tipos-plataformas-e-learning

4 tipos de plataforma e-learning: descubra o ideal para você

Se você está buscando informações sobre tipos de plataforma e-learning, certamente já entendeu o quão promissor é o mercado de educação a distância, não é mesmo? 

A modalidade, que já estava crescendo no Brasil, conseguiu ainda mais visibilidade após a pandemia global do coronavírus, que impôs uma nova forma de trabalhar, se relacionar, e, é claro, de aprender. 

De acordo com o artigo publicado por Roberto Palhares no portal da ABED, atualmente, mais de 9 milhões de estudantes optam pela modalidade EAD no país.

Por isso, se você deseja mergulhar no mundo do empreendedorismo em educação a distância, continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre um dos passos mais importantes para criar uma empresa de cursos online: os diferentes tipos de plataforma e-learning e suas funcionalidades. Você aprenderá um pouco sobre:

  1. E-learning em nuvem
  2. Plataforma e-learning em software
  3. E-learning web
  4. Plataforma e-learning gratuita

Boa leitura! 

Por que a plataforma e-learning é tão importante na EAD? 

Antes de partirmos para a parte prática, vamos recordar rapidamente a importância de uma plataforma e-learning? 

A ferramenta é essencial para garantir o bom aproveitamento dos alunos e uma boa gestão do curso por parte dos tutores EAD e professores. A plataforma e-learning funciona por meio de um LMS – Learning Managment System, ou sistema de gerenciamento de aprendizagem. 

A ideia é que a plataforma ofereça todas as funcionalidades necessárias para garantir que os estudantes cumpram sua rota de aprendizagem (isso inclui diversos tipos de conteúdo digital, avaliações, trabalhos, fóruns e outras ferramentas de interação). 

Ao mesmo tempo, oferece ao tutor e administrador do curso a possibilidade de gerir esse conteúdo e acompanhar o progresso dos alunos, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista gerencial. 

Por esta razão, é fundamental entender qual o formato do curso, quais as demandas operacionais ligadas a ele e, a partir daí, descobrir qual dos tipos de plataforma e-learning se encaixa melhor nas necessidades.

Quer um exemplo? Se seu conteúdo for utilizado como ferramenta de marketing para captar alunos para um curso mais aprofundado, ele pode ser veiculado em uma plataforma e-learning gratuita ou até mesmo em uma rede social, como o YouTube

Por outro lado, cursos mais longos, complexos e que exigem mais diversidade de formatos demandam um tipo de plataforma e-learning com maior capacidade de armazenamento e liberdade para utilização de diversos formatos de conteúdo. 

4 tipos de plataforma e-learning

Veja a seguir quais são os principais tipos de plataforma e-learning e para que situações cada um deles é recomendado. 

1. Plataforma e-learning em nuvem

O primeiro tipo de plataforma e-learning é baseado no armazenamento em nuvem. Isso significa que todo o conteúdo desenvolvido para o curso, bem como seus dados e documentos, é armazenado em um sistema centralizado que permite o acesso de qualquer lugar, a qualquer hora. 

Uma das maiores vantagens da plataforma e-learning em nuvem é a facilidade de compartilhamento e a mobilidade de acesso, que é simplificado e isento de burocracias.

Por outro lado, um serviço em nuvem ainda enfrenta alguns entraves relacionados a brechas na segurança cibernética (especialmente no que diz respeito à possibilidade de vazamentos) e o preço — muitas vezes, os pacotes gratuitos ou com preços baixos são condicionados a um volume reduzido de espaço disponível. 

Veja abaixo como funciona a computação em nuvem para entender o armazenamento de conteúdo neste tipo de plataforma:

2. Plataforma e-learning em software instalado

O segundo item da lista de tipos de plataforma de e-learning é a ferramenta em software. Nesse caso, o empreendedor EAD adquire um software que é instalado em sua rede. 

Apesar de ser uma solução bastante profissional e indicada para quem busca um serviço de qualidade, é preciso escolher com atenção. Uma plataforma e-learning em software oferecida por um fornecedor sem expertise pode exigir constantes reparos e demandar atualizações, tornando a alternativa pouco rentável. 

3. Plataforma e-learning SaaS

Em terceiro lugar na lista de tipos de plataforma e-learning estão as ferramentas conhecidas como SaaS — Software as Service, ou Software Como Serviço. 

Neste caso, a ferramenta está disponível online, e é mais econômica em comparação às plataformas em software instalado. 

Além disso, há uma vantagem importante nas plataformas e-learning web: os fornecedores são inteiramente responsáveis pela manutenção do sistema, atualizações de versão e suporte ao usuário. 

4. Plataforma e-learning gratuita

Por fim, o último dos tipos de plataforma e-learning é recomendado para quem não tem verba para investir em alternativas pagas. Nesse caso, a solução é apostar em uma plataforma e-learning gratuita. 

A vantagem, é claro, é a ausência de taxas agregadas. Entretanto, as plataformas gratuitas são, via de regra, mais rústicas, necessitam de conhecimento em programação para qualquer personalização e, em geral, não oferecem suporte para os usuários — o que pode se converter em um verdadeiro prejuízo. 

O que levar em conta ao escolher a sua plataforma EAD?

Agora que você já conhece os principais tipos e viu alguns exemplos de plataformas EAD com diferentes bases de funcionamento, chegou a hora de compreender o que precisa ser levado em conta antes de bater o martelo e tomar sua decisão. Confira a lista a seguir: 

  • capacidade de suportar diversos tipos de conteúdo;
  • responsividade (para funcionar corretamente em diferentes formatos e tamanhos de telas);
  • possibilidade de personalização;
  • usabilidade para o usuário (aluno e tutor);
  • ferramentas de gestão; 
  • canais de comunicação;
  • gerenciamento de dados e relatórios. 

Agora que você já conhece os principais tipos de plataforma e-learning, está pronto para dar o próximo passo: conhecer as opções disponíveis no mercado.

Para te ajudar, temos uma sugestão: que tal começar pela melhor? A EAD Plataforma é uma ferramenta intuitiva e funcional, que opera como SaaS. Sua usabilidade já foi comprovada pelos mais de 2 milhões de usuários que testaram e aprovaram nosso sistema. 

Quer ser o próximo? Preencha o formulário e ganhe acesso gratuito a todas as funcionalidades da EAD Plataforma por 7 dias! 

Fabio Godoy