o que é o loom

3 passos para entender o que é o Loom e gravar seus vídeos!

Quer gravar vídeos, mas ainda não sabe o que é o Loom? Então, este artigo é especialmente para você! Hoje, vamos te mostrar para que serve essa ferramenta, bem como 3 passos para colocar em prática.

Por meio do Loom, fica fácil gravar vídeos direto da sua tela, da câmera ou mesmo usando ambos os recursos. Com isso, você vai direto ao ponto na hora de transmitir a mensagem, evitando e-mails longos e reuniões improdutivas. Afinal, quem não gosta de um tutorial para facilitar a vida, não é?

Por isso, preparamos um post para demonstrar o que é o Loom, seja para fins pessoais ou profissionais. Mas, antes de mais nada, que tal descobrir como fazer uma videoaula usando essa ferramenta? Para tal, confira o vídeo a seguir e, claro, continue a leitura do nosso artigo! 

https://youtu.be/5sDzpSSkoys

Afinal, o que é o Loom? E para que serve?

Loom é uma ferramenta para fazer vídeos, gravando a tela do computador e a voz, conforme a necessidade. Por exemplo, você pode demonstrar o passo a passo de uma tarefa, como a criação de uma aula ao vivo. Além disso, não é necessário instalar um software específico para a gravação, já que basta usar uma extensão do Google Chrome

Para facilitar o entendimento sobre o que é o Loom, vamos a 3 exemplos práticos!

Tutorial

Sua proposta é criar um tutorial sobre After Effects ou Sony Vegas? Logo, que tal demonstrar o uso dos editores de vídeo, capturando a tela do PC e a voz? Por outro lado, você pode obter a imagem do desktop inteiro (ou somente de uma aba), com ou sem áudio. 

Onboarding

O onboarding é uma ótima opção para dar boas-vindas aos novos funcionários, em grande estilo. Aqui, o time de Gestão de Pessoas apresenta um tour virtual capturando apenas a imagem da câmera do notebook. Depois, chega o momento de falar sobre a produtividade em home office, gravando diretamente a webcam. E assim por diante.

Capacitação

Por fim, digamos que a equipe do Setor Comercial está com dificuldades nas metas de vendas. Portanto, o líder da área pensou em gravar um vídeo com dicas de marketing. Mesmo que não seja um treinamento em si, essa demonstração prática facilita a compreensão da mensagem. Assim, todo mundo fica “na mesma página”.

Pronto, deu pra entender o que é o Loom com esses 3 exemplos? Então, vamos continuar com a mão na massa!

3 passos para entender o que é o Loom (e começar a usar)

Entender o que é o Loom pode ser mais fácil do que parece. Para isso, siga estes 3 passos e comece a gravar hoje mesmo. Aliás, lembre-se que você não precisa ser um expert em produção audiovisual, ok? 

1. Instalação do plugin

O primeiro passo é instalar essa extensão, direto no navegador Google Chrome:

  • Clique no link a seguir para instalar a extensão do Loom no seu Chrome;
  • Na pesquisa, digite: “Loom for Chrome”, que é oferecido por Loom.com;
  • Clique no botão “Usar no Chrome” e confirme a adição dessa extensão;
  • Confira se o Loom já está visível na tela do navegador, no canto superior direito;

2. Cadastro na ferramenta

Após instalar o plugin, basta fazer o cadastro gratuito e, finalmente, começar a usar o Loom. 

  • Use uma conta do Google, da Apple ou do Slack para se cadastrar;
  • Leia e aceite os termos de privacidade do Loom;
  • Confirme o cadastro e se prepare para começar a gravar.

3. Gravação de vídeos

Já tem um roteiro básico para orientar a sua gravação? Nesse caso, é ideal ter em mente os principais tópicos que você pretende abordar, ok?

  • Abra o plugin do Loom no Chrome;
  • Permita que a aplicação acesse o microfone e a câmera;
  • Quando estiver pronto para gravar, clique em “novo vídeo”;
  • Selecione uma das opções para a captura da tela: 
  • Tela + câmera (screen + cam);
  • Somente a tela (screen only);
  • Apenas a câmera (cam only);

No caso de “screen + cam” ou “screen only”, ainda aparecem os seguintes botões:

  • Gravar toda a tela do PC (full desktop), inclusive as abas do navegador;
  • Aba atual (current tab). Isto é, não aparecem outras informações enquanto você está gravando;
  • Comece a gravar clicando em “start recording” e, depois, em “compartilhar”;
  • Respire fundo, porque a contagem regressiva já vai começar; 
  • Quando tiver concluído a mensagem, basta clicar em “interromper o compartilhamento”;
  • Para finalizar, copie o link e compartilhe seu vídeo com quem quiser!

Viu como é fácil usar essa ferramenta? Por sinal, eu poderia ter gravado um vídeo (com o Loom) para te ensinar a usar o Loom, não é mesmo? Brincadeiras à parte, se você ficou com dúvidas, aqui vai um vídeo que também esclarece outros pontos.

https://youtu.be/zv2aOkgDbB8

Bônus: personal library

Após “interromper o compartilhamento”, o plugin te direciona para a biblioteca pessoal, onde ficam todas as gravações. Nesse ambiente, você pode criar pastas, editar os vídeos, fazer downloads, copiar os links e compartilhá-los.

Enfim, agora que você sabe o que é o Loom, já pode decidir se essa é a melhor opção para atender à sua demanda. De fato, trata-se de uma ferramenta gratuita que pode ser eficaz para iniciativas pontuais. Porém, vale pesquisar outras alternativas no mercado, no caso de projetos mais complexos.

A propósito, a EAD Plataforma tem um amplo leque de recursos para dar aulas ao vivo, fazer webinars, aplicar provas e muito mais. Sendo assim, essa é uma opção completa para cursos online, treinamentos de franqueados e afins. 

Por falar nisso, que tal testar as funcionalidades gratuitamente por 7 dias? E mais: confira conteúdos no Blog e no Youtube, para conhecer o mundo do ensino a distância: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy