ferramentas-para-cursos-online

Ferramentas para cursos online: 5 dicas essenciais (+ 2 bônus) para desenvolver o seu conteúdo

Trabalho, lazer, vida pessoal e educação. Para que os alunos aliem todas essas tarefas e não desistam da educação continuada, é preciso que os produtores de conteúdo EAD invistam nas melhores ferramentas para cursos online. 

Para você ter uma ideia, de acordo com a Semesp, a expectativa é de que a taxa de evasão no ensino superior em 2020 supere os 34%. Agora, transpondo essa realidade para os cursos livres e cursos online, dá pra imaginar a importância de criar um conteúdo de qualidade para engajar e motivar alunos EAD a permanecerem em seus percursos, certo? 

Ao longo deste artigo, você vai conhecer 5 ferramentas para cursos online que vão te ajudar a criar um conteúdo incrível + 2 bônus sobre edição e hospedagem do material.

Boa leitura! 

Por que é importante escolher as melhores ferramentas para cursos online? 

Antes de começarmos a falar sobre as melhores ferramentas para cursos online, vamos recapitular algumas das razões pelas quais a elaboração de conteúdo EAD deve ser levada a sério pelos tutores.

A primeira delas foi mencionada na introdução. Trabalhar conteúdos de qualidade pode ajudar a combater a evasão do ensino, motivando os alunos e fazendo com que eles desejem continuar a rotina de aprendizado. 

Além disso, escolher as melhores ferramentas para cursos online também pode ajudar a: 

  • gerar uma imagem positiva para a empresa de cursos online
  • fortalecer a inclusão social na educação, fornecendo conteúdo acessível para diversos públicos; 
  • explorar diversos tipos de conteúdo digital e dinamizar a rotina de aprendizagem; 
  • aproximar os alunos do conteúdo do curso, criando identificações que facilitam a assimilação do material;
  • adaptar formatos e tecnologias inovadoras ao percurso acadêmico
  • aumentar o aproveitamento da turma. 

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de produzir conteúdo de qualidade, é hora de conhecermos as melhores ferramentas para criar cursos online! 

Ferramentas para cursos online: crie conteúdo único 

Separamos 5 ferramentas fundamentais para te ajudar a produzir um conteúdo atrativo e capaz de motivar e engajar alunos. Confira a seguir cada uma delas! 

1. Canva

Intuitivo e dinâmico, o Canva é uma plataforma online para desenvolvimento de diversos formatos de layout. Com a ajuda da ferramenta, é possível criar apresentações, cartazes, posts para redes sociais e muito mais a partir de templates prontos e totalmente personalizáveis. 

Alguns dos recursos do Canva são pagos, mas com o leque de opções gratuitas, já é possível produzir conteúdos bem interessantes! 

Veja no vídeo abaixo como usar as funções básicas do Canva para criar layouts e apresentações: 

2. Easel.ly

Se o seu foco for criar infográficos para dinamizar informações repletas de números e estatísticas, o Easel.ly é a ferramenta certa para você! 

Com a ajuda desta ferramenta para cursos online, é possível transformar planilhas e relatórios maçantes em infográficos atrativos e simplificados. 

Para produzir infográficos personalizados do zero, é preciso fazer um registro no portal da ferramenta. Porém, para quem busca simplicidade e praticidade, o Easel.ly disponibiliza alguns modelos para personalização e download gratuito sem a necessidade de uma conta. 

Bacana, não é mesmo?

Veja o Easel.ly em ação no vídeo abaixo: 

3. Typeform

Precisa ir além das tradicionais ferramentas de interação na EAD? Talvez um formulário de pesquisa seja a solução ideal para você! Com o Typeform, você pode personalizar formulários e templates de pesquisas e questionários de acordo com a necessidade buscada. 

É importante dizer que, embora seja uma das mais didáticas ferramentas para cursos online, o Typeform não conta com versão em português, portanto, os botões e comandos para a criação dos formulários estão todos em inglês. 

Caso você não domine o idioma e precise de uma ferramenta de pesquisas em português, indicamos o Google Forms ou o SurveyMonkey

Conheça o Typeform com mais detalhes no vídeo abaixo: 

4. Prezi

Apresentações de slides fora da caixa: é isso que você busca? Se a resposta for sim, você precisa conhecer o Prezi, quarto item da nossa lista de ferramentas para cursos online. 

Com modelos de design e apresentações reutilizáveis, o Prezi conta com um recurso inovador que pode te ajudar a otimizar tempo e o seu conteúdo: um conversor de PowerPoint para Prezi, que permite aproveitar a base da apresentação anterior para acrescentar novos recursos e efeitos. 

Despertamos a sua curiosidade para ver do que o Prezi é capaz? Então confira uma prévia das melhores apresentações já feitas na ferramenta no vídeo abaixo: 

5. Pixton

Você sabe qual o perfil do aluno EAD? Além de ser dedicado e independente, ele está em busca de uma forma dinâmica de aprender, indo além do ciclo de aprendizagem convencional. 

Dessa forma, o Pixton pode ser uma das mais interessantes ferramentas para cursos online. Ele permite a criação de histórias em quadrinhos personalizadas de acordo com o tema e as informações desejadas. 

O mais interessante é que a ferramenta oferece 3 categorias de uso: por diversão (apenas para uso pessoal – versão gratuita), para escolas (para professores e alunos na sala de aula – com versão gratuita para testes) e para empresas. 

Veja como criar quadrinhos com o Pixton: 

Profissionalize seu audiovisual 

Além das ferramentas para cursos online acima, que possibilitam a criação de um conteúdo diferenciado e moderno, também é preciso lembrar da importância de cuidar da produção audiovisual. 

Isso porque, de acordo com a ABED, as videoaulas ainda são o formato mais utilizado de conteúdo EAD, presente em 75% das instituições de ensino

Por isso, separamos algumas dicas de leitura com as melhores ferramentas para criar cursos online voltadas para a criação de conteúdo em vídeo: 

Não se esqueça da hospedagem

Por fim, não podemos nos esquecer de que as plataformas e-learning também são ferramentas para cursos online — e, cá entre nós, são essenciais. 

Afinal, de nada adiantaria se esforçar para criar um conteúdo incrível e pecar na hospedagem. 

Por isso, é importante entender quais os principais requisitos a buscar para hospedar um curso online de forma efetiva e satisfatória. Veja a lista abaixo com alguns desses requisitos: 

  • integração com redes sociais e outras ferramentas;
  • gestão financeira;
  • usabilidade do AVA;
  • preço.
  • suporte;
  • tradição e popularidade do fornecedor. 

Pronto! Agora você já conhece as principais ferramentas para cursos online. Agora é hora de colocar a mão na massa e usar os itens da lista para desenvolver um conteúdo diferenciado.

E se quiser ajuda no quesito hospedagem, conte com a EAD Plataforma! Disponibilizamos todos os recursos que você precisa para criar e vender seus cursos online de forma simples e prática. Que tal experimentar gratuitamente a ferramenta por 7 dias? Preencha nosso formulário e comece a usar! Ah! E se quiser saber o que dizem nossos clientes, visite a página de reviews da EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy