Blog EAD Plataforma 31-08-2013 certificado de curso online

Como fazer certificado de curso? Dicas e modelos para inspirar

O certificado de curso é a confirmação de que o aluno concluiu com êxito todo o processo de aprendizagem. Saber como fazer certificado de curso, é, portanto, uma das principais missões de um produtor de conteúdo EAD! 

Esse documento tem um valor inestimável para quem decide estudar e, portanto, contrata o seu conteúdo. E não é só por ter pago pelo curso em si, mas também pelo peso de ter alcançado mais um objetivo em sua jornada.

Sendo assim, quem trabalha com produção de conteúdo EAD ou presencial deve oferecer o certificado de curso ao fim da jornada do aluno. 

Por isso, achamos pertinente trazer um artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre como fazer certificado de curso. Vamos lá?

Qual é a função do certificado de curso?

Em primeiro lugar, como já dissemos acima, o certificado comprova que o aluno finalizou o seu curso de forma satisfatória.

Ou seja, ele não só assistiu às suas videoaulas criativas, como também absorveu todo o conteúdo oferecido, sendo capaz de aplicá-los quando for pertinente.

A maneira correta de fazer essa comprovação é por meio de um teste final sobre o tema desenvolvido durante o curso.

Geralmente, a média para a aprovação de um curso online é de 80% de acerto das questões da avaliação. Em cursos presenciais, a média para aprovação começa em 60%, podendo subir conforme as especificidades da instituição ou da modalidade frequentada.

Em suma, alunos que realizam cursos online ou presenciais esperam a emissão do certificado de curso para poderem utilizar o aprendizado em seu currículo ou como referência em empregos. 

Inclusive, aprender como fazer certificado de curso e emiti-lo para seus estudantes também é útil para você. Afinal, a avaliação será uma forma de medir se as técnicas para engajar alunos foram bem-sucedidas. 

Por que o certificado de curso é tão importante para os alunos?

A comprovação de conclusão do curso é apenas um dos benefícios dos certificados. Porém, o seu valor vai muito além disso.

Saber como fazer certificado de curso traz, ainda, vários outros benefícios para os seus alunos. Entre os principais, destacamos:

  • Agregam valor ao currículo do profissional;
  • Representam uma transição na carreira;
  • Simbolizam a conquista da formação continuada;
  • As empresas podem exigi-los para justificar promoções;
  • Contam como horas complementares para a faculdade;
  • Contribuem para elevar a autoestima do profissional.

Pense bem: existe sensação melhor do que segurar nas mãos algo que ateste todo o nosso esforço e dedicação?

Certamente, você algum dia já foi aluno e sabe qual é esse sentimento. É natural que o certificado de curso signifique tanto para as pessoas, não é mesmo?

Seguindo em frente na leitura, descobriremos quais as regras de emissão e como fazer certificado de curso na prática! 

Quais são as regras de emissão do certificado de curso online?

Basicamente, o principal fator que deve ser observado para entender com precisão como fazer um certificado de curso é a duração e a proposta da formação.

Isso porque, dependendo de algumas especificações, ele pode ser identificado como curso livre ou curso técnico.

Por isso, vamos explicar as regrinhas para esses dois casos de forma bem simples!

O que caracteriza um curso técnico?

Se a sua proposta for oferecer um curso de formação técnica, ou seja, para a profissionalização em determinado segmento via EAD, você precisará de uma chancela do MEC (Ministério da Educação).

Além disso, carga horária de um curso técnico é mais elevada. Ela pode variar entre três meses e três anos.

O que caracteriza um curso livre?

Por outro lado,  a legislação de cursos livres não exige nenhuma autorização de qualquer órgão.

Eles podem ser oferecidos por qualquer pessoa, desde que ela possua total domínio sobre assunto que será abordado, é claro.

Em contraponto com cursos técnicos, a carga horária dos cursos livres costuma ser inferior a três meses.

O que não pode faltar no certificado de curso online?

Na hora de montar o seu certificado de curso online ou presencial para os seus alunos é importante ficar atento. Você não pode deixar faltar nenhuma informação.

Sendo assim, para ajudá-lo, listamos abaixo todos os dados que o documento deve conter. Preste atenção!

  • Logo da instituição;
  • Nome da Instituição;
  • Código de autenticação
  • Nome completo do aluno;
  • Descrição do curso;
  • Data da conclusão;
  • Número de horas do curso;
  • Nível de aproveitamento;
  • Assinatura do docente;
  • Espaço para assinatura do aluno;
  • Localidade do curso.

Ao final, o seu certificado deve estar semelhante ao nosso exemplo de certificado de curso:

Frente

Verso

Como fazer um certificado de curso?

Por fim, você deve estar se perguntando sobre como fazer um certificado de curso  para os seus alunos. Estamos certos?

Uma das opções é buscar por modelos gratuitos disponíveis na internet. O problema é que você precisará fazer os certificados manualmente, o que será bastante trabalhoso.

Mas, quando falamos em cursos online, há uma maneira muito mais fácil de elaborar o certificado. Basta que você utilize os modelos automatizados da sua plataforma EAD.

Com base nos dados já cadastrados dos seus alunos, a ferramenta emite os documentos em instantes, poupando você dessa função.

Agora você já sabe como fazer certificado de cursos, quais as informações essenciais que o documento deve conter e a importância de valorizar o encerramento de um ciclo de aprendizado dos alunos. 

Se você se interessou pela praticidade de montar certificados diretamente na plataforma EAD, você precisa conhecer a nossa solução! 

Entre em contato agora com a nossa equipe e tenha acesso a todas as funcionalidades oferecidas pela melhor opção do mercado!

Fabio Godoy

Fundador da EAD Plataforma. É formado em Sistemas para Internet e trabalha com desenvolvimento de soluções para EAD desde 2009.
Fabio Godoy