Blog EAD 24-05-2019 Instagram para escolas de cursos online

Tudo sobre Instagram para escolas de cursos online. Aprenda a utilizar!

É preciso investir em um perfil no Instagram para escolas de cursos online? Essa é, praticamente, uma pergunta retórica. É óbvio que o seu negócio EAD precisa de um perfil no Instagram. Não tenha dúvidas!

Quem possui um negócio digital, como é o caso dos produtores de conteúdo EAD, deve estar presente nas principais redes sociais. No caso, o Instagram é uma das que possui maior potencial.

Por conta disso, decidimos produzir esse artigo, especialmente para quem possui um negócio EAD e precisa engajar a sua audiência. Fique atento às informações incríveis que reunimos aqui.

O potencial do Instagram para escolas de cursos online

Vamos aos fatos. Você com certeza possui uma conta no Instagram, não é verdade? Aliás, já chegamos a um ponto em que, até mesmo, nossas avós contam com um perfil por lá.

O Instagram – que faz parte do Facebook – tornou-se uma das redes sociais mais populares da atualidade. Em 2018, ele foi a quarta rede social mais utilizada pelos brasileiros.

Ou seja, não dá para negar, quase todo mundo está presente no Instagram. Principalmente, entusiastas da tecnologia, que podem se interessar por comprar cursos online.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo mundo, se você trabalhar uma boa estratégia de conteúdo, será possível encontrar a sua audiência.

E, principalmente, uma audiência que tenha pessoas com potencial para se tornarem os próximos alunos do seu EAD. Afinal, por certo a sua persona deve ter um perfil no Instagram.

Então, se você ainda não tem um perfil no Instagram está perdendo tempo. Comece já a explorar todos os recursos dessa rede social, que não para de se reinventar todos os dias.

Ah, e nós vamos te dar uma mãozinha com isso. Pois o nosso trabalho vai muito além de oferecer uma plataforma EAD incrível. Trouxemos várias informações para você usar o Instagram da melhor maneira.

E fica a dica: Leia o artigo todo até o final! Isso porque adicionamos um material exclusivo, que será de muita utilidade no planejamento do Instagram para escolas de cursos online.

Como utilizar o Instagram para escolas de cursos online

Um perfil do Instagram para escolas de cursos online deve seguir os seguintes passos para fazer muito sucesso entre os seus seguidores. Confira abaixo:

  1. Frequência é importante;
  2. Monte um calendário;
  3. Utilize imagens de qualidade;
  4. Poste o que seu público deseja ver;
  5. Use #hashtags em suas postagens;
  6. Crie uma #hashtag para o seu negócio;
  7. Abuse da criatividade no seu conteúdo;
  8. Analise os seus resultados;
  9. Encontre parceiros de divulgação;
  10. Incentive seus alunos a divulgarem o seus cursos;
  11. Siga perfis relevantes para o seu segmento;
  12. Utilize a ferramenta de anúncios.

Para facilitar ainda mais, vamos falar um pouco sobre cada um desses tópicos. Sem dúvidas você conseguirá extrair algumas ideias, para aplicar no seu negócio EAD.

Mas, antes de prosseguirmos, queremos lembrá-lo de duas coisas importantíssimas. São dicas básicas, mas que valem a pena serem reforçadas:

  • Você deve criar um perfil de negócio para divulgar os seus cursos, nada de fazer isso em uma conta pessoal;
  • Deixe o seu perfil em modo público, para que todos possam ver as suas publicações, sem que, necessariamente, sejam seus seguidores.

Agora sim, vamos às dicas!

1. Frequência é importante

Uma vez que o perfil do Instagram da sua empresa de cursos online for criado é importante que você passe a atualizá-lo com frequência, para manter a sua audiência ativa.

Portanto, nada de começar um perfil e postar uma vez por mês. Se você deseja gerar engajamento nos seus posts, trate de manter manter a constância das publicações.

2. Monte um calendário

“Como postar com frequência?” você já deve estar se perguntando. A nossa resposta é  simples: PLA-NE-JA-MEN-TO.

Sendo assim, comece a montar um calendário com as postagens que serão realizadas ao longo de todo o mês. Se antecipar é a melhor forma de se prevenir dos contratempos.

Desta maneira você se manterá organizado e poderá tomar as providências necessárias, para colocar cada uma das publicações planejadas no ar em sua devida data.

3. Utilize imagens de qualidade

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Antes de qualquer coisa, os usuários estão interessados em ver e curtir belas imagens por lá.

Por isso, na hora de fazer os seus posts, lembre-se de caprichar nas imagens escolhidas e tentar trabalhar um layout mais clean. Postar uma arte harmoniosa é preciso.

4. Poste o que seu público deseja ver

Segmentação é tudo! Se você irá investir no Instagram, faça postagens que despertem o interesse da sua persona, conversando com os seus interesses e aspirações.

Esse será um canal de atração e retenção de alunos. Justamente, por essa razão, suas postagens precisam ser bem direcionadas para engajar o público.

5. Use #hashtags em suas postagens

Quando você marca hashtags pertinentes ao segmento do seu curso, nas suas publicações, você ajuda o Instagram a identificar sobre o que se trata o seu conteúdo, possibilitando que:

  • O seu perfil seja sugerido para pessoas que tenham interesse no tema do seu curso;
  • Que os usuários encontrem o seu perfil através de busca pelas hashtags;
  • Os seus posts sejam incluídos na aba descobrir de potenciais alunos.

Em suma, elas ajudam a aumentar o número de interações com as suas postagens. Viu só? Não menospreze o poder desse recurso.

6. Crie uma #hashtag para o seu negócio

Além de usar e abusar das hashtags, defina uma tagexclusiva para identificar o seu negócio. Coloque ela em suas postagens e incentive o seu público a utilizá-la também.

Por exemplo, aqui na EAD Plataforma nós marcamos todas as nossas publicações com a hashtag #souEAD, que foi escolhida pela nossa equipe.

7. Abuse da criatividade no seu conteúdo

Não deixe o seu Instagram cair na monotonia. Faça publicações descontraídas, teste sempre coisas novas e fique a vontade para ousar.

Ou seja, nessa hora vale de tudo: Utilizar memes, vídeo, transmissões ao vivo, enquetes, boomerangs e o que mais sua criatividade permitir.

8. Analise os seus resultados

Para postar aquilo que o seu público deseja ver, análise o desempenho das suas publicações. Veja quais posts geraram mais engajamento, likes, comentários ou marcações.

Caso sejam patrocinados, lembre-se de avaliar quais geram mais cliques, mais visitas a página de destino, os que convertem mais em vendas. Fique atento aos números.

Aliás, o próprio Instagram oferecer um recurso de analytics, no próprio aplicativo, para os usuários.

Porém, existem ainda outras opções de ferramentas no mercado, exclusivas para a análise de dados dessa rede social, tais como o Iconosquare e Squarelovin.

9. Encontre parceiros de divulgação

Fale com a sua rede e vá em busca de parcerias de divulgação. Peça para que os seus parceiros de negócio divulguem o seu perfil e, em troca, faça o mesmo por eles.

Isso porque, as indicações são uma das maneiras mais efetivas de conseguir fortalecer a audiência e conquistar a sua confiança.

10. Incentive seus alunos a divulgarem o seus cursos

Os seus alunos devem ser os seus maiores entusiastas. Por isso, é preciso incentivá-los a seguir, interagir e marcar o seu Instagram.

Não deixe de fazer o convite para eles seguirem o seu perfil. Essa é uma maneira eficaz de mantê-los sempre próximos ao seu negócio.

11. Siga perfis relevantes para o seu segmento

É sempre bom ver algo que nos dá inspiração para melhorar nossos processos e criar coisas novas. Afinal, estar antenado no seu setor é crucial para o sucesso do seu negócio EAD.

Por essa razão, nossa penúltima dica é para que você acompanhe perfis que acrescentem ao seu trabalho e tenha sinergia com o seu segmento.

12. Utilize a ferramenta de anúncios

Assim como o Facebook, o Instagram também conta com uma ferramenta de anúncios. Inclusive, ao montar suas campanhas no Facebook é possível selecionar também a divulgação no Instagram.

Devido às suas altas taxas de engajamento, o Instagram pode se tornar um dos canais mais eficientes para atrair alunos. Invista!

BÔNUS: Um mês de conteúdo para o Instagram da sua escola de cursos online

Por fim, para dar a nossa última contribuição e fazer com que o Instagram para escolas escola de cursos seja um sucesso, preparamos algo especial.

Montamos um calendário com sugestões de conteúdo para UM MÊS INTEIRO, exclusivamente para os leitores do nosso blog. Confira abaixo o material!