como-divulgar-produto-digital

Como divulgar um produto digital? 5 dicas (e 1 bônus)

Com o crescimento exponencial do uso de dispositivos móveis para impulsionar compras online, entender como divulgar um produto digital se tornou necessário para diferenciar uma oferta em um mar de concorrentes. 

Em fevereiro de 2020, a revista PEGN divulgou os resultados de uma pesquisa realizada pela HeroSpark, com algumas perspectivas e opiniões de empreendedores online — cujo negócio se baseia essencialmente em produtos digitais. A pesquisa revelou que os principais desafios dos respondentes são vendas e investimentos, respectivamente. 

Além disso, a pesquisa apontou que o segmento de educação seria um dos mais promissores do ano, em razão do crescente mercado EAD no Brasil e no mundo. 

Se você é um empreendedor digital na área da educação ou em outro nicho, continue lendo este artigo para entender como divulgar um produto digital em 5 dicas e um bônus exclusivo! 

Como divulgar um produto digital? 5 dicas

Marketing de conteúdo, redes sociais, site e landing page, influenciadores digitais e promoções. Essas são algumas estratégias que te ajudarão a entender como divulgar um produto digital. 

A seguir, destrinchamos e exemplificamos cada uma delas mais detalhadamente. Quer ver? Então prossiga na leitura. 

1. Marketing de conteúdo

O primeiro segredo para descobrir como divulgar um produto digital é saber explorar o marketing de conteúdo. Você conhece essa estratégia? 

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que busca atrair e fidelizar clientes por meio de diferentes conteúdos: podcasts, webinars, artigos, animações, e-books ou infográficos. O importante, no marketing de conteúdo, é saber entregar ao potencial cliente a resposta que ele busca, no momento em que ele busca

E o marketing de conteúdo funciona? — você pode estar se perguntando. 

Nós respondemos com algumas estatísticas: 

  • 54% dos consumidores deseja ver mais conteúdo das marcas que consomem;
  • 90% dos consumidores faz pesquisas sobre a empresa antes de decidir fazer uma compra; 
  • 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto enquanto realizavam uma pesquisa.

Convencido? Agora, a pergunta da vez deve ser: “mas como divulgar um produto digital com marketing de conteúdo?” Que tal um exemplo para entender melhor?

Suponhamos que você queira divulgar sua empresa de cursos online usando o marketing de conteúdo. Para isso, você precisará desenvolver materiais que gerem credibilidade para a sua marca, mostrando um pouco do conhecimento da empresa e dos tutores que ministram os cursos. 

Pensando nisso, pode ser uma boa tática investir em um blog corporativo com conteúdos ricos que mostram desde a importância do mercado EAD até os diferenciais do seu negócio. 

Esse conteúdo ajudará a conduzir um possível cliente pelo funil de vendas até o momento da compra.  

Quer saber um pouco mais sobre a magia do marketing de conteúdo? Então acompanhe o vídeo abaixo: 

Além do blog corporativo, os itens 2 e 3 da nossa lista também são importantes aliados para entender como divulgar um produto digital com marketing de conteúdo. Por isso, continue lendo para saber mais! 

2. Redes Sociais

Um dos mais eficazes ambientes para executar uma estratégia de marketing de conteúdo é a rede social. Isso porque ali estão reunidos muitos usuários em busca de informações que os convençam a escolher uma marca ou produto para adquirir. 

De acordo com o relatório Digital in 2020, a média de utilização mundial de internet é de 2h24. Nosso país, entretanto, consome mais do que essa média: 3h31 são dedicadas ao uso da rede. Veja no gráfico abaixo a evolução dos países que mais consomem internet no mundo: 

Fonte: Digital in 2020

Além disso, a pesquisa também aponta onde está a maior concentração de usuários de redes sociais: no Facebook e YouTube, majoritariamente. O Instagram também aparece na lista, assim como o Twitter e o Pinterest. 

Diante de tantas informações, fica a pergunta: como divulgar um produto digital nas redes sociais? Veja nossas dicas abaixo, tomando como base o exemplo usado acima: 

  • estabelecer um diálogo com os seguidores e fãs da marca, investindo em marketing de relacionamento;
  • oferecer conteúdo relevante e direcionar os usuários para páginas de conteúdo ou compra dos cursos oferecidos; 
  • criar canais de atendimento ao cliente (como chats online) humanizados e acessíveis;
  • oferecer diversos tipos de conteúdo digital, como transmissões ao vivo, webinars, webséries e IGTVs. 

3. Site e landing page

Outra forma de colocar em prática a estratégia do marketing de conteúdo para divulgar um produto digital é desenvolvendo um site. 

Nele, ficarão agrupadas todas as informações necessárias para convencer o potencial cliente a adquirir aquilo que é oferecido:

  • dados técnicos (no caso de um curso online, a ementa, duração, emissão de certificados, modelos de avaliação, informações sobre a plataforma EAD e o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem etc.);
  • informações sobre pagamento e entrega;
  • artigos e informações relevantes para construir autoridade para a empresa;
  • dúvidas frequentes;
  • canais de contato. 

A landing page também é um interessante recurso para divulgar um produto digital. Por meio dela, você troca dados pessoais dos usuários por um material rico (que pode ser um e-book, um infográfico, uma pesquisa, um relatório etc). 

A ideia é que a leitura do material ajude a convencer o leitor da relevância de sua empresa, tornando-a sua primeira opção de compra. 

4. Influenciadores digitais

Você sabia que, nos Estados Unidos, o trabalho com influenciadores digitais já é preferência de 80% dos profissionais de marketing? A expectativa de quem trabalha no setor é de que os rendimentos com esse tipo de marketing ultrapassem a casa dos US$10 bilhões até o fim de 2020! 

Por isso, se você busca entender como divulgar um produto digital, definitivamente deve considerar o trabalho com as personalidades da internet. 

Se retomarmos o exemplo da empresa de cursos online, por exemplo, conseguimos imaginar algumas situações hipotéticas em que um influenciador poderia contribuir para a venda do produto digital: 

  • oferecendo um cupom de desconto para a primeira compra;
  • fazendo conteúdo publicitário que divulgue os principais diferenciais dos cursos oferecidos;
  • mostrando como funciona a plataforma EAD e como é fácil ser um aluno a distância; 
  • entrevistando tutores EAD para falar sobre o conteúdo dos cursos oferecidos. 

5. Promoções e presentes

O último item da lista de como divulgar um produto digital está bastante relacionado ao anterior. Lembra que mencionamos os cupons de desconto como estratégia para os influenciadores digitais? Essa técnica também pode funcionar de forma independente, por meio de um botão de ação no site da empresa ou em uma newsletter ou e-mail marketing. 

O segredo é entender que as promoções e presentes devem ser chamarizes para o potencial cliente, deixando-o curioso e interessado em continuar o aprendizado. 

Se você lança, por exemplo, um curso grátis para atrair alunos, deve fazer uma escolha inteligente: ofereça um material introdutório, de qualidade e que abra precedentes para o prosseguimento dos estudos. 

Ao fim do período de teste, não deixe de incluir um botão que leve o aluno diretamente à aquisição do conteúdo seguinte. Algo como: “Gostou do curso introdutório? Que tal aproveitar e adquirir a versão aprofundada clicando aqui?” 

Bônus: como divulgar um produto digital de forma certeira?

Nossa dica bônus sobre como divulgar um produto digital pode se resumida em uma palavra-chave: propósito

Toda divulgação, campanha ou estratégia precisa ser pautada no verdadeiro propósito da marca. Não caia no erro de concentrar seus esforços exclusivamente no lucro. Nos dias de hoje, o público consumidor busca se conectar verdadeiramente com a essência de toda marca da qual compra. 

Por isso, foque seus esforços em comunicar com paixão, compartilhar o DNA da marca e conquistar clientes que serão, também, parceiros na divulgação de um só objetivo: o de transformar realidades! 

Agora que você já sabe como divulgar um produto digital de 5 formas diferentes, que tal mergulhar um pouco mais fundo na questão do propósito?

Nossa indicação é o artigo sobre inclusão social na educação e o papel da EAD. Boa leitura! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy