Exemplos de fórum EAD

Descubra como engajar sua turma com 7 exemplos de fórum EAD!

Está pensando em maneiras de estimular o engajamento digital dos alunos? Que tal conferir 7 exemplos de fórum EAD? Essa é uma eficaz ferramenta de interação no ensino a distância. Afinal, favorece a troca de informações e experiências entre a turma. 

Vale lembrar que o Ambiente Virtual tem muitos recursos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. E isso vai além de reunir os conteúdos do curso. Em outras palavras, ele propicia um canal de contato para estimular o diálogo e o pensamento crítico. 

Sendo assim, continue conosco para conhecer os exemplos de fórum EAD e suas aplicações práticas!

7 exemplos de fórum EAD

Vamos colocar a mão na massa? Para tal, selecionamos 7 exemplos de fórum EAD, com objetivos distintos.

1. Fórum geral

Trata-se de um fórum aberto, no qual os participantes podem iniciar novos tópicos, sempre que necessário. O espaço virtual fica disponível durante o período letivo, de modo permanente. 

Nessa perspectiva, os assuntos abordados não precisam se limitar aos conteúdos do curso. Isto é, podem ser incluídos tópicos sobre apresentações pessoais, hobbies, esportes e assim por diante.

2. Fórum de avaliação

Também conhecido como “fórum simples”, esse é um exemplo de fórum de discussão EAD que contém apenas um tópico. Logo, a exibição acontece em uma única página. Em geral, é utilizado para diálogos relativamente breves e focados em um tema exclusivo. 

A título de exemplo, um professor pode optar por dar continuidade nos temas de um webinar. Dessa maneira, ele pode avaliar a compreensão do que foi abordado naquela transmissão ao vivo

3. Fórum de tópicos

Nesse caso, cada participante tem a possibilidade de iniciar um novo tópico, enquanto os demais respondem as mensagens, de forma ilimitada. Como exemplo, esse formato é usado para atividades em que cada aluno apresenta um determinado tema.

Digamos que um dos estudantes opte por falar sobre como faturar com o mercado de pets. Portanto, ele fará uma explanação inicial, contemplando os itens do trabalho: pet sitting, e-commerce, curso online e afins. E, depois, fica responsável por moderar essa discussão.

4. Fórum de perguntas e respostas

Quem quer esclarecer suas dúvidas pode postá-las no fórum de perguntas e respostas. Isso porque a dúvida de um também pode ser a de outro colega. Então, após a publicação, essas mensagens ficam disponíveis para todos os participantes, que podem interagir livremente. Se for o caso, é possível contar com a mediação pedagógica.

5. Fórum livre

Cada professor pode criar fóruns para complementar as matérias tratadas em aula. Dessa forma, os alunos podem participar dos debates, voluntariamente, o que não implica em suas avaliações.

Para exemplificar, em um curso de automaquiagem, pode-se criar esse fórum para que os próprios alunos compartilhem materiais relacionados. Isso inclui: tutoriais do Instagram, canais de youtubers e outras dicas.

6. Fórum dirigido

Com base em um tema ou um texto de referência, o educador cria um fórum específico, em que cada aluno deve fazer postagens. De acordo com as regras pré-determinadas, claro. Por exemplo: três mensagens, com 300 palavras, respectivamente, além de responder os tópicos dos colegas. 

7. Fórum por tempo determinado

Por fim, o último dos exemplos de fórum EAD representa as discussões pontuais. Ou seja, o professor lança uma atividade e estabelece qual será o período de interação, a fim de concluir a avaliação da turma.

Esse modelo é ideal para as situações em que o tempo é um fator determinante. Se o foco é a preparação para concursos, essa pode ser uma boa opção para antecipar um “intensivão”, que pode ser realizado via webconferência

Como engajar a turma com estes exemplos de fórum EAD?

Atrair a atenção dos alunos pode ser desafiador, principalmente quando falamos de ambientes virtuais e dos impactos do coronavírus. Por isso, recomendamos o vídeo a seguir, com dicas para promover o engajamento, No fim das contas, essas dicas podem ser aplicadas nos diversos exemplos de fórum EAD.

  • Método indutivo: use a experiência dos próprios alunos para conduzir suas trilhas de aprendizagem. Assim, pode-se promover diálogos produtivos, tanto nos fóruns quanto nas aulas;
  • Sala de aula invertida: essa é uma metodologia ativa, que traz mais autonomia para quem está aprendendo. Nesse sentido, é o professor que leva o aluno ao conhecimento, diferente de levar o conhecimento ao aluno;
  • Método empírico: opte por exercícios e problematizações para fazer demonstrações  práticas. Em um curso voltado para editores de vídeos, você poderia mostrar como usar as expressões no After Effects.

Boas práticas para os fóruns EAD

Além de abordar os exemplos de fórum EAD (e suas diferentes finalidades), é importante levar em conta:

  • Boas discussões começam com questões ou reflexões. O ideal é que cada um possa expressar sua opinião, de forma respeitosa. E, claro, relacionando os assuntos com os temas do curso, direta ou indiretamente;
  • Como protagonistas de suas trilhas de aprendizagem, os alunos podem conduzir certos debates. Em alguns casos, pode ser necessário ter o acompanhamento do professor ou do tutor, que, por sua vez, deve dar um feedback assertivo;
  • Já que estamos falando de uma plataforma de e-learning, as interações não precisam se resumir aos textos, certo? Consequentemente, é essencial diversificar os tipos de conteúdos digitais, incluindo gifs, memes, podcasts, vídeos do Youtube etc.

Prontinho! Agora que você já conferiu estes 7 exemplos de fórum EAD, chegou a hora de estruturar seu curso online. Para tal, conte com o apoio da EAD Plataforma! Fale conosco para conhecer os recursos exclusivos e testar por 7 dias grátis!

Além disso, não perca outros conteúdos no Blog, que são especialmente elaborados para aprimorar seus produtos digitais!

Fabio Godoy