O que é treinamento e-learning

O que é treinamento e-learning? 5 vantagens para as empresas

Quer investir no desenvolvimento das pessoas no âmbito empresarial? Nesse post, falaremos sobre o que é treinamento e-learning, incluindo 5 vantagens de investir no capital humano, como forma de alavancar os resultados organizacionais. Aliás, não é por acaso que 62% das companhias brasileiras já apostam na inovação dos cursos EAD para desenvolver plenamente seu quadro funcional.

Antes de mais nada, é importante diferenciar o que é treinamento e-learning em relação à educação corporativa. De fato, a capacitação dos colaboradores representa apenas uma das facetas do processo de aprendizagem no contexto institucional, em alinhamento com diversas outras ações estratégicas das universidades corporativas.  

Na prática, o que é treinamento e-learning?

Treinamento e-learning é um modelo de educação a distância voltado para qualificar e treinar o quadro funcional, lançando mão das funcionalidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Assim, a versatilidade, a acessibilidade e a flexibilidade do EAD se aplicam a um amplo rol de demandas organizacionais, tais como:

  • Cursos institucionais para garantir a capacitação contínua;
  • Palestras motivacionais;
  • Sensibilização sobre o uso consciente dos recursos;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais;
  • Campanhas de endomarketing;
  • Orientação sobre as normas de ética e conduta;
  • Comunicação sobre novos procedimentos;
  • Treinamentos operacionais;
  • Integração entre a equipe;
  • E muito mais.

Por sinal, muito além de simplesmente entender o que é treinamento e-learning, é crucial redesenhar a estratégia de aprendizagem nas empresas, mediante a migração do formato presencial para o ensino híbrido ou 100% virtual. Logo, é preciso preparar o terreno para a adaptação dos participantes diante de uma nova jornada do conhecimento. 

Nesse sentido, recomendamos o vídeo do Espresso3, que aborda as tendências impulsionadas pelo coronavírus, como a aceleração na digitalização dos processos e as mudanças no funcionamento das áreas. Na ocasião, o Professor Cassimiro enfatiza que o referido cenário abriu mais espaço para reforçar a compreensão do que é treinamento e-learning nas organizações. 

As ferramentas inovadoras do e-learning corporativo

A seguir, listamos algumas ferramentas poderosas para turbinar seu treinamento corporativo online:

  • Videoaulas para demonstrar a funcionalidade de novos produtos;
  • Fóruns de discussão visando facilitar o esclarecimento de dúvidas;
  • Gamificação para falar de temas diversificados (e até mesmo polêmicos), de forma lúdica;
  • Webinars focados em apresentar novidades, como, por exemplo, a simulação de novos procedimentos;
  • Microlearning para capacitações pontuais, isto é, de curta duração;
  • Realidade virtual para propiciar uma imersão em determinadas situações-problema e, assim, avaliar a performance de cada participante;
  • E diversos outros formatos de conteúdos digitais (e-books, infográficos…).  

5 vantagens para entender de uma vez por todas: o que é treinamento e-learning?

Para facilitar o entendimento acerca do que é treinamento e-learning no contexto empresarial, elencamos 5 benefícios viabilizados pelo investimento nas pessoas que integram uma organização, o que também impacta no crescimento sustentado dos negócios. 

1. Engajamento dos funcionários

Já ouviu falar de employer branding para atrair e reter talentos? Trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para engajar o público interno e, ao mesmo tempo, promover a percepção positiva da marca em relação ao mercado. 

Vale lembrar que os treinamentos consistentes trazem melhorias significativas ao clima organizacional e, consequentemente, reduzem o índice de turnover, que representa a rotatividade do pessoal.

2. Integração dos colaboradores

Com a chegada de novos funcionários, acontece o chamado onboarding, que é justamente a integração dos recém-contratados. O objetivo é inseri-los na cultura organizacional, demonstrar os canais de comunicação e promover a sensação de pertencimento a um time de alta performance.

Para resumir, essa é uma aproximação às normas e às rotinas da empresa, algo que pode ser feito por intermédio de uma eficaz ferramenta digital, principalmente no quesito capilaridade. Sendo assim, é possível diminuir distâncias, o que é ideal para as companhias que têm filiais instaladas em diferentes locais.

3. Desenvolvimento pessoal e profissional

O e-learning nas empresas potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional, com treinamentos customizados de acordo com as necessidades dos grupos de colaboradores, seja para capacitação ou ainda para atualização, juntamente com a criação de uma base de dados contendo os cursos já ministrados. 

Em paralelo, à medida que se concede mais autonomia para os próprios funcionários, o ritmo de aprendizagem igualmente se torna mais fluido. Com isso, eles podem acessar os conteúdos em locais e horários flexíveis, conforme sua conveniência.

4. Gestão do desempenho das equipes

Por meio dos cursos online, é possível gerar relatórios automatizados para mensurar os resultados, com eficiência e agilidade, inclusive no tocante à produtividade, à assiduidade e ao cumprimento das metas.

Tais fatores são essenciais para a gestão do conhecimento organizacional e o gerenciamento do capital humano, também conhecido como Human Resource Management System (HRMS).

5. Otimização de custos

Além de ganhar tempo para que a equipe de RH possa focar na estratégia, os treinamentos virtuais proporcionam uma expressiva economia em comparação às despesas das aulas presenciais, a exemplo da locação dos ambientes, assim como o deslocamento e a hospedagem, tanto dos participantes quanto dos facilitadores.

Dessa forma, é vital entender o que é treinamento e-learning e como essa solução de baixo custo ajuda a superar as barreiras logísticas. Nessa perspectiva, os gestores podem voltar os esforços para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.  

E agora que já falamos sobre o que é treinamento e-learning, que tal conversar com os nossos consultores sobre como podemos te ajudar na implantação da sua plataforma corporativa? Afinal, será muito mais prático e econômico oferecer cursos a distância para treinar as equipes e acompanhando o progresso. 

E o melhor: você ainda pode experimentar os recursos gratuitamente por 7 dias. Além disso, recomendamos outros conteúdos no Blog da EAD Plataforma, para que você possa obter mais informações e ainda se inspirar nos exemplos de sucesso!

Fabio Godoy