como-criar-produto-digital

Como criar um produto digital em 7 passos e organizar suas vendas online?

Se você já é um produtor de conteúdo EAD e busca formas de potencializar as vendas de seus cursos, entenda que saber como criar um produto digital pode ser a resposta que você precisa. 

Dê uma olhada nesse vídeo abaixo para entender mais sobre produtos digitais, ou leia o restante deste artigo!

O mundo está cada vez mais imerso na cultura digital, e vem dando preferência às compras online a cada ano. Prova disso são os resultados apresentados pela pesquisa Webshoppers 2019. Ela aponta que 36% da população brasileira é digital buyer, ou seja, faz compras online. 

Para entender um pouco mais sobre como criar um produto digital e potencializar suas vendas, continue lendo este artigo. Nele, ensinaremos os 7 passos essenciais para desenvolver um infoproduto: 

  • Escolher o tema de trabalho
  • Pesquisar o mercado e o nicho de atuação
  • Desenhar a(s) persona(s)
  • Definir o melhor formato para o produto digital
  • Criar o material
  • Investir em um bom marketing
  • Disponibilizar o conteúdo

Vamos lá? 

O que é um produto digital?

Antes de falarmos especificamente sobre como criar um produto digital, uma pausa para conceituar. Produto digital — ou infoproduto — é aquele produto que é produzido de forma digital e que utiliza canais essencialmente online para a sua venda

Por questões de ordem prática e logística, geralmente, os produtos digitais são categorizados como bens de informação. Confira abaixo algumas ideias para criar um produto digital.

As temáticas abordadas pelos diferentes formatos de conteúdo são as mais variadas: receitas, astrologia, educação, ensino profissionalizante, crescimento pessoal, trabalhos manuais, marketing digital, estética, e por aí vai. 

A lógica dos produtos digitais é a seguinte: o empreendedor disponibiliza seu infoproduto online (pode ser em uma plataforma EAD, no caso de cursos, em uma plataforma de streaming ou em uma landing page, no caso de e-books e outros materiais informativos). 

A seguir, consumidores interessados pagam pelo produto e, a partir daí, têm o direito de acessá-lo por um dado período de tempo (alguns conteúdos oferecem acesso ilimitado, outros, determinam um prazo para expiração) em diversas plataformas online.

Parece promissor, não é? Agora falaremos sobre algumas vantagens desse método de venda.  

Vantagens de criar um produto digital: por que os produtos digitais estão em alta? 

Se você chegou a este artigo em busca de um passo a passo para criar um produto digital, certamente já enxergou este mercado como uma fonte promissora de receita, não é mesmo?

E você não se enganou! De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), “o Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo” — e esta é apenas uma das modalidades existentes de investimento em produtos digitais! 

Vender um produto digital tem inúmeros pontos positivos! O retorno rápido (e o investimento relativamente pequeno) não é a única vantagem deste modelo de negócio. Conheça a seguir alguns benefícios de criar e comercializar produtos digitais:

  • Flexibilidade de horário de trabalho;
  • Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar;
  • Necessidade reduzida de equipe;
  • Economia de recursos logísticos (já que não é preciso investir em estoques ou sedes físicas);
  • Alta escalabilidade (o produto digital pode ser comercializado para qualquer lugar do mundo);
  • Facilidade de atualização do produto e de modernização dos processos (uma vez que são inteiramente digitais).

Além disso, entender como criar um produto digital do zero e como divulgá-lo a potenciais clientes pode ser uma ótima estratégia para alavancar suas vendas. Isso porque um dos principais diferenciais dos infoprodutos é sua escalabilidade, ou seja, a facilidade de vender em larga escala sem precisar fazer grandes investimentos. 

Outro motivo que destaca os produtos digitais das demais soluções é o aquecimento do mercado e seu grande potencial de venda. De acordo com a pesquisa Digital Adspend 2018, o segmento deve crescer mais de 12% até 2021, superando formas tradicionais de publicidade, como a televisão. 

Chegou a hora de investir nesse mundo de produtos digitais, não acha? Então aprenda a seguir como criar um produto digital do zero!

Como criar um produto digital do zero

Para entender como criar um produto digital do zero, é preciso compreender a necessidade de uma boa pesquisa de campo. Como todo empreendimento, um produto digital precisa ter, bem desenhados, seu nicho de atuação, público-alvo, estratégias de apresentação, argumentos de venda e cronograma de marketing. 

Quer ver detalhadamente nosso passo a passo para criar (e vender) um produto digital? Então continue a leitura! 

1. Escolher o tema de trabalho: lista de afinidades

O primeiro passo para descobrir como criar um produto digital é encontrar o tema de trabalho. Para isso, é preciso fazer uma reflexão sobre as oportunidades disponíveis e habilidades desenvolvidas, ou seja, encontrar a sua área de afinidade.

Costumamos dizer que um bom empreendedor não opera apenas com a mente, mas também com o coração. Por isso, não basta se guiar somente por aquilo que está em alta no mercado. É preciso investir em um produto que você acredite, e sobretudo, que consiga defender de forma emocional e humanizada.

Lembre-se de que, para ser competitivo, seu produto digital precisa ser diferente da concorrência. Portanto, encontre um tema que permita abordagens dinâmicas, conversas fluidas e um formato de ensino leve e diferente do convencional. 

2. Pesquisar o mercado e o nicho de atuação

Com a ideia em mente, já fica mais fácil seguir para o segundo passo: entender o mercado e o nicho de atuação. Se estamos falando, por exemplo, de um curso livre de bolos decorados, é dever do empreendedor pesquisar o segmento gastronômico e entender se: 

  • Há espaço para aquela demanda?
  • Existe muita concorrência?
  • Como os concorrentes trabalham?
  • Como o mercado reage às diferentes formas de trabalhar? 
  • Existe algum tipo de abordagem pouco explorada?

“Mas é possível realizar um estudo como este na internet?”, você pode estar se perguntando. De fato, a internet eliminou barreiras geográficas. Isso tornou os mercados diluídos e pouco palpáveis.

De toda forma, ainda é possível acompanhar as tendências e se apoiar em relatórios e pesquisas para compreender como se relacionam às estratégias de venda e os comportamentos de compra. 

Além disso, um estudo de mercado permite identificar segmentos saturados, com grande oferta de produtos, e outros em que ainda há oportunidades de investimento. 

3. Desenhar a(s) persona(s)

Se você acompanha os conteúdos da EAD Plataforma, sabe que já falamos sobre a importância de criar personas em nosso artigo com dicas para vender curso online. As personas são representações fiéis dos clientes-modelo de um negócio. 

Por isso, para criar uma persona, é preciso detalhes sobre os hábitos e costumes dos potenciais compradores do produto digital. 

Uma dica para ter acesso a essas informações é utilizar as redes sociais para entender as necessidades e anseios de quem ainda não tomou a decisão de compra. 

Frequente fóruns online, busque grupos e comunidades de consumidores do seu produto, encontre redes sociais de negócios semelhantes ao seu e entenda como este público se comporta. 

Outra dica de ouro para fazer uma boa avaliação do público para definir a sua persona é aplicar pesquisas de satisfação e coletar feedbacks de grupos amostrais.

Com isso, você conseguirá mapear:

  • O que ele espera?
  • Como ele busca o que precisa?
  • Que canais utiliza?
  • Como prefere pagar por seus produtos?
  • O que ele considera uma boa experiência de compra?

E muito mais!

4. Definir o melhor formato para o produto digital

Agora sim, você terá condições de partir para o quarto passo e definir o melhor formato para o produto digital. Nossa dica é tomar a decisão somente após conhecer as necessidades do seu público-alvo. 

Vamos retomar nosso exemplo do curso de bolos decorados. Imagine que, de cara, o curso foi pensado em um formato e-Book. A princípio, parece uma ótima ideia, já que é um conteúdo compacto, portátil e pode ser acessado quantas vezes for necessário. 

Agora imagine que, após a pesquisa de opinião com o público-alvo, é detectada a intenção dos alunos de testar as receitas ao mesmo tempo em que consomem o conteúdo. Nesse cenário, um material divulgado em vídeo poderia ser mais efetivo, já que apresenta o preparo das receitas em tempo real e permite pausas estratégicas para comparar os resultados obtidos. 

5. Criar o material

Chegou a hora de colocar a mão na massa — e não estamos falando apenas do nosso exemplo do curso de bolos! — Com uma análise profunda do mercado, do nicho de atuação e das necessidades do público-alvo, é hora de começar a produzir o material. 

Existem dois caminhos principais para desenvolver o produto digital:

  1. Produto digital autoral

Neste caso, o infoproduto oferecido é desenvolvido internamente pela empresa. Pode ser, por exemplo, um curso EAD, um e-book ou um conjunto de fotografias.

  1. Produto digital licenciado

A segunda opção é investir em licenciamento de produtos digitais. Neste caso, o material é criado por uma outra empresa ou empreendedor, e você compra uma licença para comercializá-lo.

Esta prática é bastante comum no mercado de e-books, quando as licenças vendidas permitem que o comprador traduza e comercialize o material conforme sua necessidade.

Além disso, vale investir em algumas ferramentas de criação de produtos digitais para profissionalizar ainda mais o produto final.

Em outros artigos, demos algumas dicas de ouro para criar conteúdo EAD de qualidade. Veja nossa lista de indicações de leitura: 

6. Investir em um bom marketing

Pronto! Depois do passo 5, você já tem um produto digital! Porém, um bom infoproduto só tem seu ciclo de criação finalizado quando o plano de marketing para a sua venda está pronto! 

Afinal, por mais que tenha inúmeras vantagens, entender como criar um produto digital significa também ter consciência de que estará vendendo em um ambiente extremamente competitivo. 

Por isso, não economize nas frentes de atuação! Aprenda como divulgar um canal no YouTube, disponibilizando, ali, pequenos trechos do material ofertado. Não esqueça de trabalhar firme com as redes sociais também! A pesquisa Webshoppers, que mencionamos no começo do conteúdo, traz um dado bastante interessante sobre o tema: 

  • 53% dos consumidores digitais decidem fazer uma compra motivados pelo conteúdo que acessam no Facebook. Logo atrás está o Instagram, motivando 32% dos compradores. 

Portanto, quando falamos em infoprodutos, geralmente esperamos um esforço massivo em marketing digital, já que a internet é o local ao qual os consumidores recorrem para sanar suas necessidades.

Um bom plano de marketing digital deve conter:

  • Estratégias de longo prazo;
  • Planos de curto prazo;
  • Orientações para gestão de redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, etc);
  • Guia para a criação de marketplaces;
  • Política de relacionamento com o cliente;
  • Caminhos e canais usados no marketing omnichannel;
  • Orientações sobre a linguagem da marca;
  • Orçamento disponível;
  • Cronograma de postagens.

7.  Disponibilizar o conteúdo

Agora que o seu produto digital já está pronto e o marketing já está rodando, chegou a hora de disponibilizá-lo para o público!

Essa última etapa é de extrema importância. De nada adianta o produto digital ser maravilhoso se a forma de disponibilização dele na internet não é agradável para o consumidor. 

É por isso que é necessário investir em boas ferramentas e plataformas de hospedagem para garantir uma boa experiência do usuário. 

Pergunte-se: “como o meu produto chegará ao consumidor?” Lembre-se de que a opção escolhida precisa ser ágil e funcional. Algumas opções para entrega de produtos digitais são:

  • Link para download;
  • Envio por e-mail;
  • Download após preenchimento de formulário;
  • Acesso a uma plataforma e-learning (no caso de cursos online).

Na hora de disponibilizar o seu conteúdo você pode também apostar nas chamadas “iscas digitais”. Nessa estratégia você disponibiliza gratuitamente uma parte do conteúdo do seu produto digital. Ao consumir essa parte, as pessoas ficarão interessadas e acabarão comprando o produto completo.

Aprendeu como criar um produto digital? 

Como vimos neste artigo, antes de colocar seu negócio para rodar, é essencial saber como criar um produto digital. Dessa forma, você assegura a solidez do seu negócio e se prepara para todas as etapas da jornada de compra do consumidor.

Mas agora que você já sabe como criar um produto digital, chegou a hora de colocar tudo o que aprendeu neste artigo em prática!

E se você trabalha ou quer trabalhar com cursos online, já sabe que oferecer uma experiência para o usuário é de máxima importância para o sucesso do seu produto.

É por isso que você precisa conhecer mais de perto a EAD Plataforma, uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos, além de mais de 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Grupos e turmas;
  • Cupom de desconto;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

E muito mais!

Além disso, com a nossa Plataforma Comercial você vende cursos online com a maior praticidade, já que ela funciona como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

As matrículas são liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno e você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a vender o seu produto digital para pessoas de qualquer lugar do mundo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy