dinâmicas engraçadas para empresas

3 práticas e 3 ferramentas para o treinamento de franqueados

Já pensou em abrir uma franquia para empreender em tempos de crise? Então, este artigo é pra você! Aqui, você encontra dicas para dar um upgrade no treinamento de franqueados. Consequentemente, isso vai te ajudar a maximizar os lucros, até mesmo ganhando dinheiro na internet.

Por sinal, esse é um ótimo jeito de ter um negócio escalável e, com isso, crescer de forma sustentável. Porém, é preciso investir em boas práticas e ferramentas eficazes antes de colocar isso em prática.

Por exemplo, o Sebrae aponta que os treinamentos de franqueados são fundamentais para a qualidade do empreendimento, sabia? Mas, antes de mais nada, você realmente sabe como funciona uma franquia? Nesse sentido, confira este vídeo para entender sobre o modelo de franchising. 

3 boas práticas no treinamento de franqueados

Quer saber como começar bem sua franquia, independente de investir em e-commerce, gastronomia ou mercado de pets? Aqui, o segredo é alinhar a base de conhecimento na equipe. Ou seja, padronizar os processos para que o cliente tenha a mesma experiência, em qualquer unidade franqueada.

Sendo assim, na hora de montar um plano de treinamento de franqueados, considere os seguintes aspectos: 

1. Entenda porque é importante investir no treinamento de franqueados

Pense no jogo de ganha-ganha, quando a capacitação do time está aliada à padronização dos processos. A propósito, escolha bem os recursos de cada tipo de treinamento, levando em conta o custo-benefício. Por falar nisso, algumas opções são:

  • EAD, também conhecido como ensino a distância ou educação a distância. Essa modalidade traz mais flexibilidade e autonomia nos estudos. Por exemplo, os conteúdos ficam disponíveis 24 horas e, ainda, são otimizados para o mobile learning.
  • Ensino presencial, contando com locação de salas de conferência e outros equipamentos. Nesse ponto, não se esqueça de colocar na ponta do lápis o transporte dos alunos e os materiais impressos. 
  • Ensino híbrido (semipresencial), que mescla as atividades presenciais e digitais. Assim, fica mais fácil conciliar as ações formativas que necessitam de aulas práticas.
  • Microlearning: ideal para aprendizados de curta duração. No caso, é preciso oferecer informações objetivas. Sabe aquelas instruções antes de um voo, com até 5 minutos de duração? É basicamente isso: prático, rápido e funcional. 

2. Promova o engajamento no processo de capacitação profissional

O engajamento é uma maneira de dizer que as pessoas literalmente “vestem a camisa” da empresa. Logo, os profissionais engajados trazem mais resultados. Dessa forma, o time pode desempenhar seu potencial e, finalmente, aumentar a produtividade. 

A seguir, confira 7 ações para trabalhar bem esse engajamento e transferir o know-how da franquia: 

3. Programe os treinamentos de franqueados periodicamente

A reciclagem é uma excelente alternativa para manter a gestão do conhecimento em dia. Em outras palavras, isso quer dizer que todo mundo deve ficar na mesma página. Isto é, não basta fazer o treinamento inicial, que é apenas a demonstração do padrão da franquia. 

Dessa forma, é possível treinar a equipe sempre que um produto for lançado ou se for percebido um problema operacional. Em geral, a capacitação contínua melhora os resultados no longo prazo. 

3 ferramentas para dar um UP no treinamento de franqueados

As tecnologias na educação vieram para ficar, inclusive no treinamento de franqueados. Afinal, o que já era tendência agora virou necessidade, devido ao isolamento social do coronavírus.

Portanto, que tal apostar em ferramentas para otimizar custos e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da aprendizagem? A seguir, listamos 3 opções:

1. EAD Plataforma

Com mais de 600 clientes e 3 milhões de alunos, a EAD Plataforma está há 6 anos no mercado de educação a distância. 

Aliás, listamos abaixo algumas das vantagens da nossa plataforma corporativa. Além das funcionalidades da plataforma comercial, o foco aqui é o treinamento e desenvolvimento de funcionários:

  • Otimização de custos com cursos a distância e planos de assinatura;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que é restrito aos convidados;
  • Biblioteca para centralizar os conteúdos, incluindo videoaulas e materiais de apoio;
  • Total controle das matrículas e do rendimento acadêmico em cada um dos cursos;
  • Fórum EAD para facilitar a integração e esclarecer suas dúvidas;
  • Integração API com os sistemas externos já usados pela companhia;
  • Realização de provas e emissão de certificados de conclusão dos cursos;
  • Aulas ao vivo com chat integrado, além de webinars e webconferências;
  • Proteção dos dados pessoais e corporativos, em atendimento à LGPD;
  • Personalização do domínio e do tema, além da facilidade no gerenciamento;
  • Otimização para acesso via celulares, computadores, tablets e outros dispositivos.

2. Google Meet

Se você ainda não pode investir em uma plataforma de e-learning, tente começar com o Google Meet. Nesse caso, você pode realizar videochamadas gratuitas, criando links que podem ser compartilhados com os participantes.

3. Microsoft Teams

Outra opção é o Microsoft Teams, com versão gratuita e paga. Nessa perspectiva, quem optar por se inscrever gratuitamente pode promover reuniões com até 100 pessoas, por 60 minutos. Em paralelo, você tem acesso a 10 GB de armazenamento em nuvem, assim como chat ilimitado.

Enfim, gostou das opções para dar um upgrade no seu treinamento de franqueados? Então, não perca mais tempo! Venha conhecer os recursos da nossa plataforma EAD, com teste grátis por 7 dias!

Além disso, confira outros conteúdos no Blog e no Youtube para aprimorar a capacitação via e-learning!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy