como-responder-forum-ead

Como responder fórum EAD e usar o espaço para aprender (e ensinar) ainda mais?

Tem dúvidas sobre como responder o fórum EAD do seu curso? Não se preocupe! Esta dúvida, comum a tutores e alunos, é bastante comum, já que estamos falando do mais popular canal de comunicação na educação a distância. 

De acordo com o Censo Abed 2019, o fórum EAD é utilizado como principal canal de interação em cursos totalmente a distância. Ele está presente em 95,6% dos cursos oferecidos nesta modalidade de ensino. 

Para tornar o fórum EAD uma ferramenta ainda mais estratégica no processo de aprendizado, separamos algumas dicas valiosas para dominá-lo. Continue a leitura e descubra como responder o fórum EAD e aprender (e ensinar) ainda mais! 

O que é fórum EAD?

Fórum EAD é uma ferramenta de interação popular na educação a distância. De forma prática, trata-se de um espaço no qual estudantes e tutores trocam informações, tiram dúvidas e discutem sobre um determinado tema. 

Em uma modalidade remota de ensino, o fórum EAD ganha um papel estratégico, já que simula a interação ocorrida em uma sala de aula. 

Quando o fórum EAD é útil para o processo de aprendizagem? 

O fórum é uma ferramenta de interação EAD complementar a diversos tipos de conteúdos digitais, tais como:

A ideia é que, após oferecer um conteúdo, o tutor EAD abra o fórum de discussão para que os alunos apresentem suas dúvidas e exponham ideias relacionadas ao tema abordado. 

Além de ser uma ferramenta complementar, o fórum também pode ser usado como ambiente avaliativo. Muitos cursos online e módulos de ensino utilizam a participação no fórum como critério para mensurar o aproveitamento dos alunos. Neste caso, tomam como base a intensidade da participação e a relevância e pertinência dos comentários. 

Por que o fórum EAD é importante para a condução da EAD? 

Você viu no início deste artigo que o fórum EAD é uma das ferramentas utilizadas pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para simular interações físicas no ambiente digital, certo? 

Além disso, utilizar o fórum como aliado no processo de aprendizagem também ajuda a: 

  • estimular e desenvolver o senso crítico dos alunos;
  • reforça o papel da EAD como agente de inclusão social, dando espaço de fala para todos;
  • permite que, mesmo que cada aluno acesse o conteúdo em um momento, todos possam construir e trocar ideias e informações de forma coletiva; 
  • cria um canal aberto de comunicação entre tutores e alunos; 
  • permite a troca de materiais complementares, como links, notícias, estudos etc, de forma dinamizada.

Agora que você já conhece o papel estratégico da ferramenta, é hora de entendermos, na prática, como responder fórum EAD sendo um aluno ou um tutor. 

Como responder fórum EAD? Dicas para tutores e alunos 

Entender como responder fórum EAD é um desafio para tutores e alunos. Afinal, trata-se de um espaço aberto, no qual todas as mensagens são visualizadas por cada um dos participantes daquele processo de aprendizagem. 

Portanto, antes de começar a dar dicas segmentadas para alunos EAD e para tutores, separamos algumas regras de bom comportamento que podem ajudar a entender como responder um fórum EAD na qualidade de estudante ou de professor. 

Vamos lá? 

1. Atente-se às regras do fórum EAD da sua plataforma de ensino

Independentemente do papel desempenhado por você no processo de aprendizagem, é fundamental conhecer as regras de funcionamento do espaço antes de publicar uma questão ou resposta. 

Seja para alunos ou tutores, a dica é: lembre-se de que a base para o bom funcionamento de um fórum é o respeito. Por isso, ao publicar, considere a diversidade de pessoas integrando o espaço e leve em consideração suas diferentes vivências, ideologias e posicionamentos. 

2. Comunique-se com clareza 

A segunda regra “universal” para entender como responder o fórum EAD é a comunicação clara. Afinal, professores, tutores e alunos estão ali por um motivo muito semelhante: a vontade de trocar informações e construir conhecimentos. 

Por isso, quaisquer atores do fórum EAD devem se preocupar em usar uma linguagem clara e compreensível. Isso garante que os demais participantes compreendam a mensagem publicada e que possam, por sua vez, contribuir com informações e posicionamentos complementares. 

Dicas para alunos EAD

Se você é um aluno ou um tutor EAD em busca de orientações sobre comportamento no fórum EAD para a sua turma , está no lugar certo! 

Separamos algumas dicas simples, mas efetivas, para ajudar alunos a entenderem como responder fórum EAD, se posicionando de forma efetiva e descomplicada: 

  • antes da primeira resposta no fórum,que tal fazer uma pequena apresentação? Diga seu nome, cidade de onde vem e quais os objetivos ao cursar aquele módulo ou curso livre;
  • se a resposta der margem a uma intervenção complexa ou personalizada por parte do tutor, deixe também um canal alternativo de contato (como um e-mail), para que ele possa direcionar materiais complementares e conteúdos adicionais; 
  • evite o uso de gírias e regionalismos;
  • procure responder de forma clara e sempre com argumentos que complementem a questão colocada;
  • responda expondo sua opinião, mas jamais desrespeite o posicionamento de outros alunos ou de tutores. 

Dicas para tutores 

Tutores também precisam se atentar sobre como responder ao fórum EAD. Isso porque representam as figuras de referência naquele ambiente. Por essa razão, devem se comportar de forma exemplar. 

A seguir, falaremos sobre algumas condutas recomendadas para o tutor ao responder o fórum:

  • tratar os alunos com gentileza, sempre se dispondo a responder eventuais dúvidas e questionamentos; 
  • observar se a dúvida apresentada para o aluno dá margem para uma explicação mais aprofundada. Neste caso, sempre vale a pena lançar mão de estudos e notícias que enriqueçam o contato; 
  • disponibilizar um canal de comunicação alternativo ao fórum (como um e-mail), para que os alunos direcionem perguntas específicas ou dúvidas pessoais sobre o tema debatido; 
  • atuar como um mediador de eventuais debates e reforçar o compromisso da instituição ou curso com o respeito ao próximo e com o crescimento coletivo; 
  • estimular a troca de feedbacks, tanto do tutor para os alunos, quanto o oposto;
  • reservar, em sua agenda, um horário e data para acompanhar as discussões no fórum e responder dúvidas e mensagens, impedindo que o espaço fique “abandonado”. 

Agora sim, você sabe como responder fórum EAD de forma assertiva, sendo um aluno ou um tutor EAD. Que tal aproveitar o fim desta leitura para embarcar em outra, com dicas sobre como motivar alunos EAD?

Fabio Godoy