Como captar alunos EAD: 5 dicas de ouro!

A popularização do Ensino à Distância tem alcançado cada vez mais estudantes, que enxergam no modelo uma chance de se profissionalizar mesmo em meio à rotina corrida. Para quem oferece os cursos, descobrir como captar alunos EAD é essencial para conseguir aproveitar a tendência. 

O Censo Digital EAD 2018, divulgado pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância, registrou 1.756.657 matrículas nesta modalidade de ensino no ano de vigência da pesquisa. Viu só como é um número expressivo? 

Para te ajudar descobrir como captar alunos EAD e entender quais as melhores estratégias para promover seus cursos, preparamos uma lista com 5 dicas de ouro para colocar em prática! Continue a leitura e fique por dentro! 

Como captar alunos EAD

Acompanhe a lista abaixo para entender como captar alunos EAD usando recursos simples e muito efetivos! 

1. Estruture seu funil de vendas de captação de alunos

O funil de vendas é um modelo estratégico desenvolvido para acompanhar a jornada dos clientes, desde o primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda. 

O uso do funil de vendas para cursos online é extremamente útil porque permite mapear e entender as necessidades dos potenciais clientes e oferecer soluções totalmente adequadas ao que eles precisam. 

No caso da captação de alunos e venda de cursos online, o funil de vendas funcionaria mais ou menos assim: 

  • Topo do funil: É a fase de aprendizado e descoberta. Aqui, o aluno precisa ter o primeiro contato com seus cursos e entender que sua empresa possui conhecimento sólido na área que ele pesquisou. 
  • Meio de funil: Nesta etapa, acontece o reconhecimento do problema e consideração da solução. O usuário entendeu que está em busca de algo (no caso, um curso online), e passa a considerar sua empresa como uma das opções para lhe atender. 
  • Fundo de funil: Aqui, ocorre a ação e decisão de compra. Depois de passar por todo o funil de vendas, o potencial aluno já consumiu conteúdo de diversas formas (leu artigos, baixou e-books e checklists, recebeu e-mails), entendeu que sua plataforma é a melhor saída e está pronto para adquirir o curso! 

Se quiser entender melhor sobre como fazer um funil de vendas, assista ao vídeo abaixo. O Agendor é uma verdadeira central de gestão comercial, que engloba cada um dos processos do funil de forma integrada e eficiente. 

Se quiser conhecer melhor o software, faça uma visita ao site da ferramenta e preencha o formulário para 14 dias gratuitos de teste! 

2. Invista em marketing de relacionamento

Em paralelo à estratégia do funil de vendas, uma dica de sucesso é investir, também, em um bom marketing de relacionamento. 

Mas, afinal, como captar alunos EAD com marketing de relacionamento?

A resposta é simples! Apostando na criação de uma relação de proximidade com o potencial aluno, personalizando sempre que possível o conteúdo oferecido e mantendo um cronograma ativo de contatos. 

Vamos dar dois exemplos práticos e simples de marketing de relacionamento: o primeiro deles é a criação de um chat online para vender mais cursos. A disponibilidade de um assistente que responda às necessidades do interessado em tempo real faz toda diferença na hora de convencê-lo da compra! 

Outro exemplo é o uso inteligente das redes sociais, como o instagram, para escolas de cursos online. Utilizando as ferramentas disponíveis na rede, como o IGTV e o Instagram Stories, é possível cultivar um relacionamento positivo, próximo e efetivo com os potenciais alunos EAD. 

3. Promova seus diferenciais

Esta é uma dica que vai parecer óbvia, mas, acredite, quase ninguém dá. 

Uma boa estratégia de captação de alunos EAD deve se pautar nos diferenciais do curso, e não em suas características padrão. 

O que faz seu curso ser melhor do que os da concorrência? É aí que deve ser concentrado seu esforço de marketing! Se os professores de seu curso possuem uma metodologia diferenciada ou se a plataforma de ensino tem funcionalidades diferentes, aposte nesses dados para embasar sua campanha! 

4. Ofereça descontos e condições atrativas

Agora, uma dica de ordem prática para entender como captar alunos EAD: ofereça descontos, condições atrativas e até cursos online grátis

Em marketing, chamamos estratégias assim de “iscas”, porque atraem alunos que querem fazer o curso, mas que teriam dúvidas antes de fechar negócio por ainda não conhecerem o produto. 

Outra forma de presentear os alunos de maneira inteligente é por meio dos materiais ricos (e-books, checklists, vídeos etc.). Eles integram o funil de vendas mencionado no primeiro item da lista, e são uma forma de trocar conteúdo por dados pessoais do aluno, como e-mail ou telefone. Com esses dados, a empresa pode criar um fluxo de comunicações que carregue o potencial cliente para o fundo do funil, onde ele, de fato, realizará a compra.

Sabe o que pode te ajudar a conduzir esse processo? Uma ferramenta de automação de marketing! A LAHAR, por exemplo, ajuda a criar estratégias, aumentar a taxa de convesão no funil de vendas, avaliar resultados com base em dados confiáveis e muito mais!   

5. Humanize seu marketing

Não há melhor forma de aproximar uma empresa de um cliente do que usando estratégias de humanização

Quer ver como isso funciona? Então vamos fazer um exercício!

Tente se colocar no lugar do aluno por um instante. Você tem interesse em um curso online, mas ainda está em dúvida sobre todas as possibilidades disponíveis no mercado. Seria ou não muito útil para você ter acesso a depoimentos de ex alunos contando suas experiências ou a vídeos de professores contando um pouco sobre o método de ensino e o conteúdo das aulas? 

Humanizar o marketing traz confiabilidade ao produto e faz com que o aluno crie vínculos com a instituição mesmo antes de estudar lá! 

De olho no engajamento

Aqui, vale a pena incluirmos uma “dica-bônus” muito importante: não se esqueça de estudar técnicas sobre como engajar alunos EAD

Investir esforços em captar alunos EAD é muito importante, mas de nada adianta atrair milhares de interessados nos cursos e não conseguir manter os estudantes envolvidos com o conteúdo oferecido, não é mesmo? 

Por isso, mantenha seu conteúdo EAD atualizado, promova um diálogo aberto com os estudantes, possibilite que os alunos se expressem, valorize as interações entre os envolvidos e permita que os alunos contribuam com o desenvolvimento do curso! 

Tendências de EAD para os próximos anos

Se você está buscando formas de diversificar o conteúdo oferecido, tanto para otimizar a atração de alunos, quanto para torná-los mais engajados, fique de olho nas tendências em EAD para 2020 e  próximos anos. 

Recursos visuais para além das já tradicionais videoaulas (como aulas ao vivo, webinars e simuladores), micro e nanolearning (metodologia de aulas com lições muito curtas, com o objetivo de otimizar o tempo dos estudantes) são algumas das novidades que chegam com tudo no segmento de Educação à Distância.

Agora que você já sabe como captar alunos EAD e já entendeu que, acima de tudo, é importante se manter antenado nas tendências e técnicas para potencializar o engajamento dos estudantes, e, além disso, escolher a melhor plataforma para hospedar suas ofertas de ensino. Por isso mesmo, fica o nosso convite a entender por que contratar a EAD Plataforma como opção de sistema para seus cursos online! São muitos anos de tradição e mais de 2 milhões de alunos cadastrados!

Fabio Godoy