como-ser-youtuber-sucesso

Como ser um youtuber de sucesso? Passo a passo com 7 dicas

A relação dos brasileiros com a comunicação em vídeo mudou muito nos últimos anos. Diante disso, muitos visionários já estão se perguntando “como ser um youtuber de sucesso” e fazer parte desse time que só cresce.

De acordo com a pesquisa Videoviewers, do Think With Google, o consumo de vídeos cresceu 135% em 4 anos. No mesmo período, para você ter uma ideia, a tv ganhou apenas 13% mais adeptos. 

O YouTube é, de longe, o canal mais procurado por quem busca conteúdo interessante em vídeo. A pesquisa mostra que 44% do público acessa a ferramenta de vídeo, enquanto 22% preferem o Netflix e 12%, o WhatsApp. Neste ranking, a TV aberta ocupa o quarto lugar, com a preferência de 8% dos respondentes. 

Deu pra ver o quão promissora é a carreira de quem investe no YouTube, não é mesmo? Se você não vê a hora de mergulhar nesse mundo, continue lendo o artigo! Falaremos sobre tudo o que você precisa saber para entender como ser um youtuber de sucesso! 

O que define um youtuber de sucesso? 

Antes de mais nada, nosso convite é para que você pense na resposta a essa pergunta: o que define um youtuber de sucesso? Você pode estar pensando em mil coisas: ter muitos inscritos, ganhar muito dinheiro, fechar muitas parcerias, e por aí vai. 

A verdade é que o que define um youtuber de sucesso é uma soma de diversos fatores que pode ser traduzida em uma só palavra: engajamento

Um youtuber com engajamento relevante é capaz de influenciar e motivar seus espectadores com sua produção de conteúdo. E essa é a base para o sucesso de qualquer canal. 

Quer ver só uma coisa? Abaixo, você confere o ranking de março de 2020 para os 5 maiores canais brasileiros do YouTube: 

  1. KondZilla – 57 milhões de inscritos
  2. Whindersson Nunes – 39,5 milhões de inscritos
  3. Felipe Neto – 38 milhões de inscritos
  4. Você sabia – 34,5 milhões de inscritos
  5. Luccas Neto – 30 milhões de inscritos 

Se formos analisar a fundo cada um dos perfis, perceberemos muitas diferenças entre eles. Entretanto, se pararmos para pensar no que todos têm em comum, encontraremos alguns detalhes importantes: 

  • todos têm um público muito bem definido;
  • oferecem conteúdo relevante para seu público;
  • colecionam um volume muito grande de interações nos comentários; 
  • todos os vídeos são visualizados por um número muito grande de seguidores;
  • são coerentes com o perfil de seu canal. 

Em linhas gerais, são esses os elementos-chave para entender como virar um youtuber de sucesso. 

Mas como colocar cada uma dessas missões em prática? É o que descobriremos ao longo do próximo tópico! 

Como ser um youtuber de sucesso? 7 dicas

Agora que você já sabe quais são os elementos que, somados, explicam como ser um youtuber de sucesso, é hora de colocar a mão na massa. A partir de agora, vamos falar sobre cada um dos itens essenciais para criar um canal coerente e começar a captar novos seguidores e fãs. 

1. Fale sobre algo que você ama

O primeiro passo para descobrir como ser um youtuber de sucesso é, sem dúvidas, encontrar um assunto que você ame e domine. 

O grande erro de muitos empreendedores do universo do YouTube é tratá-lo exclusivamente como um negócio. Na verdade, o grande diferencial da “nova comunicação” que surgiu com o boom dos influenciadores digitais é justamente o quê de humanização presente no conteúdo. 

Se ainda não sabe muito bem sobre o que falar, não se preocupe! Você pode investir em técnicas para estimular a criatividade, como fazer um brainstorming e tomar nota de tudo aquilo que lhe vier à mente! 

2. Faça um bom planejamento

Depois de encontrar seu nicho de atuação, é hora de planejar! A etapa de planejamento é dividida em diversas fases, e todas elas devem ser cumpridas com a máxima atenção e cuidado possíveis. Nunca se esqueça: este é o seu negócio! 

Na etapa de planejamento, devem ser levados em consideração: 

  • o público-alvo;
  • o tipo de conteúdo digital utilizado no canal (vídeos, vlogs,  animações, webinars, entrevistas etc.); 
  • a periodicidade de postagens;
  • os canais de comunicação com o público (seu YouTube será o único meio de contato ou você também atuará nas redes sociais?);
  • seu posicionamento de marca (qual o objetivo do canal? Entreter? Informar? Divertir? Ensinar?)
  • sua identidade visual; 
  • a linguagem de comunicação com o público.

3. Invista em bons equipamentos e bons processos

Não se assuste ao ler o título do terceiro item da nossa lista! Investir em bons equipamentos não significa gastar rios de dinheiro! 

Na verdade, para entender como virar um youtuber de sucesso, o mais importante é saber que a qualidade do conteúdo oferecido importa, independentemente do preço dos equipamentos. E isso significa que saber escolher de forma estratégica é tudo. 

Por exemplo: na hora de decidir qual a melhor câmera para gravar vídeos no YouTube, lembre-se dos objetivos dos seus vídeos. Muitas vezes, o melhor equipamento para cada caso não é o equipamento mais caro. Veja, por exemplo, o caso dos youtubers gamers. Com uma webcam acoplada ao computador, é possível criar vídeos de qualidade. 

Além da captação, lembre-se também de investir em em bons editores de vídeo (há inúmeros programas gratuitos para usar no computador ou até mesmo no celular) e em uma boa finalização, como colocar música nos vídeos e bons efeitos de transição e corte. 

4. Estimule a interação com o público

Lembra do que falamos sobre a importância do engajamento? Para entender como ser um youtuber de sucesso, você precisa ter essa palavra-chave em mente! 

Insira, sempre que possível, chamadas para a ação (ou CTAs – Calls to action) em seus vídeos. Seja como parte do roteiro (quando o youtuber pede que o espectador “se inscreva no canal e ative o sino de notificações”, seja como parte da descrição do vídeo (estimulando comentários e compartilhamentos), ou até mesmo como comunicação complementar. 

O segredo é criar relações próximas com os espectadores e fortalecer a sensação de troca entre você e seus seguidores. 

5. Seja presente 

Alinhado ao item anterior, está o quinto item da nossa lista de como ser um youtuber de sucesso: a presença. 

De nada adianta estimular a interação e não estar disponível para respondê-las. Sabemos que, de acordo com o crescimento da popularidade do canal, a disponibilidade do youtuber pode ser reduzida, o que dificulta a manutenção de interações. 

Entretanto, esse aspecto nunca pode ser deixado de lado! Ainda que a forma de se comunicar com o público mude (o canal pode, por exemplo, ter uma nova série que responde a diversos comentários de uma só vez), ela precisa continuar existindo, uma vez que é o principal combustível do sucesso do canal. 

Além disso, cumprir o cronograma de publicações desenhado na etapa de planejamento também é essencial. A partir do momento em que o canal passa a ser visto como um negócio, ele precisa ser levado a sério! 

6. Invista em formas de ganhar dinheiro

A “profissão Youtuber” é desejo de muitas pessoas nos dias atuais. Isso porque um canal famoso (como o do youtuber Whindersson Nunes, por exemplo), pode chegar a ganhar US$140.000 por mês! 

Entretanto, youtubers de menor grandeza também podem encontrar formas de monetizar seus canais para além do custo por mil (CPM) remunerado pelo próprio YouTube. 

Uma delas é apostar em conteúdo educacional, como criar um curso online. Nesse caso, o YouTube não será a plataforma-fim do seu curso, e sim um meio de captar novos alunos EAD e direcioná-los à sua plataforma. 

Para isso, você pode usar o canal como um “chamariz” para os cursos, usando recursos como fazer vídeo aulas no YouTube, divulgar trechos de conteúdos ou criar versões compactas de cursos para atrair alunos. 

7. Divulgue seu canal 

Por fim, nossa última dica para entender de vez como ser um youtuber de sucesso é: divulgar MUITO o seu canal no youtube

E, mais uma vez, não pense que divulgar um canal no YouTube exige altos investimentos. Na verdade, a chave para divulgar um produto digital de forma efetiva é estudar as melhores técnicas para fazê-lo. 

Algumas delas são: 

  1. entender como funciona o SEO no YouTube; 
  2. criar uma divulgação multicanal em diversas redes sociais; 
  3. fazer parcerias com influenciadores digitais e outros canais de referência no seu segmento;
  4. mensurar seus resultados e usá-los como guias para um marketing ainda melhor. 

Para finalizar, que tal assistir ao vídeo abaixo, publicado no início da carreira de Whindersson Nunes, para inspirar? Hoje, o humorista é dono do segundo canal mais seguido do Brasil e é considerado uma referência em seu segmento. 

Agora você já sabe como ser um youtuber de sucesso. Que tal aprender também como fazer cenários para vídeos e criar conteúdos de qualidade?

Fabio Godoy