Blog EAD Plataforma 22-06-2018 gravar videoaulas

Como gravar videoaulas incríveis? 9 dicas

Você sabe como gravar videoaulas para o seu curso online?  Por mais que não seja tão simples quanto parece, ao começar a executar a tarefa de forma efetiva, se dará conta de que agora o seu negócio, finalmente, tomou forma.

Saber o que é EAD vai muito além de produzir um bom conteúdo. 

No mundo de hoje, os vídeos ganharam espaço nas estratégias de marketing digital e venda. Isso porque, segundo previsões do diretor geral do YouTube, em 2020 o consumo de vídeos na web deve ultrapassar o da TV, tornando o formato a principal fonte de informação buscada pelos usuários. 

Diante disso, é preciso entender como gravar videoaulas inteligentes e atrativas, levando em consideração a maneira como o conteúdo será  oferecido aos alunos.

Afinal, o objetivo aqui deve ser engajar alunos EAD, para que eles fiquem cada vez mais e mais interessados em descobrir tudo o que o seu curso tem a oferecer.

Provavelmente, você não tem uma super experiência com vídeos. Porém, é hora de despertar o Youtuber que vive dentro de você.

Listamos um pacote básico com tudo que você deve se atentar para começar a gravar videoaulas inesquecíveis. Preste atenção!

Check-list para gravar videoaulas

Em primeiro lugar, dividimos a lista de como gravar videoaulas em conceitos de nível básico ao avançado.

Isso porque tudo depende do momento em que o seu curso online está e do quanto você pode investir.

Sendo assim, esses são os itens básicos indispensáveis:

  • roteiro;
  • ambientação;
  • câmera;
  • microfone;
  • computador;
  • software de edição.

Agora, se você já possui recursos financeiros suficientes para investir um pouco mais, recomendamos a aquisição dos seguintes itens também.

  • câmera profissional e lentes;
  • iluminação;
  • computador robusto.

Recursos básicos para gravar videoaulas

Os itens a seguir são imprescindíveis para entender como gravar videoaulas e começar a se tornar um expert em produção de conteúdo EAD.

Isso é tudo o que você necessita, em um primeiro momento, para saber como gravar videoaulas de sucesso.

Roteiro

Antes de tudo, prepare o seu roteiro, pois você precisa ter tudo o que vai falar muito bem definido.

A ordem da gravação das videoaulas não tem muita importância. Você é quem decide se quer gravar primeiro a introdução, o conteúdo ou a conclusão. Afinal, isso pode ser editado na pós-produção.

Porém, as informações de cada um desses módulos precisam estar organizadas em um roteiro para que você não se perca e nem deixe nada passar em branco.

Lembre-se: Você está gravando um vídeo e não pode desperdiçar tempo. É preciso transmitir sua mensagem de forma clara, simples e objetiva.

Do contrário, o seu conteúdo pode deixar o aluno confuso e desorientado. Consequentemente, você perderá a atenção dele.

Ambientação

O cenário para gravação das videoaulas também é um item de suma importância.

Procure um lugar tranquilo para dar início às gravações. Você precisa ficar longe de distrações e barulhos que possam interferir no áudio da filmagem.

É legal também considerar o ambiente para gravar videoaulas. Montar um ambiente vai deixá-lo mais a vontade e passará uma sensação de organização para o aluno.

Além disso, sabemos que, no começo, é bem provável que você não tenha uma verba muita extensa e precise economizar. Portanto, não terá acesso a equipamentos de iluminação.

Sendo assim, busque um ambiente bastante iluminado para fazer as gravações. Todo fotógrafo e cinegrafista sempre busca pela melhor luz para os seus registros.

Assim, garantimos que, além das suas filmagens saírem muito mais nítidas, você ficará ainda melhor apresentado nas suas videoaulas.

Câmera

O item principal da nossa lista. Afinal, como gravar videoaulas sem um equipamento de filmagem? Impossível!

Quando falamos em equipamento de filmagem, não nos referimos, necessariamente, a uma câmera de vídeo. Dependendo da sua situação, até mesmo o seu celular pode ser usado. Inclusive, existem diversos aplicativos para criar vídeos que podem ser uma verdadeira mão na roda nesse momento. 

É claro que nossa recomendação é para que você utilize o equipamento mais profissional ao seu alcance. Isso, sem sombra de dúvidas, interfere no resultado final

Uma câmera semiprofissional é um investimento muito válido para quem possui sua própria empresa de cursos online ou seu próprio curso de ensino a distância.

Uma linha bastante popular para iniciantes é a que conta com as máquinas EOS da Canon, como a T3i e a T5i.

Porém, se você só tiver um celular ao seu alcance – que filme, no mínimo, em HD – ótimo também. Já temos um começo!

Microfone

A menos que você esteja em um ambiente totalmente isolado e recluso, será impossível que o seu áudio saia perfeito usando apenas sua câmera ou celular.

O mais provável é que seu vídeo fique cheio de chiados, barulhos e ecos, oque pode desagradar os ouvidos dos seus alunos.

Investir em um microfone é essencial para entender como gravar videoaulas. Esse dispositivo captará um som mais claro e de melhor qualidade para as suas gravações.

Caso não conte com uma verba para essa aquisição, no momento, você pode transformar o seu celular em um microfone.

Use o gravador do aparelho, mantendo-o próximo a você enquanto grava o vídeo.

O trabalho será concentrado ao momento  da edição, já que será preciso sincronizar áudio e vídeo. Mas nada que seja impossível de fazer.

Computador

É claro, o seu computador também deve estar preparado para a edição após a gravação das videoaulas.

O caso é que os softwares de edição costumam exigir um alto desempenho da máquina.

Sendo assim, dependendo das especificações do dispositivo, ele pode acabar ficando muito lento, durante a execução do programa.

Portanto, para que o software não fique travando e você não leve horas para editar suas aulas, é importante ter um computador que aguente essa tarefa.

Então, aqui vão duas dicas para você:

  1. Invista em uma boa placa de vídeo

Essa peça é responsável por executar as imagens nos computadores. Uma placa de vídeo apropriada ajudará a facilitar a edição de vídeos.

  1. Preste atenção ao processador

O processador é outro fator importante. Ele é quem endereça os dados de acordo com a aplicação.

Um computador com processador a partir do Intel Core I5 ou equivalente é o mais adequado para esse caso.

Você pode optar por comprar uma nova máquina ou melhorar seu computador atual. No segundo caso, não deixe de consultar uma assistência técnica de informática.

Software de edição

Aqui é onde a magia acontece e o seu curso começa a tomar forma, para, finalmente ir ao ar.

Você transformará todo esse material bruto no seu curso EAD. É hora de fazer os cortes, eliminar as falhas, sincronizar imagem e som e inserir uma trilha sonora (com músicas sem direitos autorais, hein?).

As opções de softwares de edição são inúmeras. O Adobe Premiere e o Final Cut são excelentes opções para editar vídeos. Ambas contam com recursos mais profissionais e completos, mas são pagas.

Entretanto, os próprios sistemas operacionais oferecem alternativas de softwares de edição de vídeo, que são mais simples, porém gratuitas.

O Windows conta com um editor próprio de fotos e vídeos, já o macOS, da Apple, disponibiliza o iMovie.

Reafirmamos: tudo depende das suas atuais condições para decidir qual opção faz mais sentido para o negócio.

Recursos avançados para gravar videoaulas

Aqui, listamos alguns recursos para quem quer descobrir como gravar videoaulas com a melhor qualidade possível. 

Caso não tenha a possibilidade de adquiri-los logo de cara, você pode ir investindo neles aos poucos.

Câmera profissional e lentes

Atuando no ramo de educação a distância, você precisa ter em mente que a parte audiovisual é essencial para o seu trabalho.

Desta maneira, é importante que você sempre invista em equipamentos, para gravar videoaulas cada vez melhores e com uma edição mais profissional.

O celular e a câmera semiprofissional podem servir para começar a gravar videoaulas,as, conforme o seu curso for conquistando mais alunos, ganhando novos módulos e, quem sabe, cursos derivados, recomendamos que você considere adquirir um equipamento profissional.

Outra alternativa, caso você deseje manter sua câmera atual, é investir em lentes para fazer um upgrade no dispositivo.

Melhorar a qualidade de vídeo é uma ação de inovação para o seu negócio. Seus alunos, com certeza, apreciarão um conteúdo com uma dose extra de cuidado.

Iluminação

A luz do ambiente é algo que impacta diretamente na qualidade do vídeo. Porém, dependendo do local onde você estiver, pode ser difícil conseguir uma boa luz.

Porém, existem equipamentos que podem resolver esse problema, tais como lâmpadas, rebatedores e flashes.

Se puder investir, não pense duas vezes. Desta maneira, você conseguirá um bom efeito de luz gravando tanto em ambientes fechados, quanto abertos.

Computador robusto

Ok, logo acima você já conferiu as configurações mínimas para ter um computador capaz de editar vídeos com agilidade e eficiência.

Contudo, se estiver ao seu alcance, analise se vale a pena adquirir um computador mais robusto, para editar as suas videoaulas.

Os máquinas da Apple, como iMac ou MacBook, são as queridinhas dos designers e editores de vídeos.

Tudo por conta de sua capacidade na execução dos softwares de edição.

Esse é outro recurso que vale a pena pensar no investimento para descobrir, na prática, como gravar videoaulas diferenciadas.

Entender como gravar videoaulas já é um excelente primeiro passo para criar materiais de qualidade para seu curso EAD. 

Mas, sabe de uma coisa? Em um mundo tão versátil como o nosso, a palavra de ordem é DIVERSIFICAÇÃO. Por isso, nossa sugestão é que você conheça também os outros formatos de conteúdo EAD capazes de tornar seu produto um sucesso! 

Fabio Godoy