onde-hospedar-curso-online

Onde hospedar meu curso online? Dicas para escolher a melhor plataforma

Se você decidiu mergulhar no crescente setor de educação a distância, investiu em planejamento, produção de conteúdo EAD e já está com seu material prontinho, deve estar se perguntando: “onde hospedar meu curso online?”, não é mesmo? 

Pois pode comemorar: neste post, você encontrará a resposta que procura! 

Em um mercado aquecido como o da EAD, que cresceu 149% entre 2009 e 2018, escolher onde hospedar um curso online pode ser decisivo para o sucesso do empreendimento. Isso porque plataformas com baixa qualificação podem causar problemas para os usuários e atrapalhar nos processos de fidelização e captação de novos alunos EAD

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas e sugestões de plataformas para hospedar seu curso online! 

Dicas para escolher a melhor plataforma para hospedar seu curso online 

Se você se pergunta “onde hospedar meu curso online?”, precisa saber o que levar em consideração antes de tomar a decisão. Por isso, separamos 6 dicas de elementos que devem ser analisados antes da escolha final. 

1. Integração de ferramentas

Antes de mais nada, é importante você ter em mente o principal objetivo de uma plataforma de cursos online. A ferramenta existe para garantir que tutores e alunos EAD possam se comunicar de forma fluida, e que o gerenciador do curso consiga ter uma visão completa do negócio. 

Por isso mesmo, antes de decidir onde hospedar seu curso online, é importante levar em consideração a integração de ferramentas. Use o checklist abaixo para verificar se todas as soluções consideradas oferecem as funcionalidades necessárias. 

  • Como é a área restrita da plataforma? 
  • Consigo fornecer um acesso exclusivo a quem se cadastra no curso?
  • Há funcionalidades de e-commerce para gerir pagamentos?
  • Como é a comunicação com os alunos e interessados no curso?
  • A plataforma integra todas as etapas da gestão do curso? 
  • Consigo subir materiais de diferentes formatos no portal ou há restrições? 

2. Usabilidade do LMS e do AVA

O segundo ponto a levar em consideração é a usabilidade do sistema. O quesito usabilidade é muito importante para decidir onde hospedar seu curso online. Isso porque uma plataforma de difícil acesso e operação pode prejudicar tanto o desempenho do tutor, quanto o aproveitamento dos alunos. 

Verifique as funcionalidades do LMS – Learning Management System utilizado pela plataforma e faça testes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Quanto mais funções forem testadas de antemão, menores são as chances de esbarrar em problemas difíceis de resolver no futuro. 

3. Escalabilidade

Ao começar um curso online, se perguntar “onde hospedar meu curso online” é importante especialmente para empreendedores que desejam ampliar seus negócios a médio ou longo prazo. Isso porque algumas plataformas possuem limitações para o número de cursos hospedados, de alunos cadastrados ou de ferramentas de gestão utilizadas. 

Por isso, se seu objetivo é tornar sua empresa de cursos online próspera e sempre crescente, não se esqueça de considerar a escalabilidade da plataforma escolhida. 

4. Popularidade da plataforma

Uma dica que nunca falha é buscar por um fornecedor conhecido e com tempo de atuação no mercado. Esses dois fatores ajudam a conhecer a expertise da empresa fornecedora e a entender de que forma ela atende (ou não) as maiores necessidades do mercado. 

Visite os sites das plataformas EAD, busque recomendações, assista a vídeos de depoimentos e pergunte! Tirar suas dúvidas é uma boa maneira de testar os conhecimentos dos fornecedores de plataformas de hospedagem de cursos online. 

5. Preço

É claro que, para garantir uma boa prestação de serviço, a qualidade deve vir antes do preço. Mas isso não quer dizer que este fator deva ser ignorado na busca por onde hospedar um curso online. 

Lembre-se da máxima do custo-benefício, e sempre coloque na balança tudo o que um fornecedor oferece em comparação ao preço que cobra. 

É possível encontrar diferentes faixas de preço por pacote contratado com os principais fornecedores de plataformas EAD do mercado, em uma média que vai de R$150,00 a R$1000,00, dependendo das funcionalidades ativadas. 

6. Suporte e treinamento

Por fim, um fator muitas vezes negligenciado,mas extremamente importante. Conhecer previamente as condições de suporte e treinamento oferecidas pela plataforma de hospedagem é essencial!

Portanto, verifique de antemão se poderá contar com o auxílio de um time especializado em tirar dúvidas e familiarizar os tutores EAD e gestores de curso com a plataforma. Além disso, procure saber a disponibilidade do suporte para resolver contratempos inesperados. 

Afinal, se sua plataforma sai do ar em pleno momento de avaliação, um suporte ágil e disponível é imprescindível para não prejudicar o andamento do curso.

Onde hospedar meu curso online? 

Agora você já tem uma base bem definida para caminhar por entre as opções de hospedagem do mercado. Chegou a hora de respondermos, de forma efetiva, à pergunta “onde hospedar meu curso online?”. 

Existem dois caminhos principais para hospedar um curso online. As plataformas gratuitas e as pagas — ou profissionais. A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma delas. 

Plataformas gratuitas

As plataformas gratuitas para hospedar cursos online são alternativas disponíveis no mercado e que não necessariamente foram desenvolvidas para este fim. Aqui, incluímos, por exemplo, sites como o YouTube e o Vimeo

Ambas as ferramentas permitem a hospedagem de conteúdo em vídeo (aqui incluídas as vídeo aulas, os webinars gravados, as gravações de tela, as transmissões etc.) de forma gratuita, e ainda permitem a criação de conteúdo restrito. Isso ajuda muito a segmentar o acesso apenas aos alunos. 

Entretanto, nenhuma das plataformas oferece os componentes adicionais de um curso online. A seguir, preparamos uma lista de pontos positivos e negativos de utilizar ferramentas gratuitas para hospedar conteúdos de cursos online: 

Prós

  • Gratuitas
  • Sem limite de upload de conteúdos (no caso do YouTube. O Vimeo limita os uploads em 500 MB semanais no plano gratuito)
  • Permitem a criação de uma segmentação de acesso ao conteúdo
  • Possibilitam a interação entre alunos e tutores pelos comentários e caixa de mensagem 

Contras

  • Não possuem ferramentas para aplicação de provas, atividades de avaliações;
  • Exigem a integração com outras plataformas para que o curso seja ministrado de forma completa
  • Não permitem o upload de conteúdo em outros formatos (como infográficos e apostilas);
  • Não permitem a emissão de certificados de curso;

Plataformas EAD profissionais 

A segunda opção de onde hospedar um curso online são as plataformas EAD profissionais. Como a própria definição já diz, essas plataformas são desenvolvidas com o intuito de atenderem, de forma profissional, à demanda de cursos online. 

Por isso, dentre as opções, fica mais fácil encontrar a que melhor se enquadre em sua demanda e ofereça todas as funcionalidades buscadas. 

Lembre-se apenas de levar em consideração todos os fatores mencionados ao longo deste artigo para não cair em uma roubada e se deparar com problemas futuros difíceis de solucionar! 

Confira a seguir a lista de prós e contras dessa opção.

Prós

  • São plataformas desenvolvidas especialmente para hospedar cursos online;
  • Reúnem, em um só lugar, todas as ferramentas necessárias para a gestão do curso;
  • Englobam não apenas a hospedagem de conteúdo, mas a gestão financeira e a captação de novos alunos; 
  • Possibilitam a avaliação e mensuração dos resultados dos cursos por meio de relatórios;
  • Permitem a emissão de certificados de curso associados ao cumprimento do processo;
  • Oferecem suporte especializado e focado em cursos online. 

Contras

• São alternativas pagas

Deu pra ver que, para quem busca qualidade para a oferta e uma gestão efetiva dos cursos, investir em uma plataforma EAD profissional é o melhor caminho, certo? 

Enfim, ao se perguntar “onde hospedar meu curso online?”, você será capaz de encontrar uma resposta perfeitamente adequada às suas necessidades. 

E se quiser aproveitar para conhecer a melhor plataforma EAD do mercado, temos um convite especial: a EAD Plataforma tem um pacote trial de 7 dias gratuito para explorar todas as funcionalidades da nossa ferramenta. 

Preencha o formulário e comece a testar já! 

Fabio Godoy