ferramentas-interação-ead

7 ferramentas de interação na EAD

Trabalha com educação a distância e está em busca de orientações sobre ferramentas de interação na EAD? Então você veio ao lugar certo! 

Falar em comunicação na educação a distância merece uma atenção especial. Isso porque ela é a grande responsável pela garantia de que todo o conteúdo seja assimilado, as dúvidas endereçadas e um bom relacionamento entre o tutor EAD e o aluno, estabelecido. 

De acordo com o último CENSO ABED, os principais canais de comunicação utilizados em cursos EAD são o fórum e o e-mail, cada um deles usado por mais de 95% das empresas de cursos online.

Mas, para garantir a efetividade da comunicação, é importante investir em diversificação. Por isso, selecionamos 7 ferramentas de interação na EAD para falarmos no post de hoje. 

As ferramentas de interação na EAD são:

  1. Chat online
  2. Fórum de discussão
  3. Webinars ao vivo
  4. Transmissão de aulas ao vivo
  5. E-mail 
  6. Videoconferência
  7. Inteligência Artificial 

Conheça cada uma delas ao longo do artigo de hoje! Boa leitura! 

Ferramentas de interação na EAD: por que são importantes? 

Antes de falarmos especificamente sobre as ferramentas de interação na EAD, que tal destrincharmos aqui a importância de seu uso no processo de aprendizagem a distância? 

Ajudar no relacionamento tutor-aluno

O primeiro fator a ser levado em consideração a respeito da importância das ferramentas de interação na EAD é o relacionamento tutor-aluno.

Embora uma das grandes bandeiras da educação a distância seja a autonomia e liberdade ao aluno no processo de aprendizagem, a comunicação continua sendo o elo essencial para garantir o aproveitamento do curso. 

Se levarmos em conta a ausência do fator “olho no olho”, tão presente em instituições presenciais e salas de aula, as ferramentas de interação ganham um papel ainda mais estratégico. São elas as responsáveis por estabelecer uma conexão entre quem ensina e quem aprende. 

Sanar dúvidas

De uma forma mais objetiva, as ferramentas de interação na EAD são o recurso mais efetivo para tirar dúvidas e responder a questionamentos no modelo de educação remota. 

Por isso, é importante oferecer recursos múltiplos de comunicação para que os alunos encontrem a ferramenta com a qual sentem mais afinidade. A partir daí, eles serão capazes de direcionar perguntas e criar um diálogo ativo com o tutor do curso escolhido. 

Trocar informações direcionadas

Outra função importante das ferramentas de interação na EAD é trocar informações direcionadas. 

Aqui, incluímos dados pedagógicos (relacionados a comportamento, aproveitamento ou desempenho), logísticos (relacionados a calendários, datas de exames e atividades, disponibilização de conteúdo novo, disponibilização de certificados de curso, etc.) ou mesmo de ordem administrativa (sobre pagamentos, emissão de notas fiscais, prazos, matrículas e renovações).  

7 ferramentas de interação na EAD

Agora que você já conhece as principais funcionalidades das ferramentas de interação na EAD, está na hora de entender como funcionam os 7 principais recursos utilizados. Abaixo, você confere também o ranking do CENSO Abed de ferramentas de interação na EAD mais usados por cursos semipresenciais e a distância: 

(fonte:  CENSO Abed)

1. Fórum de discussão

A ferramenta de interação mais utilizada pelas instituições é o fórum EAD de discussão. 

Trata-se de um espaço, comum aos tutores e aos alunos, para promover discussões sobre os temas tratados em aula. 

Por meio da ferramenta, que permite a publicação de mensagens, respostas diretas àquela informação e menção de usuários, é possível criar um ambiente semelhante ao de uma discussão em sala de aula. 

Os principais benefícios do fórum de discussão são: 

  • reduzir a distância entre alunos e tutores;
  • sanar dúvidas com agilidade;
  • manter a turma alinhada no conteúdo lecionado; 
  • complementar informações trazidas no curso;
  • gerar segurança nos alunos;
  • tornar o AVA — Ambiente Virtual de Aprendizagem — mais interativo

2. E-mail 

O segundo item da lista de ferramentas de interação na EAD é, também o segundo meio de comunicação mais citado no ranking ABED. E isso não aconteceu à toa! 

Na verdade, o e-mail é o recurso mais formal de comunicação,e por isso é tão amplamente utilizado em todo tipo de negócio. 

Por meio de um e-mail, é possível tirar dúvidas, pedir sugestões de bibliografia, enviar comunicados, divulgar informações sobre o curso e, claro, enviar conteúdo para prospectar novos alunos, lançar novos cursos online e fidelizar estudantes já matriculados. 

Outra grande vantagem do e-mail enquanto ferramenta de interação é a possibilidade de armazená-lo como um registro da comunicação e consultá-lo sempre que for necessário. 

3. Chat online

Dinamismo, agilidade e proximidade. Essas três palavras definem a essência do chat enquanto ferramenta de interação na EAD. 

Possivelmente o meio de comunicação mais informal, ele permite o envio de mensagens rápidas, seja para tirar dúvidas, transmitir informações ou notificar sobre algum ponto específico do curso. 

É importante saber que, por ser uma alternativa menos formal de comunicação, o uso do chat deve ser aliado a outro canal, especialmente em casos onde a informação transmitida tem relevância e precisa ser assimilada pelos estudantes (pense, por exemplo, na necessidade de remarcação de um exame online). 

4. Transmissão de aulas e tutorias ao vivo

Se você se pergunta como a tecnologia pode ajudar na educação, tem, aqui, um exemplo prático. Graças à transformação digital, incorporar tecnologias que permitem fazer tutorias ou dar aulas online ao vivo se tornou possível e muito utilizado na EAD. 

Além de dinamizar a produção de conteúdo EAD, indo além das famosas apostilas e das apresentações de slides, a transmissão ao vivo também se tornou uma importante ferramenta de interação. 

Isso porque, em transmissões ao vivo, os alunos podem reagir em tempo real ao conteúdo ministrado pelo tutor ou convidado, e conseguem tirar dúvidas e complementar as informações no exato momento em que são fornecidas. 

Da mesma forma, os tutores conseguem direcionar respostas com a mesma agilidade, o que torna o contato mais próximo e dinâmico. 

5. Webinars ao vivo

De forma semelhante às aulas e tutorias ao vivo, os webinars também são ferramentas de interação na EAD efetivas para a redução de distâncias e a criação de uma comunicação dinâmica. 

A diferença é que, aqui, o conteúdo é dado em forma de palestra, e pode contar, inclusive, com a participação de alguma autoridade no assunto, a convite do tutor EAD

Dessa maneira, seu curso online ganha ainda mais em valor agregado, pois oferece aos estudantes a possibilidade de estabelecer diálogos com outras figuras atuantes no segmento e enriquecer ainda mais sua bagagem de aprendizados. 

6. Videoconferência

Se um tutor EAD percebe que seu conteúdo gerou muitas dúvidas nos alunos, ele pode lançar mão da videoconferência para saná-las.

Por simularem ambientes de reunião e possibilitarem a troca de informações via vídeo, essas ferramentas de interação na EAD podem ser muito úteis. Elas ajudam a estabelecer vínculos e resolver questões de forma efetiva. 

Ainda que a plataforma EAD não permita a realização de videoconferências numerosas, é possível usar aplicativos e ferramentas complementares para este fim, como o Zoom (que permite a realização de reuniões para até 500 pessoas) e o Google Meet (com reuniões para até 100 pessoas). 

7. Inteligência Artificial

Por fim, trouxemos uma das mais recentes ferramentas de interação na EAD: a inteligência artificial. Pode parecer estranho, mas já é possível programar robôs para interagir com os alunos do curso via plataforma ou site. A forma mais comum de utilizar o recurso é por meio dos chatbots de inteligência artificial, que utilizam a tecnologia do machine learning (ou aprendizado de máquinas) para responder a estímulos pré-programados e aprender com eles! 

Na prática, funciona mais ou menos assim: 

suponhamos que seu curso EAD tenha um chatbot de inteligência artificial disponível para responder dúvidas dos alunos. 

Se as dúvidas forem direcionadas aos assuntos “Pagamentos”, “Avaliações” ou “Certificado”, sua inteligência artificial já estará previamente programada para ensinar ao estudante como acessar as informações que precisa. Caso o assunto não faça parte desse script, o chatbot pode responder que a dúvida será direcionada para a equipe de suporte. Isso ajuda a garantir um retorno breve ao aluno.

É ou não é incrível e inovador? 

Agora que você conhece 7 ferramentas de interação na EAD, já pode seguir adiante para entender ainda mais sobre o assunto. Nossa sugestão é que você leia nosso próximo artigo. Vai para entender mais a fundo como as ferramentas trazidas hoje (e outros recursos) contribuem para motivar alunos EAD e torná-los fãs do curso!

Fabio Godoy