mídias-ferramentas-utilizadas-ead

Mídias e ferramentas utilizadas na EAD: aliadas da educação a distância

Se você acompanha o blog da EAD Plataforma, sabe que, para se tornar um empreendedor do setor de educação a distância, precisa se munir das melhores mídias e ferramentas utilizadas na EAD. 

Isso porque o setor cresce exponencialmente no Brasil a cada ano, e, na mesma medida em que isso representa uma oportunidade de investimento para os empreendedores, significa um aumento considerável na concorrência. 

Para você ter uma ideia, de acordo com a Abed, apenas entre 2018 e 2019, a oferta de cursos livres não corporativos no Brasil cresceu para 39% das instituições. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o segmento ganhou ainda mais expressividade. 

Por isso, ter em mãos as melhores mídias e ferramentas utilizadas na EAD pode ajudar a captar novos alunos e, especialmente, a engajar e motivar aqueles que já consomem seu produto digital. 

Ao longo deste artigo, falaremos sobre 4 mídias e 3 ferramentas essenciais para a EAD! 

Quais as principais mídias e ferramentas utilizadas na EAD? 

A seguir, você confere nossa seleção com as principais mídias e ferramentas utilizadas na EAD. Separamos 4 diferentes canais de mídia e 3 blocos de ferramentas que não podem ser deixados de lado! 

Televisão 

Se assustou ao ler nosso primeiro exemplo de mídias e ferramentas utilizadas na EAD? Pois pode se acostumar! Grande aliada no ensino híbrido (você se lembra da época em que o Telecurso 2000 era muito popular no país? este era o principal recurso utilizado!), a televisão é uma das formas de garantir a inclusão social na EAD.. 

Isso porque a televisão pode ser utilizada para a transmissão de programas educativos em rede aberta ou via satélite, ao vivo ou gravados. É uma forma efetiva de democratizar o conteúdo da educação a distância, levando-o até alunos que não têm acesso à internet.

A TV Digital também ampliou as possibilidades da educação a distância. Com ela, alunos e professores não apenas podem assistir a conteúdos, como também produzir e transmitir informações via canais educativos. Além disso, também é possível usar a televisão na internet como um recurso de transmissão. 

Recentemente, a pandemia do novo coronavírus fez com que as escolas acelerassem o processo de inclusão do conteúdo via TV aberta no cronograma de aulas, uma vez que o isolamento social impossibilitou a continuidade dos encontros presenciais. 

Veja um exemplo de aula EAD exibida no Canal TV Escola, de Curitiba: 

Videoconferência (ou aula online)

A segunda mídia de nossa lista é a mais popular no ensino a distância. Estamos falando das videoconferências, adaptadas para o conhecido formato de aulas online ao vivo.  

Com a ajuda de programas específicos para criar conexões ponto a ponto (entre duas salas — alternativa utilizada na modalidade b-learning) ou multiponto (entre o tutor e diversos alunos), a videoconferência é uma forma efetiva de simular a sala de aula na EAD. 

Por meio das transmissões ao vivo, é possível acompanhar a evolução do aprendizado dos estudantes e possibilitar a troca de informações em tempo real. 

Mídia para dispositivos móveis 

Incorporada ao leque de opções de mídias e ferramentas utilizadas na EAD recentemente, os recursos específicos para dispositivos móveis são, atualmente, formas de aliar a educação a distância aos hábitos dos alunos. 

Para você ter uma ideia, no Brasil, mais de 90% das conexões realizadas são feitas via dispositivo móvel. Isso mostra que o perfil de acesso à internet e de consumo de conteúdo está completamente voltado a este tipo de tecnologia. 

Por isso, foi necessário desenvolver, para a EAD, uma mídia pensada especificamente para ser consumida em dispositivos móveis, tais como tablets, celulares, leitores digitais, etc. A modalidade educacional voltada para este tipo de equipamento foi chamada de mobile learning

Internet (canalizada em um AVA)

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar a internet como a mais essencial das mídias e ferramentas utilizadas na EAD. Podemos dizer que a base do ensino remoto é uma conexão via internet, canalizada no uso de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem, alunos e tutores:

  • trocam informações;
  • acessam conteúdos;
  • consultam materiais didáticos;
  • acompanham planos de aula;
  • recebem e enviam trabalhos;
  • utilizam canais de interação para estabelecer diálogos.   

Ferramentas usadas na EAD 

Ferramentas de design

O primeiro grande bloco de ferramentas utilizadas na EAD são os recursos de design. Tais ferramentas são úteis para ajudar na produção de conteúdo diferenciado e capaz de engajar e motivar alunos EAD

Dessa forma, entre as principais ferramentas de design de conteúdo, podemos destacar: 

  • Canva: o Canva é um software que disponibiliza layouts pré-prontos e personalizáveis em diversos formatos;
  • Prezi: com o Prezi, você investe no desenvolvimento de apresentações dinâmicas e modernas; 
  • Wordwall: o Wordwall possibilita a criação de atividades e desafios (com uma pitada de gamificação).

Editores de vídeo 

Segundo pacote de ferramentas essenciais em nossa lista de mídias e ferramentas utilizadas na EAD, os editores de vídeo são muito úteis para produtores de conteúdo que desejam oferecer um material fora da caixa aos alunos, mas que, ao mesmo tempo, buscam soluções rápidas e práticas para arrematar seu produto digital. 

Alguns dos editores de vídeo mais populares são: 

  • YouCut (disponível para download aqui);
  • iMovie (para download na Apple Store); 
  • Inshot (consulte as funcionalidades no site oficial da ferramenta); 
  • Videoleap (baixe aqui); 
  • Adobe Premiere (disponível para Android e iOS).

Plataforma LMS 

O último item de nossa lista de mídias e ferramentas utilizadas na EAD é, também, uma ferramenta fundamental. Trata-se da plataforma LMS, responsável por hospedar os conteúdos do curso e garantir um AVA funcional para alunos e tutores. 

LMS significa Learning Management System, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem, e é um ambiente no qual o tutor ou administrador do curso tem acesso a informações-chave para o acompanhamento do desempenho de seus cursos, bem como de cada aluno matriculado. 

Turbine sua lista de mídias e ferramentas utilizadas na EAD

Agora você já conhece as principais mídias e ferramentas utilizadas na EAD. 

Então, que tal começar a movimentar seu negócio, incorporando o que há de melhor no mercado à sua estratégia? 

A EAD Plataforma pode te ajudar oferecendo um LMS completo, robusto e didático! Nosso ambiente virtual oferece todas as funcionalidades necessárias para uma gestão de cursos online efetiva e sem dor de cabeça. Para os alunos, oferecemos uma interface intuitiva e leve, perfeita para conduzir o ciclo educacional. Quer experimentar a EAD Plataforma na faixa? Então preencha o formulário e ganhe acesso gratuito à ferramenta completa por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy