disponibilizando apenas o áudio..

Outra alternativa interessante é criar um podcast com o seu conteúdo. Os podcasts ganharam enorme visibilidade no Brasil em 2019. Ao todo, a produção dos 100 principais podcasts no país aumentou 200 vezes desde 2005, segundo dados da pesquisa da Volt Data.

Os podcasts são como um programa de rádio online. Imagine só uma série com as principais temáticas abordadas no seu negócio? Seus clientes, com certeza, iriam adorar.

Apresentações

Um dos tipos de conteúdos digitais que predominam entre os produtores de cursos online são as apresentações.

Na maioria das videoaulas, é comum ver o tutor EAD utilizando-as como apoio, final, esse é um método que, apesar de tradicional, é bastante eficiente.

Elas também podem ficar à disposição para a consulta dos alunos sempre que for necessário.

Além disso, para os mais tímidos, essa é uma alternativa para gravar videoaulas sem necessariamente aparecer.

Combinando as apresentações com as orientações em áudio é possível criar videoaulas bem interessantes.

Infográficos

Os infográficos são uma maneira excelente de apresentar dados e informações úteis para o seu negócio..

Conteúdos estilo “passo a passo”, gráficos e resultados de pesquisas são conteúdos que costumam funcionar bem quando apresentados em infográficos.

Por conta de sua apresentação, esse está entre os tipos de conteúdos digitais que tem maior potencial para prender a atenção.

Disponibilizando as informações de uma maneira diferente e divertida, esse material pode surpreendê-lo com os seus resultados.

DICA: Utilize o Pinterest para procurar inspirações de infográficos antes de elaborar o seu.

Transmissões ao vivo

Por último, temos ainda as transmissões ao vivo.

Seja em lives abertas em suas redes sociais ou webinars através de ferramentas específicas, essa alternativa pode gerar ainda mais proximidade entre sua empresa e seus clientes..

Dos tipos de conteúdos digitais, é o que melhor funciona para promover bate-papos, lançamentos de novidades ou uma rodada de perguntas e respostas.

As transmissões ao vivo devem acontecer em um horário previamente estabelecido. O objetivo é permitir que todos os envolvidos possam interagir de maneira simultânea.

Vale lembrar que, para ter sucesso com essa opção, é preciso investir em um forte planejamento de comunicação.

Afinal, é preciso fazer com que seu público-alvo se lembre de ficar online na data, horário e canal escolhido.

Por que os tipos de conteúdos digitais importam tanto?

Existem muitas razões para isso. Mas duas delas em especial vão lhe convencer sobre a importância de se preocupar com os tipos de conteúdos digitais.

Em primeiro lugar, nem sempre usar o mesmo formato pode ser eficaz para transmitir diferentes tipos de conteúdo.

Portanto, é preciso descobrir o que funciona melhor para cada caso. E qual é a melhor forma de descobrir isso? Testando diferentes alternativas.

Desta maneira, você poderá comprovar qual é formato que permite aos seu público absorver o seu conteúdo com mais facilidade.

Além disso, seus clientes possuem necessidades e rotinas muito diferentes. Consequentemente, cada um deles consome o seu material de maneiras distintas.

Você pode ter clientes que prefiram separar um tempo do seu dia para ler os conteúdos disponibilizados.

Em contraponto, outros podem preferir aproveitar o trajeto para o trabalho e escutarem o material em formato de áudio.

Usar diversos tipos de conteúdos digitais pode ser uma saída estratégica para atingir públicos diferentes e para criar fidelização de clientes. Afinal, com um leque variado de opções para ouvir o que sua empresa tem a dizer, as chances de cativar suas personas aumenta! 

Se você está disposto a investir em diferentes tipos de conteúdo para vender um serviço, promover um negócio ou até mesmo oferecer cursos online, saiba que, para ter certeza de que a estratégia está dando resultado, é preciso acompanhá-la da forma correta.

Nossa dica de leitura sobre o tema é o artigo sobre Métricas INDISPENSÁVEIS de marketing digital para cursos online!
 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy