como-lançar-curso-online

Como lançar um curso online em 5 passos fundamentais

O mercado EAD só cresce no Brasil. Seja em função da rotina atribulada, da evolução digital ou de cenários de crise global, que exigem a reformulação de antigas práticas (como a educacional), saber como lançar um curso online tornou-se um dado muito importante para se destacar em um meio cada vez mais concorrido. 

De acordo com censo ABED 2018, entre 2017 e 2018, o setor de cursos online totalmente a distância quase quadruplicou em oferta, crescendo de 4.570 para 16.750.

Se você quer entender melhor sobre como se posicionar no mercado e como lançar um curso online diante de um mercado tão competitivo, continue lendo este artigo! Daremos 5 dicas imperdíveis para você. 

1. Criar um bom conteúdo

Sabemos que o objetivo deste artigo é ensinar como lançar um curso online, mas é essencial reforçar aqui a importância de criar um bom conteúdo. 

Afinal, se o potencial transformador do curso for baixo, ou se o conteúdo ministrado não acrescentar nada à vida dos alunos, de nada adiantará um lançamento impactante e todas as suas ações de continuidade: o curso simplesmente não irá para frente. 

Por isso, enxergue a produção de conteúdo EAD como o primeiro passo de um projeto de como lançar um curso online. 

Invista em diferentes tipos de conteúdos digitais, explore técnicas aplicadas nas redes sociais (como o uso de memes, a criação de desafios — ou “challenges”  — e o desenvolvimento de webséries) e diversifique seu conteúdo para que ele não se torne tedioso. Lembre-se também de que o novo perfil do usuário de tecnologia é desconcentrado, e precisa de estímulos constantes para focar em uma informação. 

Alguns possíveis formatos de conteúdo para você investir são: 

  • podcasts;
  • pílulas de conhecimento;
  • webinars;
  • animações;
  • infográficos;
  • vídeos. 

2. Hospedá-lo em uma plataforma EAD

Com um bom conteúdo em mãos, é hora de preparar seu local de hospedagem. Ele também tem uma importância crucial na lista de como lançar um curso online, pois dirá muito sobre a experiência do usuário; um dos principais responsáveis pelos índices de satisfação de uma marca. 

Para você ter uma ideia, a pesquisa realizada pelo Temkin Group mostrou que 77% são capazes de recomendar um produto ou serviço com base em apenas uma experiência positiva. 

Quando falamos de um curso online, a qualidade da experiência pode se dar em razão da soma de alguns fatores, como o atendimento pré-venda, a disponibilidade do suporte e…a usabilidade da plataforma EAD! E dizemos isso sem medo, quer ver por quê?

Porque a plataforma EAD é o ambiente-chave para a realização de um curso online. Ali, todo o processo de ensino será gerido e alimentado por meio de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que deve ser didático, autônomo e descomplicado. 

Portanto, antes mesmo de lançar um curso online, preocupe-se com a melhor hospedagem possível para o seu material. 

3. Definir uma estratégia de venda

Agora sim, vamos começar a falar sobre o que vem além das bases de como lançar um curso online. E o primeiro passo para descobrir essa resposta na prática é traçar uma estratégia de venda. 

A forma mais efetiva de definir uma estratégia para lançar um curso online é respondendo algumas perguntas-chave. Elas determinam posicionamentos de venda relevantes e ajudam a direcionar os esforços de campanha para cada um desses posicionamentos. 

Abaixo, você confere algumas das perguntas-chave para entender como lançar um curso online a partir de uma estratégia de venda: 

  • O curso será fixo na plataforma ou será um curso temporário?
  • De que forma as informações chegarão aos alunos (ementa, avaliação, certificado, pagamento etc.)?
  • Como eles poderão tirar dúvidas? Haverá um canal específico para isso? Para que rede social serão direcionados os esforços de venda e campanha? 
  • As informações legais (termos de uso, política de privacidade) estarão disponíveis onde? Haverá uma landing page ou site para concentrar essas informações? 
  • Haverá alguma estratégia de preço com desconto para primeiras matrículas?
  • Quais serão as formas aceitas de pagamento? 

Com as respostas a cada uma dessas perguntas, é possível passar para o próximo passo da lista de como lançar um curso online: a criação da campanha de divulgação. 

4. Desenvolver uma campanha de divulgação

Outro passo fundamental para entender como lançar um curso online é apostar em uma campanha de divulgação coerente e efetiva. Para isso, é muito importante conhecer previamente o mercado e o público-alvo, entendendo quais as melhores formas de engajar e motivar potenciais alunos EAD.

A seguir, separamos 4 estratégias de divulgação que podem funcionar em seu caso! Lembre-se apenas de direcionar os esforços de marketing aos lugares mais frequentados pela sua buyer persona (ou seu público-alvo desejado), certo?  

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada no convencimento do público-alvo por meio de materiais informativos. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo trabalha os três estágios do funil de vendas

Aprendizado e descoberta: quando o consumidor tem contato pela primeira vez com algo que ele entende que pode resolver um de seus problemas);

Consideração: quando, ciente de que tem uma questão, o consumidor começa a considerar sua empresa para solucioná-la;

Fechamento do negócio: quando, após considerar todas as opções, o cliente entende que a sua é a melhor, e decide fechar negócio com sua empresa. 

Naturalmente, o tipo de conteúdo oferecido para cada etapa do funil precisa ser cuidadosamente pensado. Do contrário, o consumidor ficaria confuso e não se conectaria com a marca, deixando de ingressar em sua jornada de compra. 

No caso de um curso online, poderíamos pensar em uma aplicação do funil de vendas mais ou menos assim: 

  • Aprendizado e descoberta: post em rede social ou blog post que falasse sobre a EAD como uma das soluções mais buscadas por quem tem uma rotina corrida, mas mesmo assim, deseja se especializar. 
  • Consideração: e-book sobre os principais critérios a levar em conta antes de escolher a melhor empresa de cursos online
  • Fechamento de negócio: oferecimento de um curso introdutório para conhecer e testar os conteúdos da empresa. 

Influenciadores digitais

Outra estratégia de marketing comprovadamente eficaz é o uso de influenciadores digitais para promover uma marca. De acordo com um site especializado em marketing de influência, 48% dos jovens de 18 a 24 afirmaram já terem adquirido um produto ou serviço divulgado por um influenciador digital. Além disso, 70% dos espectadores de vídeos no YouTube acreditam no poder dos influenciadores sobre a cultura atual

Não dá pra perder a chance de integrar essas estatísticas promissoras, não é mesmo? 

Aproveite a onda dos influenciadores para fechar parcerias, criar cupons de desconto, criar séries em recursos como o IGTV e lançar seu curso online com sucesso! 

Lançamento de webinars

Se você acompanha nosso blog, sabe que já falamos sobre webinars em alguns de nossos posts. A verdade é que esse versátil formato de conteúdo não serve apenas para ensinar. Ele pode ser um importante aliado na hora de aplicar, na prática, estratégias de como lançar um curso online! 

Isso porque seu formato de seminário online ajuda na construção de uma imagem de credibilidade — um dos principais fatores levados em conta pelos consumidores da área educacional. Além disso, pode funcionar como uma “isca” para a construção de um banco de dados robusto, que será alimentado com e-mails e peças publicitárias sobre a empresa e os cursos oferecidos. 

Nesse caso, é preciso trocar o acesso ao webinar por um cadastro. Pode ser coisa simples: nome, e-mail e área de atuação profissional já são dados suficientes para desenvolver um excelente marketing de relacionamento. 

Lista de e-mail

Lembra do que falamos acima sobre a base de dados para o marketing de relacionamento? A lista de e-mail cumpre exatamente essa função! Assim como no marketing de conteúdo, o lançamento de um curso online precisa de um fluxo de nutrição (semelhante ao funil de vendas), que conduza o potencial cliente até o momento do convencimento. 

Por isso, entender como lançar um curso online passa também pelo entendimento de como criar uma cronologia de envio de mensagens aos clientes, despertando sentimentos como curiosidade, urgência, exclusividade etc. 

Um bom exemplo de fluxo de e-mail para lançar um curso online seria: 

  • 1º e-mail: agradecimento pelo preenchimento do formulário de interesse (que pode estar disponível em uma rede social, ou ser linkado em uma parceria com influenciador digital, por exemplo) no curso online.
  • 2º e-mail: algumas informações sobre o curso (ementa, contexto, duração)
  • 3º e-mail: breve vídeo do tutor do curso falando sobre a programação e sobre os diferenciais de um profissional que está sempre em busca de atualização; 
  • 4º e-mail: contagem regressiva para o início do curso + link de acesso para o curso. 

5. Desenvolver uma estratégia de pós-lançamento para fidelizar

Com os passos acima, você certamente já será capaz de colocar em prática uma boa estratégia de como lançar um curso online. Entretanto, não pense que seu trabalho termina assim que o curso for lançado! Na verdade, há, ainda, alguns esforços essenciais para a garantia do sucesso do empreendimento. 

Um desses esforços está ligado ao pós-lançamento. Afinal, se você convence um grande grupo de alunos a testar um curso, mas não os fideliza a realizarem outros, você perde uma base valiosíssima de contatos. 

Philip Kotler, grande pesquisador da área de marketing, já dizia que captar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um cliente já existente! Já pensou nisso? 

Então não perca a oportunidade de cativar os clientes conquistados! Mantenha a lista de e-mails alimentada, esteja disponível para acolher dúvidas e questionamentos e não se esqueça de reconhecer os esforços dos alunos matriculados! Oferecer certificados de curso e colher a opinião de alunos em pesquisas e depoimentos podem ser algumas das estratégias. 

Entender como lançar um curso online levando em conta os meios de divulgação e as estratégias de fidelização pode ajudar a criar campanhas muito mais efetivas. 

E por falar em efetividade, que tal entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de metodologias EAD? Saber escolher a melhor pode ser fundamental para a efetividade do seu curso online! 

Fabio Godoy