programas-gravar-videoaulas

Descubra 5 excelentes programas para gravar videoaula

De acordo com o Censo ABED 2018, as videoaulas são o recurso mais utilizado por cursos online (92,6% dos cursos inteiramente a distância usam a ferramenta, e 81,8% dos semipresenciais também). Sabendo que esse formato de conteúdo EAD é, de longe, o mais utilizado, descobrir os melhores programas para gravar videoaula pode ajudar o seu conteúdo a se destacar da concorrência. 

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa entre os aplicativos e programas mais utilizados e preparamos uma lista com 5 opções para criar conteúdos diferentes e dinâmicos! 

Os programas para gravar videoaula são:

  1. oCam
  2. Screenflow
  3. Movavi
  4. CyberLink PowerDirector
  5. Sony Vegas

Continue nesse artigo que iremos falar em detalhes sobre cada programa, colocar links e as vantagens deles.

Por que investir em programas para gravar videoaula? 

Se você já trabalha com o segmento de educação a distância, sabe que um dos maiores desafios da produção de conteúdo EAD é encontrar formas de engajar e motivar os alunos

Evitar a evasão é um dos objetivos do tutor EAD e do dono da empresa de cursos, e oferecer materiais de estudo diferentes do convencional é uma boa forma de lutar contra esse verdadeiro pesadelo que faz parte da realidade do ensino não-presencial. 

Para você ter uma ideia do que estamos falando, o CENSO ABED também nos mostrou que 14% dos cursos livres não corporativos  inteiramente a distância enfrentou taxas de evasão entre 26 e 50% no ano de 2018. Isso significa que essa porcentagem simplesmente abandonou o curso antes mesmo de finalizá-lo.

Pensando nisso, para combater as taxas de evasão, é preciso trabalhar em diversas frentes: estreitar a comunicação entre o tutor EAD e o aluno, promover treinamentos mais acessíveis sobre como usar a plataforma EAD escolhida e oferecer conteúdos mais atrativos são apenas algumas delas.  

5 programas para gravar videoaula

Se quiser descobrir como combater o fantasma da evasão produzindo conteúdos dinâmicos e modernos, continue a leitura e conheça nossa lista com os 5 melhores programas para gravar videoaula! 

1. oCam

Se você busca formas de produzir conteúdo EAD sem gastar muito, o oCam é um dos programas para gravar videoaula que pode te ajudar. Ele permite gravações diretamente da tela do computador, o que facilita a criação de videoaulas mais completas e ligadas ao material de apoio. 

Outro ponto positivo do oCam é o fato de ser um software totalmente gratuito. Sua interface é bastante didática, e conduz com facilidade o trabalho de quem está começando agora a produzir vídeo aulas e gravações. 

Baixe o oCam aqui. 

2. Screenflow

O Screenflow é a alternativa para quem usa Mac e está em busca de ideias para produzir conteúdos diferentes. 

Além de também permitir a gravação de tela, o Screenflow é uma alternativa interessante e amigável como um software editor de vídeos. Portanto, se você quiser mesclar gravações de tela com vídeo aulas convencionais, o Screenflow pode te ajudar a resolver de uma só vez ambas as demandas! 

Baixe o Screenflow aqui.

3. Movavi

Outra alternativa interessante para quem não tem tanta expertise na gravação de vídeos é o Movavi. Assim como o Screenflow, o Movavi combina as funções de gravação de tela e edição de vídeo, o que permite gravar aulas e tutoriais com um mesmo padrão estético. 

O Movavi possui uma interface de uso bastante intuitivo, e permite exportar conteúdos com grande facilidade. Outro diferencial é a possibilidade de compartilhar o conteúdo online. 

Baixe o Movavi aqui. 

4. CyberLink PowerDirector

O quarto item da nossa lista de programas para gravar videoaula é o CyberLink PowerDirector. Diferente dos softwares anteriores, essa é uma opção com comandos um pouco mais complexos, ideal para quem já conhece um pouco sobre programas de gravação e edição. 

O grande diferencial do CyberLink é sua rapidez de processamento: por ser um programa leve, é recomendado inclusive para a função MultiCam, que usa diversas câmeras ao mesmo tempo. 

Agora pense no quão incrível seria utilizar esse recurso em suas videoaulas?! 

O CyberLink PowerDirector está disponível para Windows e pode ser baixado aqui

5. Sony Vegas

Nossa última dica de programas para gravar videoaula é uma ferramenta de edição de vídeo voltada para quem, definitivamente, já conhece o segmento. 

Sua cartela de comandos permite fazer ajustes detalhados no conteúdo do vídeo e no áudio produzido para a videoaula. Além disso, o Sony Vegas realiza capturas de altíssima qualidade, e permite o complemento do material bruto com uma série de efeitos e transições. 

Baixe aqui o Sony Vegas. 

Aproveite também para assistir a esse vídeo, que mostra os diferenciais do programa: 

Gravar videoaulas incríveis um dos passos para criar um conteúdo EAD de qualidade, capaz de diferenciar o seu material da concorrência. Com a ajuda da nossa lista de programas para gravar videoaula, a tarefa certamente será um pouco mais simples, não é mesmo? Se você está pronto para começar a gravar videoaulas diferentes, temos outra dica de leitura para você: entenda a importância de usar músicas sem direitos autorais nos materiais produzidos! 

Fabio Godoy

Fundador da EAD Plataforma. É formado em Sistemas para Internet e trabalha com desenvolvimento de soluções para EAD desde 2009.
Fabio Godoy