o-que-é-tutor-ead

O que é um tutor EAD e qual o seu papel no processo de aprendizagem?

Dinamismo, jogo de cintura e visão analítica. Se você tem curiosidade de descobrir o que é um tutor EAD, saiba que o profissional é capaz de reunir todas essas características e muitas mais! 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o papel do tutor EAD nos cursos a distância e sua importância no processo de aprendizagem. 

Boa leitura! 

O que é um tutor EAD?

Em um modelo de educação a distância, saber o que é um tutor EAD pode ajudar — e muito! — os alunos a atingirem seus objetivos no curso. Isso porque ele é o profissional designado para dar suporte no processo e ser uma referência para os estudantes. 

Diferentemente de um professor, o tutor não é necessariamente o responsável pela formulação do conteúdo do curso, mas é a figura de autoridade que auxilia os alunos naquilo que for necessário e que garante que o material utilizado no curso está adequado às condições de aprendizagem dos alunos. 

Sua principal missão é engajar alunos EAD e mantê-los motivados, respondendo prontamente a dúvidas e questionamentos e apresentando soluções para resolver os problemas apresentados. 

O que faz um tutor EAD? 

Na prática, o tutor EAD é aquele ombro amigo, que está ali para resolver qualquer problema com relação ao curso online: ele tira dúvidas, corrige provas e atividades e produz conteúdo pedagógico extra (como resumos e questionários) para ajudar na assimilação e no desenvolvimento do aprendizado. 

Além disso, como falamos logo acima, o tutor EAD é o grande responsável por manter os alunos interessados nos diferentes formatos de conteúdo EAD oferecidos. Para alcançar esse objetivo, ele deve estar atento ao desempenho dos estudantes e antenado às tendências do mercado. 

Quais as características de um bom tutor EAD? 

Além de entender o que é um tutor EAD, é preciso saber que o bom profissional reúne algumas características especiais que o diferencia e o aproxima dos alunos. 

A seguir, separamos algumas delas para que você visualize seu perfil ideal. 

1. Ótima comunicação

Sim, essa é a característica-base para um bom tutor EAD. Quando falamos em ensino a distância, mesmo que a metodologia englobe o ensino híbrido ou semipresencial, estamos falando de canais de comunicação quase exclusivamente digitais. 

E, se estabelecer uma boa comunicação pode ser difícil ao vivo, imagine por meio de um chat online ou mensagens? 

Por isso mesmo, o tutor EAD precisa ter o domínio da língua portuguesa, e, além disso, ser uma pessoa flexível, clara e capaz de interpretar com facilidade o que os alunos dizem, mesmo sem ter acesso a sua expressão corporal e ao tão importante olho no olho. 

2. Conhecimento de causa

Pense no tutor EAD como uma figura de autoridade. Além de ser um ótimo comunicador, para manter a reputação e a credibilidade firmes, ele precisa ter conhecimento de causa, e entender com detalhes sobre o assunto do curso oferecido. 

Por isso, o ideal é que o tutor EAD seja uma pessoa ávida por aprendizado, e que também tenha realizado cursos, atualizações e estudos especializados na área de ensino abordada. 

Há, inclusive, alguns segmentos EAD que exigem conhecimentos específicos para seus tutores, como os cursos de idiomas (como o inglês, que pode exigir a certificação de proficência) ou formações na área de saúde.

3. Aptidão em gestão de pessoas

Indo além do “saber ouvir”, o bom tutor EAD precisa ser capaz de gerir os alunos do curso online no qual atua. E o que isso significa na prática? 

Significa conseguir entender se a turma está fluindo conforme o esperado e, caso não esteja, identificar as possíveis causas para o desvio, trabalhando para corrigi-lo. 

Para entender melhor, veja o exemplo abaixo.

Se uma turma de 30 alunos apresenta rendimento abaixo da média para 25, o tutor EAD precisa ser capaz de identificar que há um problema de aprendizagem ou assimilação e iniciar um trabalho para reverter a situação. Isso pode significar promover plantões tira-dúvidas, criar um fórum de discussão, divulgar materiais de apoio e até conversar individualmente com cada um dos estudantes. 

4. Experiência com a plataforma EAD

Apesar de estar focado no bom desempenho dos alunos e no máximo aproveitamento do curso, o tutor precisa ser um verdadeiro expert na plataforma EAD que hospeda o curso. 

Isso porque ele precisará acessar informações, inserir conteúdos, gerir atividades e resolver problemas eventuais encontrados pelos alunos com maestria. 

5. Capacidade de pensar fora da caixa

Se o objetivo de um curso online é estimular os alunos a ir além, o que é um tutor EAD senão um trampolim para que os estudantes superem barreiras e pensem fora da caixa? 

Um bom tutor estimula os alunos a ampliarem seu campo de conhecimento, buscando outras fontes de estudo que vão muito além de saber o que é AVA e de consumir apenas o que está disponível na plataforma. 

Para que isso seja possível, o profissional precisa sair da zona de conforto. Para tal, deve manter uma busca contínua por novas fontes de informação, como o noticiário, canais no youtube, perfis no Instagram (falando nisso, você sabia que é possível utilizar o Instagram para divulgar escolas de curso online?) etc. 

Por que o tutor EAD é essencial no processo de aprendizagem? 

Depois de entender o que é um tutor EAD, deu para ter uma ideia do quão relevante ele é para o processo de aprendizagem a distância, não é mesmo? 

Com suas habilidades interpessoais aliadas a um conhecimento aprofundado sobre o assunto tratado nos cursos, o profissional é um dos grandes responsáveis pela imersão dos alunos no conteúdo. 

Por esse motivo, ele é uma das peças-chave para levar em consideração ao criar uma empresa de cursos online: sua atuação garante o bom aproveitamento dos alunos, a organização do processo de aprendizagem e a possibilidade de aperfeiçoar pontos de melhoria no cronograma. 

Entendendo o que é um tutor EAD, fica mais fácil assimilar sua importância na estrutura de um curso a distância, concorda?Agora que você já sabe disso, pode partir para o próximo desafio: aprender mais sobre produção de conteúdo EAD e as melhores técnicas para diferenciar o seu da concorrência!

Fabio Godoy