o-que-é-universidade-corporativa

O que é universidade corporativa e por que ela é um ótimo negócio para a sua empresa?

Ter equipes de trabalho atualizadas e treinadas de acordo com os valores estratégicos da empresa é um sonho cada vez mais alcançável. Organizações que entendem o que é universidade corporativa encontram, na modalidade,uma oportunidade única para formar equipes de alta performance. 

Os colaboradores, por sua vez, sentem-se abertos ao aprendizado. O CENSO Abed mostrou que houve um aumento de 25,4% nas matrículas em cursos livres corporativos em relação ao ano anterior. A pesquisa registrou também um aumento de 15% no investimento das empresas na modalidade, o que reforça nossos argumentos. 

Se sua organização ainda não tem uma universidade corporativa, não se preocupe! Mostraremos como ela funciona e os primeiros passos para aplicá-la em sua organização neste artigo. 

O que é universidade corporativa? 

Universidade corporativa é uma ferramenta de treinamento online para o desenvolvimento da equipe de colaboradores da empresa. O formato surgiu no país nos anos 90, e vem ganhando popularidade a cada ano. Grandes e médias empresas começam a enxergar, na  promoção da educação, uma forma efetiva de criar equipes de alta performance. 

Além de desenvolver a equipe interna, a universidade online pode ser uma estratégia muito eficaz para promover os valores da empresa para os seus principais públicos de interesse (como fornecedores, parceiros e clientes) e até mesmo consolidar a organização como uma referência na área em que atua.  

Como a universidade corporativa funciona? 

Quando se entende o que é universidade corporativa, é preciso saber, também, como funciona a EAD. Isso porque ela é a principal metodologia de ensino utilizada nas universidades. 

Por meio de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, os colaboradores e demais alunos têm acesso a diversos tipos de conteúdos digitais (videoaulas, e-books, webinars etc.) sobre um determinado conteúdo. 

Os cursos disponibilizados na universidade corporativa podem ser classificados como cursos livres, de curta duração, ou até mesmo como especializações profissionais. A Faculdade Unimed, iniciativa da cooperativa de saúde Unimed, por exemplo, já foi avaliada pelo MEC e é reconhecida como uma instituição de ensino superior. 

Quais as vantagens da universidade corporativa?  

Saber o que é universidade corporativa abre inúmeras portas para as empresas que acreditam em uma gestão baseada na inclusão social, no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, e, claro, na diferenciação como vantagem competitiva. 

A seguir, listamos mais alguns benefícios de ter uma universidade corporativa em sua empresa: 

  1. ajuda a motivar e reter colaboradores, que veem na empresa uma entusiasta de seu desenvolvimento pessoal;
  2. fortalecimento da cultura empresarial por meio de cursos voltados ao conhecimento do DNA da organização;
  3. é uma alternativa mais econômica para treinar e desenvolver colaboradores; 
  4. possibilita a construção de uma trilha de aprendizado contínua

Como implantar uma universidade corporativa na empresa? 

Entendendo o que é universidade corporativa e seus principais benefícios, é difícil resistir à ideia de implantar uma em sua organização, não é mesmo? 

Se esse é o seu plano, nós podemos te ajudar! Confira a seguir um passo a passo resumido para começar a estruturar uma universidade em sua empresa: 

Passo 1: mapeie as demandas da empresa

Para otimizar o funcionamento da sua iniciativa, é fundamental mapear detalhadamente as demandas da empresa. Aproveite a estrutura para abrigar treinamentos setoriais e cursos de integração às políticas da empresa. 

Além disso, em parceria com os líderes das áreas e do setor de RH, desenvolva uma linha do tempo educacional, listando todos os aspectos do aprendizado corporativo e elencando as principais oportunidades existentes. 

Passo 2: busque uma plataforma EAD para abrigar os cursos e treinamentos

O segundo passo é essencial para garantir o funcionamento da universidade corporativa: encontrar uma boa plataforma EAD

Por meio de um LMS (learning management system), será possível gerir e acompanhar todo o processo de aprendizagem EAD dos colaboradores. 

Por isso, é tão importante buscar uma ferramenta completa, didática, atualizada e simplificada: para garantir que todos os colaboradores de diversos níveis educacionais e hierárquicos consigam operá-la e aproveitar tudo o que é oferecido ali. 

Passo 3: desenvolva conteúdos ricos e relevantes

Lembre-se sempre de que a universidade corporativa não deve ser apenas uma forma de cumprir as obrigações trabalhistas relacionadas a treinamento e desenvolvimento. Ela é uma oportunidade de elevar a capacitação dos colaboradores, despertando, em cada um, motivação para tornar o aprendizado um ciclo contínuo. 

Por isso, desenvolver conteúdos ricos e relevantes é um passo importante do processo.  Busque o apoio de tutores EAD para criar materiais adequados ao modelo de ensino e conte, também, com o suporte de especialistas nas áreas abordadas. 

Certamente, o resultado será satisfatório! 

Passo 4: crie a estratégia da universidade corporativa

Como falamos no início do artigo, ao definir o que é universidade corporativa, esse formato de EAD não precisa ser exclusivo para os colaboradores da empresa. 

Algumas universidades corporativas disponibilizam seus conteúdos a qualquer pessoa que esteja interessada e disposta a aprender. Caso essa seja a escolha da sua organização, é importante desenvolver uma estratégia de acesso: 

  • será cobrado um valor por cada curso? 
  • como será feito o marketing para divulgar os cursos? 
  • o acesso será ilimitado a todos os conteúdos ou haverá uma área exclusiva para colaboradores? 

Tudo isso deve ser definido antes mesmo que a plataforma vá ao ar, garantindo maior fluidez aos acessos. 

Para inspirar: 9 universidades corporativas de empresas do Brasil e do mundo

Agora que você já sabe o que é uma universidade corporativa, como ela funciona e quais os passos iniciais para desenvolver uma em sua organização, que tal ver alguns exemplos inspiradores de empresas brasileiras e globais que já trabalham o modelo de educação corporativa? 

  1. Faculdade Unimed (Unimed)
  2. Nexa School  (Nexa Resources)
  3. Universidade Corporativa Embracon (Embracon)
  4. UniBB (Banco do Brasil)
  5. Universidade Ambev (Ambev)
  6. Hamburger University (McDonalds)
  7. Universidade Corporativa Sebrae (Sebrae)
  8. Academia Santander (Santander)
  9. Universidade Corporativa ISVOR (Fiat-Chrysler Automobiles)

Entendendo o que é universidade corporativa, fica mais fácil compreender, também, o valor estratégico do e-learning nas empresas, não é mesmo?

Se você está pensando em desenvolver uma universidade corporativa, aproveite o fim desta leitura para conhecer a EAD Plataforma, solução completa para abrigar cursos a distância. Conheça e teste cada uma de nossas funcionalidades adquirindo nosso período de teste com acesso liberado por 7 dias!  

Fabio Godoy