dicas-vender-cursos-online

5 dicas para vender cursos online e divulgar sua marca

Se você tem ou quer criar uma empresa de cursos e está procurando dicas para divulgar sua marca com efetividade e vender cursos online, temos uma boa notícia para te dar:

você está no lugar certo! 

Sabemos o quão competitivo é o segmento de cursos online e como é importante estruturar boas estratégias de venda para se destacar da concorrência. 

Pensando nisso, organizamos uma lista com 5 excelentes dicas para vender seus cursos online focando em táticas de diferenciação e otimização dos processos!  

1. Crie uma boa estratégia de vendas

A primeira das 5 dicas para vender cursos online é criar uma estratégia de vendas. Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece de que o processo de divulgação e comercialização de qualquer produto precisa ser pautado por um plano de ação. 

Do contrário, fica difícil mensurar resultados, posicionar o produto no mercado e até mesmo concluir se aquele investimento deu certo ou não. 

Uma boa estratégia de vendas é construída por 4 fases: 

  1. Encontrar o público-alvo
  2. Conquistar o público-alvo
  3. Manter os clientes conquistados
  4. Aumentar as vendas aos clientes conquistados

Para vender cursos online e divulgar sua marca, você pode utilizar as 4 fases da estratégia ou atuar em cada uma delas separadamente. O mais importante é escolher o objetivo e criar formas de alcançá-lo. 

Quer ver um exemplo?

Vamos supor que o objetivo do seu curso online seja engajar alunos EAD (ou manter os clientes conquistados). Quais as ferramentas necessárias para atingir tal estratégia? Podemos pensar em oferecer descontos e planos de assinatura EAD diferenciados para quem já é aluno, ou reformular o conteúdo do curso, lançando videoaulas criativas exclusivas para aqueles que já estão matriculados há X meses. 

É importante termos em mente, na hora da formulação de uma estratégia, que o segredo é trabalhar com metas SMART: específicas, mensuráveis,alcançáveis, realistas e temporais

No exemplo acima, funcionaria mais ou menos assim: a nossa meta seria reter 50% dos alunos matriculados há, no mínimo, 6 meses durante um período de 1 ano. 

Entende como funciona a criação de uma estratégia de vendas? 

Agora você já pode começar a pensar naquela que melhor se encaixa em seu objetivo! 

2. Estude seu público-alvo

O estudo do público-alvo é uma das dicas para vender cursos online mais indispensáveis. Seja qual for sua estratégia de vendas, é fundamental saber com o máximo possível de detalhe quem é o seu potencial consumidor. 

A melhor forma de obter tal definição é construindo uma persona. 

A persona vai além da definição de público-alvo, e fornece informações mais precisas e detalhadas sobre o perfil do comprador dos seus cursos online. 

Podemos dizer que uma persona é a representação fictícia do cliente “dos sonhos” de um negócio. É algo semelhante à descrição de um amigo: você sabe seu nome, sua idade, o que ele faz, seus hobbies, a formação de sua família, o que ele valoriza, do que não gosta e, principalmente, o que procura.

O objetivo da persona é ajudar a guiar a estratégia de marketing digital, indicando que tipo de conteúdo deve ser oferecido a ela com base em suas características.

Para construir a persona ideal, é importante responder a algumas perguntas, como: 

  • Qual a sua idade? 
  • Onde ela mora? 
  • O que ela faz nas horas livres?
  • Em que ela trabalha?
  • Quais são seus objetivos profissionais? 
  • Quais são seus principais desafios? 
  • Que tipo de características ela busca em um produto ou serviço?
  • Do que ela não gosta? 

Deu pra entender o quão específica uma persona pode ser?

Então comece já a pensar na(s) sua(s)! Uma boa fonte de informação para a elaboração da persona são os próprios alunos do curso. Selecione no seu universo de consumidores aqueles que mais se aproximam do perfil ideal e trace, a partir deles, uma descrição precisa do público-alvo para focar nossas dicas para vender cursos online! 

3. Pense fora da caixa

Outra coisa importante para ter em mente é: estamos lidando com um mercado altamente competitivo. Então, não pense que “criar panfletos” será uma das nossas dicas para vender cursos online, porque, na verdade, queremos que você vá muito além disso! 

Um produto ou serviço que se diferencia da concorrência pensa fora da caixa, e ataca por frentes diferentes das convencionais. 

Quer algumas dicas de como vender cursos online saindo do padrão? 

  • Use os recursos do Instagram para sua escola de cursos online. Faça anúncios pagos, parcerias com influenciadores digitais e abuse dos novos recursos, como o IGTV e as transmissões ao vivo;
  • crie uma fanpage no Facebook para venda de cursos online. Apesar de já não ser a rede social mais utilizada, ainda é uma referência na busca por serviços ou produtos com boa reputação e uma marca consolidada; 
  • preste atendimento em tempo real no seu site e use o chat online para vender mais cursos. Disponibilidade, proatividade e autoridade no assunto são fatores de grande influência na decisão de compra! 

4. Crie modelos de venda atrativos

Oferecer um produto bem formulado é uma das mais efetivas dicas para vender cursos online. Por isso, crie modelos de venda atrativos, como clubes de assinatura, pacotes com um número de cursos livres para acesso e até mesmo períodos de teste gratuito

Essa é uma excelente forma de mostrar aos potenciais clientes as principais atribuições do curso, a plataforma EAD utilizada e a usabilidade do sistema. 

Outra dica para vender de forma atrativa é apostando em depoimentos e indicações. A técnica do storytelling, que vem ganhando popularidade a cada dia, consiste em oferecer produtos ou serviços por meio de histórias, que despertam empatia e sensação de proximidade entre a empresa e o público-alvo. 

Os depoimentos, preferencialmente produzidos em formatos de vídeo (mas que também podem ser textos), devem ser divulgados nas redes sociais, no site e outros canais de comunicação da empresa de cursos online. 

5. Aposte em automação de marketing

Nossa última dica tem como objetivo otimizar todos os seus processos de venda realizados por meio do marketing digital: a automação de marketing

Feita com a ajuda de softwares que integram diferentes etapas da jornada de compra do cliente, a automação de marketing é capaz de tratar, de forma inteiramente digital, fases do processo que exigiram um grande trabalho braçal e burocrático, como a alimentação de planilhas com leads captados, dados fornecidos em troca de materiais ricos e conteúdos especializados etc. 

O resultado são vendas mais assertivas, alunos mais satisfeitos e seu negócio cada vez mais próspero! 

Softwares para vender cursos online

Abaixo, você confere algumas dicas de softwares, automações de marketing e programas que certamente serão boas dicas para vender cursos online. 

  • Automação para vendas: Agendor, que integra todos os processos do fluxo de vendas, promove uma gestão assertiva e permite a análise de dados confiáveis e em tempo real. 
  • Automação de marketing: LAHAR, que possibilita o acompanhamento do funil de vendas e a gestão do relacionamento com os potenciais clientes.
  • Edição de imagens e produção de layout: Canva, desenvolvido com o objetivo de simplificar a criação de conteúdo visual com base em modelos pré-prontos. 
  • Hospedagem de cursos: EAD Plataforma. Não é por nada não, mas somos a melhor plataforma para manter seus cursos online. Nossas ferramentas, didáticas e intuitivas, permitem a organização de todo o processo de gerenciamento de cursos online, desde a venda e matrícula, até a emissão de certificados. 

O que achou das nossas dicas para vender cursos online? Deu para perceber que o mais importante aqui é dedicar um tempo para entender profundamente as necessidades do cliente e, a partir daí, traçar metas que saiam da sua zona de conforto, não é? 

Já que estamos falando sobre estratégias para melhorar o processo de vendas, que tal ler também nosso artigo sobre o uso do funil de vendas para cursos online

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy