programas-gravar-videoaulas

Descubra 7 excelentes programas para gravar videoaula

De acordo com o Censo ABED 2018, as videoaulas são o recurso mais utilizado por cursos online (92,6% dos cursos inteiramente a distância usam a ferramenta, e 81,8% dos semipresenciais também). Sabendo que esse formato de conteúdo EAD é, de longe, o mais utilizado, descobrir os melhores programas para gravar videoaula pode ajudar o seu conteúdo a se destacar do de seus concorrentes.

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa entre os aplicativos mais utilizados e preparamos uma lista com 7 opções para criar conteúdos diferentes e dinâmicos. Alguns são programas para gravar videoaula grátis (e outros são pagos):

  1. oCam;
  2. ActivePresenter;
  3. Loom;
  4. Screenflow;
  5. Movavi;
  6. CyberLink PowerDirector;
  7. Sony Vegas.

Continue nesse artigo e veja detalhes sobre cada programa!

Por que investir em programas para gravar videoaula?

Se você já trabalha com o segmento de educação a distância, sabe que um dos maiores desafios da produção de conteúdo EAD é encontrar formas de engajar e motivar os alunos.

Evitar a evasão é um dos objetivos do tutor EAD e do dono da empresa de cursos, e oferecer materiais de estudo diferentes do convencional é uma boa forma de lutar contra esse verdadeiro pesadelo (que faz parte da realidade do ensino não presencial).

Para você ter uma ideia do que estamos falando, o CENSO ABED também nos mostrou que 14% dos cursos livres não corporativos inteiramente a distância enfrentaram taxas de evasão entre 26 e 50% no ano de 2018. Isso significa que essa porcentagem de alunos simplesmente abandonou o curso antes mesmo de finalizá-lo.

Enfim, para combater as taxas de evasão, é preciso trabalhar em diversas frentes, como:

  • estreitar a comunicação entre o tutor EAD e o aluno;
  • promover treinamentos mais acessíveis sobre como usar a plataforma EAD escolhida;
  • oferecer conteúdos mais atrativos.

Se você quiser descobrir como combater o fantasma da evasão produzindo conteúdos dinâmicos e modernos, continue a leitura e conheça nossa lista com os 7 melhores programas para gravar videoaula!

7 programas para gravar videoaula

Softwares gratuitos

1. oCam

Se você busca formas de produzir conteúdo EAD sem gastar muito, o oCam é um dos programas para gravar videoaula que podem te ajudar. Totalmente gratuito, ele permite gravações diretamente da tela do computador, o que facilita a criação de videoaulas mais completas e ligadas ao material de apoio.

Outro ponto positivo do oCam é que sua interface é bastante didática, e conduz com facilidade o trabalho de quem está começando agora a produzir videoaulas e gravações.

Quer experimentar o oCam? Você pode baixar o programa para gravar videoaula no PC diretamente por este link – e o processo de instalação é bem fácil.

Também separamos um vídeo que mostra as principais vantagens do software. Confira já!

2. ActivePresenter

Este é mais um programa para gravar videoaula grátis – e essa versão é completa, sem marca d’água e sem limite de tempo para os vídeos, o que te permite produzir livremente suas videoaulas.

O ActivePresenter (que pode ser baixado aqui) também é um programa para gravar videoaula da tela do PC e conta com bons recursos de edição, como cortes, colagem e otimização do áudio.

O software é bem fácil de usar, com botões bem organizados na parte de cima (que já dão uma “dica” do que fazem). Assim, fica mais simples você criar layouts personalizados para a videoaula – mesmo enquanto está fazendo uma gravação de tela.

Também é possível dar zoom em determinadas áreas do seu desktop, para dar foco para alguma informação. 

Dica: esse conjunto de funcionalidades faz do ActivePresenter um bom aliado na gravação de tutoriais e screencasts – dois infoprodutos que podem render uma bela grana extra.

Curioso para aprender mais sobre o programa? Confira o passo a passo neste vídeo:

3. Loom

O Loom é uma extensão do Google Chrome e pode ser um app muito útil na gravação de suas videoaulas, principalmente se você planeja criar séries de vídeos curtos.

No pacote gratuito do software, você consegue gravar takes de até 5 minutos – e a grande vantagem é que o Loom captura tanto a sua tela quanto a imagem da sua webcam (assim você pode aparecer no vídeo enquanto ensina o assunto).

Há outros recursos que são uma mão na roda para os produtores de conteúdo, principalmente as funções de edição (simples e eficazes) e a inclusão de botões de call-to-action e thumbnails personalizadas.

Neste vídeo, fica mais fácil entender como funciona a plataforma:

Para começar a usar o Loom agora mesmo, é só instalar o plugin no seu navegador!

Ah, e também já criamos uma matéria pra lá de completa sobre o software – que traz detalhes sobre os principais tipos de vídeo que você pode fazer com a ferramenta (tutoriais, processos de onboarding e programas de treinamento e capacitação).

Ainda não leu?

Então, corre lá: 3 passos para entender o que é o Loom e gravar seus vídeos!

Softwares pagos

4. Screenflow

O Screenflow é a alternativa para quem usa Mac e está em busca de ideias para produzir conteúdos diferentes.

Além de também permitir gravar videoaula da tela do PC, o programa Screenflow é interessante e amigável como editor de vídeos. Portanto, se você quiser mesclar gravações de tela com videoaulas convencionais, o Screenflow pode te ajudar a resolver ambas as demandas de uma só vez!

Que tal baixar o programa para gravar sua videoaula no PC e fazer um teste gratuito antes de comprar a licença? Você consegue fazer o download do Screenflow aqui.

Se quiser saber mais informações sobre o programa, esse conteúdo traz detalhes exclusivos:

5. Movavi

Outra opção interessante para quem não tem tanta expertise na gravação de vídeos é o Movavi. Assim como o Screenflow, o Movavi combina as funções de gravação de tela e edição de vídeo, o que permite gravar aulas e tutoriais com um mesmo padrão estético.

O Movavi – que pode ser baixado aqui – possui uma interface de uso bastante intuitivo, e permite exportar conteúdos com grande facilidade. Outro diferencial é a possibilidade de compartilhar o conteúdo online.

Vamos entender um pouco mais sobre o Movavi? Confira aqui:

6. CyberLink PowerDirector

O sexto item da nossa lista de programas para gravar videoaula é o CyberLink PowerDirector. Diferente dos softwares anteriores, essa é uma opção com comandos um pouco mais complexos, ideal para quem já conhece sobre programas de gravação e edição.

O CyberLink PowerDirector está disponível para Windows e pode ser baixado aqui.

O grande diferencial do software é sua rapidez de processamento: por ser um programa leve, é recomendado inclusive para a função MultiCam, que usa diversas câmeras ao mesmo tempo.

Usar esse recurso em suas videoaulas seria incrível, não?

Apesar disso, as funcionalidades mais avançadas têm um preço… Por mais que haja diferentes planos de assinatura, os valores são em euros – o que pode assustar o seu orçamento. 

Mas, enfim, quer saber mais sobre o editor? Dê uma olhadinha aqui:

7. Sony Vegas

Nossa última dica de programas para gravar videoaula é uma ferramenta de edição de vídeo voltada para quem, definitivamente, já conhece o segmento.

A cartela de comandos do Sony Vegas permite fazer ajustes detalhados no conteúdo do vídeo e no áudio produzido para a videoaula. Além disso, o programa realiza capturas de altíssima qualidade, e permite o complemento do material bruto com uma série de efeitos e transições.

O software também possibilita um teste gratuito por 30 dias (e você consegue baixá-lo aqui). Aproveite também para assistir a esse vídeo, que mostra os diferenciais do Sony Vegas:

Gostou dessa lista de programas para gravar videoaula?

Produzir videoaulas incríveis é um dos passos para criar um conteúdo EAD de qualidade, capaz de diferenciar o seu material da concorrência. Com a ajuda da nossa lista de programas para gravar videoaula, a tarefa certamente será um pouco mais simples, não é mesmo?

Ah, e aqui vai mais uma dica: ao gravar videoaulas diferentes, saiba que usar músicas sem direitos autorais também pode ser uma ótima ideia!

Quando seus primeiros vídeos estiverem prontos (isto é, gravados e editados), você precisará de uma plataforma para hospedá-los e vendê-los a seus clientes. E a EAD Plataforma pode te ajudar com isso!

Com nossa estrutura digital, você disponibiliza os conteúdos em um site só seu – e os alunos podem comprar a videoaula como se fosse em um e-commerce.

Outras funções da plataforma são:

  • disponibilidade de aulas ao vivo com chat;
  • possibilidade de criação de diferentes turmas de alunos;
  • aplicação de provas e geração de certificados de conclusão;
  • segurança na hora de configurar os pagamentos.

Ficou interessado? Faça um teste gratuito e confira as funcionalidades bem de perto!

Fabio Godoy