o-que-e-plataforma-e-learning

O que é plataforma e-learning e como ela pode ajudar na EAD?

Se você se interessa pelo segmento de educação a distância, certamente já se perguntou o que é plataforma e-learning. Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde alunos e tutores podem compartilhar conteúdos e informações de forma digital. 

A plataforma e-learning é parte fundamental da estratégia de educação a distância, que, a cada ano, ganha força como método educacional no Brasil e no mundo. Não à toa, a Research and Markets projetou um alcance de US$325 bilhões até 2025 para o segmento de ensino a distância nos Estados Unidos. 

Portanto, se você já faz parte ou quer fazer parte do mundo EAD, precisa entender o que é e-learning e como ele contribui para a criação de um sistema de aprendizagem efetivo e prático. 

O que é plataforma e-learning? 

De forma mais detalhada, saber o que é plataforma e-learning exige a compreensão dos termos de forma individual. Uma plataforma é um ambiente virtual onde se realizam interações, atividades e ações. Por exemplo: o Facebook é uma plataforma digital que tem, como objetivo, promover interações entre usuários. 

Já o e-learning é uma metodologia de ensino baseada em recursos digitais. Como o próprio nome diz, “e-learning” significa “aprendizado eletrônico”. 

A soma dos dois conceitos resulta em uma explicação bastante clara do que é plataforma e-learning: um ambiente virtual onde se realizam processos de aprendizagem pautados na educação a distância. 

Para que serve a plataforma e-learning? 

A plataforma e-learning é um AVA – ambiente virtual de aprendizagem. Seu objetivo é possibilitar o desenvolvimento de uma comunidade acadêmica semelhante à encontrada no ensino presencial. 

Por isso, conta com um LMS – Learning Management System, ou sistema de gerenciamento de aprendizagem, que permite ao professor ou tutor organizar uma rota de aprendizagem semelhante à que ele realizaria em classes presenciais. 

Além disso, entendendo o que é plataforma e-learning e sabendo como utilizá-la, é possível ir além da experiência de transmissão de conteúdo, criando uma relação de troca capaz de engajar e motivar os alunos EAD

Como a plataforma e-learning funciona? 

Além de entender o que é plataforma e-learning, é importante saber como usá-la. O objetivo deve ser aproveitar ao máximo suas funcionalidades para oferecer aos alunos a melhor experiência de aprendizagem possível. 

Uma plataforma e-learning funciona como o ambiente virtual por meio do qual alunos e tutores trocarão informações. Ela também é a base para o processo de aprendizagem. 

Algumas das principais funcionalidades da plataforma e-learning são: 

  • Armazenamento de conteúdos de diversos formatos (incluindo videoaulas, e-books, webinars, etc.)
  • Disponibilização de trabalhos e testes para os alunos; 
  • Gestão financeira do curso (como acompanhamento de emissão de notas fiscais e acompanhamento do pagamento de mensalidades); 
  • Fórum EAD para discussões sobre os conteúdos; 
  • Biblioteca virtual;
  • Chat

O que sua plataforma EAD precisa ter? 

Escolher a melhor plataforma EAD é fundamental para que o curso online corra bem. Isso porque, sem o suporte físico, toda a gestão do conhecimento acontece de forma digital.

Portanto, antes de decidir a melhor plataforma e-learning para o seu negócio, pesquise bem! Leve em consideração aspectos como: 

  • expertise do fornecedor;
  • número de usuários da plataforma;
  • avaliações no site e redes sociais; 
  • usabilidade da plataforma para tutores e para alunos; 
  • possibilidade de escalabilidade (quantos cursos cada tipo de plano comporta etc.); 
  • tipo de suporte;
  • nível de modernização dos recursos. 

Quais as vantagens de utilizar plataformas e-learning? 

Agora você já sabe o que é plataforma e-learning e como ela funciona, chegou a hora de falarmos sobre as vantagens de utilizá-la. 

Os benefícios de ter um sistema eletrônico de gestão de aprendizagem são muitos, mas listamos 5 deles a seguir. 

Integração de processos educacionais

O primeiro benefício de entender o que é plataforma e-learning e saber utilizá-la é a capacidade de integrar processos educacionais em um só sistema. 

No ensino presencial, o processo educacional se concentra inteiramente no professor. Cabe a ele gerir o conteúdo, ministrar as aulas, resolver dúvidas e questionamentos dos alunos, administrar provas e atividades.

Já na EAD, o suporte de gerenciamento da plataforma e-learning permite que todos os processos fiquem centralizados em um só lugar. Na mesma plataforma, é possível disponibilizar aulas, recolher comentários, endereçar dúvidas, aplicar provas e trabalhos, fazer o gerenciamento financeiro, criar estratégias de captação de novos alunos

Imagine o quão prático isso pode ser? 

Autonomia de utilização para os alunos

Para os alunos, o uso de uma plataforma e-learning abre novas perspectivas para a educação. Enquanto no ensino presencial os alunos precisam se submeter a um cronograma de estudos previamente determinado pela instituição, no EAD o cenário é diferente.

Embora tenham prazos e objetivos para concluir, os alunos têm autonomia para cumprir as tarefas de acordo com a sua disponibilidade. Por essa razão, o uso de treinamentos corporativos online tem se tornado uma alternativa bastante atrativa para empresas. 

Facilidade de gestão para os tutores

Como falamos no primeiro tópico da lista, ter uma plataforma integrada para gestão da aprendizagem pode ser uma verdadeira mão na roda para quem administra o curso online. 

Mas e quando falamos sobre os produtores de conteúdo

Para os tutores e produtores de conteúdo EAD, ter uma plataforma e-learning ajuda na organização do processo educacional. Isso porque permite uma visão sistêmica da trilha de aprendizagem e o acompanhamento do progresso do ensino. 

Além disso, ter uma plataforma e-learning permite que os tutores e produtores de conteúdo explorem tipos de conteúdos digitais diferentes e com maior índice de engajamento, saindo do padrão exposição do professor+apresentação de slides. 

Acompanhamento do aproveitamento dos alunos

Outra vantagem de entender o que é uma plataforma e-learning é a possibilidade de utilizá-la como fonte para o acompanhamento do aproveitamento dos alunos. 

As melhores plataformas permitem que o tutor veja quem consumiu os conteúdos, leu as mensagens enviadas nos fóruns e via e-mail, além de possibilitar a aplicação de testes de conclusão de módulos e cursos. 

Escalabilidade para cursos corporativos 

Por fim, é muito importante falarmos sobre a relevância do conhecimento do que é plataforma e-learning para empresas. 

Em ambientes corporativos com rotinas intensas, ministrar treinamentos presenciais pode ser um verdadeiro desafio. A melhor solução, nestes casos, pode ser utilizar uma plataforma EAD corporativo para ministrar treinamentos online. 

Além de fornecer todos os benefícios acima mencionados, a plataforma e-learning também ajuda a tornar o conteúdo escalável. Isso significa que um mesmo curso pode ser ministrado para diversas filiais ou grupos de colaboradores sem que precise de um novo investimento financeiro e logístico. 

É ou não é uma ótima ideia? 

Bom, agora você já sabe o que é plataforma e-learning e como ela pode contribuir para uma educação a distância mais organizada, efetiva e funcional. 

Que tal dar o próximo passo e escolher a plataforma ideal para o seu negócio? Nossa sugestão é a EAD plataforma, que já reúne mais de 2 milhões de acessos e é a solução mais descomplicada do mercado! 

Peça seu teste grátis e explore nossas funcionalidades por 7 dias! 

Fabio Godoy