o-que-e-infoproduto

O que é infoproduto: exemplos, como e porque entrar nesse mercado?

O conhecimento tem se mostrado cada vez mais um ativo valioso e as formas de disseminá-lo e comercializá-lo tem crescido cada vez mais. Os infoprodutos tem sido uma modalidade crescente no mercado, mas você sabe o que é infoproduto? Leia este artigo até o final e descubra!

O mercado tem cada vez mais se apropriado desse conceito e todo dia surge uma proposta de transformar conhecimento em um infoproduto e comercializá-lo. 

O que é infoproduto na prática?

Ao destrincharmos o nome já dá para se ter uma noção do que é infoproduto, “info” remete a informação e produto é tudo aquilo que pode ser comercializado, logo, infoproduto são conteúdos que podem ser comercializados como produtos ou produtos que possuem o conteúdo como valor. 

Os infoprodutos podem ser compartilhados gratuitamente, quando fazem parte de uma ação de marketing, por exemplo, ou vendidos.

Estamos falando de conteúdos exclusivamente digitais. Eles são pensados e criados para o ambiente digital, logo seus formatos são, geralmente, em áudio, vídeo ou texto.

Existem diversos formatos e possibilidades de se fazer os infoprodutos e alguns traremos neste artigo para você criar o seu e entrar nesse negócio que vem crescendo a cada dia.

Porque investir em infoprodutos?

Ok, você já entendeu o que é infoproduto, mas por que investir nesse mercado? Será que ele funciona para mim? Bom a resposta como você deve imaginar é: depende, existem nichos de mercado mais preparados do que outros para apostar nesse tipo de produto.

Claro que o tipo do público também influencia, se os seus clientes forem pessoas já habituadas com o ambiente digital sua tarefa será bem mais simples, no entanto existem outras vantagens de se apostar em infoprodutos.

  1. Renda recorrente e escalável

Quando se cria um infoproduto como um audiobook por exemplo, você tem o trabalho de produzir o conteúdo uma única vez, mas pode vendê-lo quantas vezes desejar. 

O conteúdo está pronto e fica disponível para quem quiser comprá-lo, sem necessidade de ter um estoque ou produzir em grande escala.

Isso faz com que seus ganhos sejam recorrentes, você cria um infoproduto, comercializa, divulga e vai coletando os ganhos.

  1. Baixo custo

Como destacamos no último ponto, você só precisará criar esse conteúdo uma única vez e pode adaptar esse mesmo material para outras mídias onde também pode comercializar esse mesmo infoproduto em versões diferentes. Por exemplo, um ebook pode se transformar em um audiobook e também ser comercializado. 

Além disso, diferente dos produtos físicos carregados de informação como livros e apostilas, ao lançar um infoproduto você não precisará arcar com custos como de gráfica, estoque e transporte. Basta alguns cliques e o seu cliente recebe o material, faz o download e pronto.

  1. Baixo investimento em divulgação

Se você quiser aprender como montar cursos EAD e vendê-los como infoprodutos, poderá fazer um trabalho de marketing mais estratégico e amplo, afinal, estamos falando de um infoproduto com mais valor agregado e, consequentemente, com maior valor de venda.

Além de usar redes sociais, e-mail marketing, SEO e anúncios, você pode investir em uma estratégia de marketing de afiliados

Nesses casos você só paga aos afiliados quando uma venda for feita a partir do link deles. É como repassar uma porcentagem do valor que fica condicionado a venda.

Tipos de infoprodutos

Bom, você já sabe o que é infoproduto e quais as vantagens de investir em um mercado como esse, mas quais os tipos de infoprodutos para que você possa começar hoje mesmo a trabalhar o seu? Confira abaixo os mais comuns.

Ebooks

Um dos mais famosos dessa lista, o ebook nada mais é que um material textual de informações criado para o ambiente virtual e são uma forma interessante de se aprofundar em algum tema.

Caso você não tenha conhecimento de design gráfico o ideal é que você contrate alguém para fazer a parte visual do ebook. Isso faz toda a diferença para ampliar o valor agregado do conteúdo.

Uma das vantagens desse tipo de material é usá-lo como moeda de troca para conseguir dados de um lead.

Você disponibiliza de forma gratuita mediante um cadastro da pessoa, pode ser no seu site ou em um landing page e com isso você ganha um novo lead para ser trabalhado e que pode vir a comprar um outro infoproduto de você.  

Audiobooks

Os conteúdos em forma de áudio vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente pelo crescimento das plataformas de streaming como Storytel e pela praticidade de poder escutar um conteúdo enquanto realiza outras atividades. 

Podcasts

Outro formato em áudio que vem ganhando popularidade são os podcasts. São programas de rádio focados em um ou mais temas que são gravados e colocados em plataformas como Spotify e Deezer.

Esse tipo de infoproduto também pode ser utilizado em um estratégia de atração semelhante ao citado no ebook, mas sem especificamente focar na venda. Você cria conteúdo relevante e seu público vem até você.  

Vídeo-aulas

Por último aquele que deve ser o formato mais comum quando se entende o que é infoproduto são as videoaulas, cada dia mais o ensino a distância ganha adeptos por sua praticidade e comodidade.

Hoje em dia é possível estudar por videoaulas em basicamente tudo, desde cursos mais básicos até altos níveis de complexidade como mestrados e doutorados e quanto maior a complexidade mais alto será o ticket médio.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre infoprodutos e possa começar a colocá-las em prática. Boas vendas!

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Inbound Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy