Blog EAD Plataforma 09-11-2018 como motivar alunos EAD

Como motivar alunos EAD e torná-los fãs do seu curso

Está quebrando a cabeça para descobrir como motivar alunos EAD? Muitas vezes a resposta está mais próxima do que você imagina.

SPOILER: Um produtor de conteúdo EAD que almeja o sucesso precisa estar disposto a conversar e estar próximo aos alunos.

Aliás, como você poderá observar, falaremos muito sobre esses dois fatores.

Então, continue lendo esse artigo para saber como motivar alunos EAD, transformando-os em verdadeiros defensores do seu curso.

Escutar é o segredo para motivar alunos EAD

Ao longo deste artigo, você perceberá que a maioria das nossas dicas está associada a um fator básico, que é escutar a opinião de seus alunos.

Então, aqui fica o nosso conselho número um e o mais importante entre todos que vamos tratar: mantenha o diálogo sempre aberto!

Dizemos isso porque esse é o preceito básico que fará com que você aplique qualquer uma das sugestões a seguir para entender, na prática, como motivar alunos EAD.

Qualquer cliente, independentemente do que esteja adquirindo, ficará feliz em ter suas opiniões consideradas. Escutá-los fará com que eles se sintam parte da sua empresa, o que aproximará o relacionamento entre vocês.

Manter os conteúdos atualizados é essencial

Em primeiro lugar, os seus conteúdos são o seu produto principal, portanto eles devem ser a prioridade número um do seu negócio.

Isso porque não existe maneira mais eficiente de motivar alunos EAD do que investindo na elaboração de conteúdo e mantendo as suas aulas sempre atualizadas.

É importante levar em consideração novidades e discussões que estão acontecendo, no momento, em seu setor.

Por isso, acompanhe reportagens, estudos e artigos científicos sobre o tema do seu curso online. Isso fará toda diferença na qualidade do seu material.

Além disso, pergunte aos seus alunos o que eles desejam ver, sobre quais assuntos eles têm dúvidas e quais profissionais da área eles costumam acompanhar.

Essa é uma forma de criar conteúdos ricos, engajar seus alunos e aproximar o relacionamento entre vocês.

Ofereça um espaço em que os alunos possam se expressar

Seus alunos necessitam de um canal em que eles possam deixar suas opiniões, dúvidas, elogios, críticas ou anseios.

Todos os cursos online precisam dispor de um canal para essa finalidade, independente de qual for a escolha do formato.

Você pode fazer isso por meio de um chat online, e-mail, fale conosco, redes sociais, WhatsApp  etc.

As opções de canais são muitas, então, entenda qual delas funcionará melhor para o seu negócio.

Feito isso, divulgue o canal de forma efetiva para todos os seus alunos e trate de acompanhá-lo diariamente.

A questão, aqui, é que eles tenham um ponto único de contato para quando surgir qualquer dúvida relacionada ao curso.

Por fim, lembre-se de que é essencial garantir a resposta para seus alunos, portanto estabeleça um prazo de retorno. Esse é o segredo para fazer esse canal funcionar.

Valorize as interações entre todos os envolvidos

Nós já falamos por aqui sobre o papel importantíssimo dos fóruns de discussão para os cursos online.

Basicamente, na ausência de uma sala de aula, essa ferramenta permite que todos os envolvidos possam interagir.

Ou seja, ela é indispensável no ensino a distância. Do contrário, você pode ter sérios problemas para engajar alunos EAD.

É neste ambiente que todos poderão se relacionar, sendo assim, é sua obrigação como educador ou tutor EAD incentivar esse contato.

Além do mais, essa troca de experiência pode render ideias e conteúdos enriquecedores para o seu curso..

DICA: Contrate uma plataforma EAD que já possua esse recurso integrado. Assim, você terá tudo prontinho para colocar o seu fórum de discussão no ar.

Permita que seus alunos contribuam com o curso

Já citamos isso uma vez, mais acima, mas reforçamos por aqui também.

Permitir que os seus alunos contribuam com o seu curso, de alguma maneira, fará com que eles se sintam mais que consumidores, tornando-se  parte do curso.

Ouça as suas sugestões de temas, correções, adendos e, caso elas sejam pertinentes ao conteúdo, aplique-as e dê o devido crédito ao autor.

Não há melhor forma de motivar alunos EAD do que escutando suas opiniões e levando-as em consideração. Essa ação fará com que eles se sintam valorizados.

Motive os alunos através de incentivos

Está difícil fazer com que os alunos avancem para os próximos módulos e cumpram todas as etapas do seu curso?

Bem, fique tranquilo, isso é normal. Porém, o seu papel de tutor é  fazer com que eles finalizem todos os passos.

Nossa dica? Comece a enviar lembretes e mensagens como motivação e incentivo sobre os seus deveres. Uma boa dica é fazer certificados de conclusão de módulo, mesmo que maneira informal, para gerar engajamento na turma. 

Afinal, fazer com que o seu curso seja totalmente assistido deve ser um indicador de sucesso para você, certo?

Sendo assim, essa ação também é parte do processo de aprendizado sobre como motivar alunos EAD que estão consumindo o seu conteúdo.

Surpreenda!

Por fim, surpreenda os seus alunos para conquistar a sua atenção. Às vezes, os pequenos detalhes fazem muito mais diferença do que grandes ações.

Por exemplo, investir em uma comunicação que gere proximidade e que seja mais personalizada pode ser a chave para engajar alunos EAD.

Por meio da valorização  do atendimento  de qualidade, que ao  em vez de ser reativo, deve ser  ativo, é possível surpreender e cativar o seu público de forma simples e certeira.

Deu para perceber que proximidade é a palavra chave para descobrir como motivar alunos EAD, não é mesmo? 

Aproveite que você já sabe como motivar alunos EAD para descobrir, também, como captar alunos EAD e manter seus cursos sempre em alta! 

Fabio Godoy