Blog EAD Plataforma Indicadores de Marketing digital para cursos online 22-11-2019

Indicadores de de marketing digital indispensáveis para cursos online

Na hora de mensurar suas ações online,  escolher bem os indicadores de marketing digital é indispensável. 

Neste momento, aparecem as dúvidas sobre o significado das siglas, para o que elas servem e quais são as métricas mais importantes.

Para ajudá-lo, listamos e detalhamos aqui vários indicadores de marketing digital para cursos online que você deve acompanhar de perto. 

Utilize esse artigo como um guia para conferir os seus resultados. Ele tornará tudo muito mais fácil para você. Pode confiar em nós! 

Indicadores de marketing digital para cursos online: As métricas essenciais!

Agora você não precisa mais dar um Google quando bater alguma dúvida sobre indicadores de marketing digital para cursos online. Basta ler este artigo simples e objetivo com atenção. 

Por via das dúvidas, já deixe ele salvo nos seus favoritos, para ir direto à uma fonte confiável quando precisar. Agora, confira quais são as métricas que vamos abordar por aqui:

  • ARPA;
  • CAC;
  • Churn;
  • Connect Rate;
  • Conversão Freemium;
  • CPA;
  • CPC;
  • CPL;
  • CPM;
  • CV;
  • DAU;
  • Gross Margin;
  • Leads;
  • LTV;
  • MAU;
  • MRR;
  • WAU.

ARPA (Average Revenue Per Account)

Em português, a receita média por conta é a métrica que mede a receita gerada por um cliente.

Para entender o ARPA das vendas do seu curso ou estratégia de marketing digital, basta calcular o valor de todos os cursos que os seus alunos compraram durante um mês ou ano.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Um dos indicadores de marketing digital mais populares, o Custo de Aquisição de Clientes é calculado pelo custo de vendas e marketing / número de novos clientes, determinando o valor total que uma empresa gasta para conquistar um novo cliente.

Churn

Representa o número de evasão dos clientes, ou seja, aqueles que cancelaram a assinatura da sua escola de cursos online, por exemplo.

Você pode calculá-lo dividindo os usuários que cancelaram no período atual pelo total de usuários do período anterior.

Connect Rate

Connect rate ou taxa de conectividade calcula o número de cliques que, efetivamente, se tornaram sessões em seu site.

Para checar a esse número, basta fazer uma equação simples: Número de sessões no site / Número de cliques * 100.

Conversão Freemium

Essa é para você que trabalha com planos de assinatura dos seus cursos e oferece um teste grátis aos leads.

Não deixe de medir a taxa de conversão de leads que solicitaram testes e se tornaram clientes. 

CPA (custo por aquisição)

O CPA é quando você opta por pagar uma campanha somente ao alcançar um determinado objetivo, como a venda de um curso online, por exemplo.

Para descobrir o CPA de uma campanha, divida o total investido nela pelo número de conversões.

CPC (custo por clique)

Método de cobrança utilizado por ferramentas de anúncios pagos, como o Google Adwords. Escolhendo o CPC, você paga ao serviço por cada clique recebido em um anúncio.

A equação para descobrir esse valor é custo total do investimento / número de cliques.

CPL (Custo por Lead)

Para descobrir o valor que você está gastando para atrair novos leads do funil de vendas para para o seu site, basta calcular o seu investimento em atração pelo número de leads conquistados, durante um determinado período (dia, semana, mês, ano etc.).

CPM (Custo por Mil)

Outro importante item em nossa lista de indicadores de marketing digital, o CPM é a métrica que determina o custo por mil impressões de uma campanha. Usualmente, costuma ser utilizado em campanhas de branding.

Para calculá-lo faça o seguinte cálculo: custo total / (visualizações/1000).

CV (Coeficiente de Viralidade)

Basicamente, esse kpi de marketing digital mede o número de novos usuários que converteram por meio de convites ou indicação de clientes.

Sendo assim, para obter essa informação, calcule o número de novos usuários via convite / total de usuários

DAU (Daily Active Users)

Significa usuários ativos diários. Essa métrica é utilizada por empresas que possuem clientes engajados constantemente, medindo a interação com os seus produtos dia a dia.

Aproveite para ler sobre como engajar alunos EAD

Gross Margin 

A margem bruta é o seu indicador de rentabilidade. Para conhecê-la, faça a seguinte equação: Lucro Bruto / Receita Líquida x 100.

Leads

Os leads não são uma métrica, mas achamos importante que você conheça o significado desse termo.

No caso, leads são todos os usuários que demonstraram algum interesse em adquirir os seus cursos online e podem vir a se tornarem clientes.

Eles podem realizar conversões por meio de formulários de interesse, baixando materiais, falando no chat online ou realizando compras no site. 

LTV (Lifetime Value)

Em português, o LTV pode ser traduzido como valor vitalício. Esse importante item da lista de indicadores de marketing digital irá ajudá-lo a ter uma estimativa do valor de lucro líquido de um cliente durante o tempo de vida dele com a sua empresa. 

MAU (Monthly Active Users

Significa usuários ativos mensais. O princípio é o mesmo do DAU, porém aqui é medido o envolvimento dos usuários que interagem com o produto por mês.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

Este kpi de marketing digital significa receita recorrente mensal e, como o próprio nome já sugere, é o cálculo de toda a receita da empresa. 

Essa é uma métrica que costuma ser utilizada por empresas que vendem softwares como serviço (SaaS). Porém, se você vende cursos por meio de planos de assinaturas mensais, ela também pode ser aplicada no seu negócio.

WAU (Weekly Active Users)

Significa usuários ativos semanais. Assim como o DAU e MAU, mede o envolvimentos dos usuários com um determinado produto, mas neste caso semanalmente.


Esperamos que, ao conhecer esses indicadores de marketing digital para cursos online, você possa conferir os seus resultados com mais facilidade.

Lembre-se: Utilizando as ferramentas da EAD Plataforma, você pode extrair informações que vão ajudá-lo a construir relatórios de marketing completos e reveladores! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy