Blog EAD Plataforma 14-12-18 músicas sem direitos autorais

Onde encontrar músicas sem direitos autorais para minhas videoaulas?

Está procurando uma trilha sonora para dar um toque especial às suas videoaulas, porém não conseguiu achar músicas sem direitos autorais? Nós temos a solução!

Sim, existem diversos sites para baixar músicas sem direitos autorais,, e o melhor: alguns sem nenhum tipo de custo!

Então, como sabemos que você precisa deste material para a edição de suas videoaulas criativas, fizemos um artigo especial para você.

Aqui, nós reunimos os melhores sites para baixar músicas sem direitos autorais. Por isso, confira a lista que preparamos e aproveite.

Por que devo usar músicas sem direitos autorais?

Antes de tudo, achamos importante esclarecer a razão de você não poder usar qualquer música como trilha para gravar videoaulas incríveis para o seu curso.

Veja bem, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998 os direitos autorais são reconhecidos como bens móveis.

Ou seja, eles podem ser comercializados pelos seus detentores de forma expressa, que é quando há um registro dessa formalização.

Sendo assim, nenhuma pessoa pode utilizar músicas protegidas por direitos autorais para fins comerciais sem a devida autorização.

Ao desrespeitar essa lei, elas estarão sujeitas às implicações jurídicas que essa situação pode gerar, como condenações penais e civis.

Isso serve para você, produtor de cursos online, que apenas queria uma musiquinha para dar um tom mais alegre a sua videoaula.

Portanto, para que esse tipo de problema passe bem longe de você, preparamos essa lista de sites repletos de músicas sem direitos autorais (também conhecidos como copyright).

Dê uma olhada no vídeo abaixo que fala sobre os principais sites com músicas gratuitas e sem direitos autorais!

Esperamos que tenha curtido esse alerta. Então, vamos a lista agora!

Sites para baixar músicas sem direitos autorais

Nós selecionamos 10 sites incríveis para que você possa usufruir de trilhas sonoras para as suas videoaulas. São eles:

  1. Free Music Archive;
  2. Coleção de sons do facebook;
  3. Dig cc. Mixter;
  4. YouTube Audio Library;
  5. Bensound;
  6. Incompetech;
  7. Open Music Archive;
  8. Jamendo Music;
  9. OpSound;
  10. Josh Woodward.

Em seguida, faremos um breve resumo sobre cada um deles. Leia até o final para conferir todos os detalhes.

#1 Free music archive

Desde 2009 no ar, o Free Music Archive é uma biblioteca interativa  com áudios de alta qualidade para download.

Os detentores dos direitos das músicas são quem define as finalidades para as quais elas devem ser usadas.

Porém, para facilitar, eles possuem uma seção dedicada, exclusivamente, para arquivos MP3 que podem ser usados em vídeos.

#2 Coleção de sons do Facebook

A popular rede social – que, inclusive, pode ser um excelente canal de vendas para cursos online – também possui uma biblioteca gratuita cheia de músicas sem direitos autorais para vídeos

Aliás, eles também contam com uma página especial, explicando mais detalhes sobre direitos autorais, que vale a pena conferir.

#3 Dig cc. Mixter

O Dig cc. Mixter possui músicas sem direitos autorais para projetos comerciais, videogames e, é claro, vídeos.

De acordo com o próprio site, seus áudios já foram utilizados em mais de um milhão de vídeos e jogos.

#4 YouTube Audio Library

A plataforma de vídeos do Google oferece todo o apoio para o seus produtos de conteúdo,incluindo a disponibilização de músicas sem direitos autorais.

Depois de fazer o login na plataforma, basta acessar a opção Estúdio de Criação e ter acesso a biblioteca de áudios.

#5 Bensound

Muito bem organizado, esse site oferece uma vasta opção de canções sem copyright.

Entretanto, o Bensound libera as suas músicas apenas para vídeos, vetando a sua utilização em podcasts e audiolivros.

#6 Incompetech

No Incompetech você conta com diversas opções de filtros para encontrar a canção ideal para a trilha do seu vídeo.

É possível buscar músicas por duração, gênero ou, até mesmo, tipo de sentimento, como calmo, agressivo e misterioso, por exemplo.

#7 Open Music Archive

Apesar de possuir um site simples, não se engane: há um excelente acervo de músicas sem direitos autorais no Open Music Archive.

Como uma plataforma colaborativa, ele distribui as canções e também recebe as colaborações de outros usuários.

#8 Jamendo Music

Com um vasto acervo de canções, o Jamendo conquista qualquer produtor de conteúdo online. Além disso, ele também conta com a facilidade de estar traduzido para português.

Entretanto, é preciso pagar para ter acesso às músicas escolhidas. Você pode conferir a tabela de valores do site clicando aqui.

#9 OpSound

Baixe canções sem direitos autorais de forma simples, rápida e gratuita neste site. O OpSound se revela uma excelente opção para produtores de conteúdo.

Além disso, você pode se cadastrar na Newsletter deles, para estar sempre por dentro das novas canções disponíveis na plataforma.

#10 Josh Woodward

Esse artista libera mais de 200 de suas canções gratuitamente através de seu portal. Basta conferir as regras neste link sobre o uso das músicas.

Para contribuir com o seu trabalho, é possível fazer uma doação através do Paypal ou por Bitcoin também.

Como baixar músicas sem direitos autorais?

O processo de download das músicas sem direitos autorais é bastante simples. Em geral, os sites que oferecem uma biblioteca musical livre de copyright permitem que o arquivo seja descarregado diretamente na página do site, sem que seja necessário preencher nenhum tipo de cadastro. Este é o caso, por exemplo, dos sites Open Music Archive e Incompetech

Os mais exigentes pedem apenas a realização de um cadastro simples para permitir ao usuário baixar as músicas escolhidas. 

O que mais é necessário para produzir um vídeo incrível? 

Além de baixar músicas sem direitos autorais para incrementar os conteúdos, alguns outros elementos são muito importantes para garantir o sucesso de uma videoaula. 

O primeiro deles é o cenário para gravação de videoaulas. É preciso escolher bem o local para que ele não interfira negativamente na percepção do conteúdo pelos alunos. Por isso, o ideal é optar por um ambiente iluminado, com fundo neutro e uma ambientação agradável aos olhos. 

O segundo, é claro, é o conteúdo! De nada adianta ter uma trilha sonora impactante e um cenário moderno se as informações transmitidas não forem relevantes ou capazes de prender a atenção dos alunos. Por isso, invista na produção de conteúdo EAD diferenciado, com linguagem clara e descontraída, dados atualizados e interatividade! 

Vale a pena incluir este mix de ingredientes (músicas sem direitos autorais, cenário inteligente e conteúdo diferenciado) assim como uma boa edição de vídeo no preparo das suas videoaulas. Além de tornar o conteúdo EAD mais rico, certamente agrega valor ao material, potencializando as chances de gerar engajamento entre os alunos! 

Falando nisso… Que tal sair desta leitura direto para uma outra com dicas incríveis de como engajar seus alunos EAD?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy