Como dar curso de automaquiagem online

5 passos práticos: como dar curso de automaquiagem online?

Quer saber como dar curso de automaquiagem online, começando do zero? Neste artigo, te mostramos 5 passos práticos para colocar a mão na massa e faturar com seu infoproduto.

Afinal, uma plataforma de e-learning eficaz pode ser decisiva na conquista do seu primeiro milhão. Isso porque, além das dicas de como dar curso de automaquiagem online, também vamos falar de marketing de produto digital.

Dessa forma, você pode ter um negócio escalável. Ou seja, alavancar seu faturamento, sem aumentar as despesas na mesma proporção. Quer saber como? Siga conosco!

Mas como dar curso de automaquiagem online do zero?

Antes de abordar o passo a passo de como dar curso de automaquiagem online, vale considerar alguns pontos-chave na fase de pré-produção.

Pense no público que você pretende atingir

Um bom exercício é criar personas para dialogar com públicos de interesse. São personagens semifictícias que representam os perfis com quem você quer conversar.

Por exemplo: uma garota de 18 anos, que pretende ser maquiadora artística. Ela gosta de se automaquiar, ajuda as amigas com suas makes e já posta tutoriais no Instagram. Porém, quer se profissionalizar. 

Escolha modelos com diferentes tons de pele

Já ouviu falar no papel social do EAD? O ensino a distância democratiza o conhecimento e supera barreiras geográficas. Além disso, amplia o acesso às informações e abre espaço para inclusão, diversidade e equidade.

Sendo assim, busque dar opções para diferentes tipos de pele, tal como esse exemplo de conteúdo de maquiagem para pele negra. Pense em como demonstrar texturas e cores, com as “misturinhas” para chegar aos tons.

Busque parcerias para impulsionar o curso

Fazer parcerias é uma excelente oportunidade para obter muito mais visibilidade. No caso, você “pega carona” na reputação de marcas, youtubers e influencers.

Quando falamos das empresas, muitas delas “patrocinam” as pessoas que divulgam seus produtos. Isso acontece bastante no ramo dos cosméticos, em troca de demonstrações online, reviews, unboxings e afins.

Pesquise as ações da concorrência

Pesquisar seus concorrentes, com o benchmarking, é uma ótima pedida para buscar inspirações sobre como dar curso de automaquiagem online. Por sinal, você ainda pode se inscrever em outro curso, antes de definir o formato do seu produto digital.

Confira dois exemplos:

  • Curso de automaquiagem Prime: gratuito

No site da Prime Cursos, você aprende técnicas para disfarçar imperfeições e, ainda, realçar a beleza. As aulas também envolvem: criar efeitos (como afinar o rosto e o nariz) e escolher as composições para cada tipo de pele.

Os professores também abordam a história da maquiagem e as maneiras para aumentar a durabilidade dos produtos. Por fim, há 7 opções de passo a passo, a exemplo da make com azul e dourado. 

  • Curso de automaquiagem Vida Real: R$ 130,00

O curso da maquiadora artística Renata Buzetti traz opções para você se sentir bem no dia a dia, seja para passear ou trabalhar. Os principais tópicos abordados são: pré-maquiagem, preparação da pele, correção de sobrancelha e aplicação de rímel. 

Aliás, quem não puder investir nesse curso, vale a pena conferir os posts no Instagram, inclusive sobre maquiagem masculina. E, para ilustrar a questão das parcerias, essa maquiadora é representante da marca Eudora.

5 passos para descobrir como dar curso de automaquiagem online 

A seguir, descubra como dar curso de automaquiagem online, com um passo a passo bem prático.

1. Contrate uma plataforma EAD

Na hora de hospedar e gerenciar seu curso online, é preciso escolher entre os tipos de LMS (Learning Management System). Em português, a sigla significa Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA).

Na EAD Plataforma, por exemplo, você conta com os seguintes diferenciais: 

  • Loja virtual (com carrinho de compras e cupom de desconto), disponível 24h;
  • Matrículas liberadas, automaticamente, após a confirmação do pagamento;
  • Aulas ao vivo, com chat integrado, para diversos grupos, turmas e professores;
  • Planos de assinatura no modelo Netflix: mensal, trimestral, semestral ou anual;
  • Inclusão de provas entre os módulos, com a emissão de certificado de conclusão;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com fórum de discussão e biblioteca;
  • Integração API com sistemas externos, bem como a automação de processos;
  • Configuração do próprio domínio, que inclui o certificado de segurança da LGPD;
  • Personalização do tema, com praticidade para gerenciar o painel administrativo;
  • Otimização para computadores e dispositivos móveis, viabilizando o mobile learning.

2. Estruture o conteúdo do curso

Para estruturar seu curso online, é importante levar em conta:

  • Defina o nome do curso, o escopo do projeto e os objetivos;
  • Monte o cronograma de aulas para estabelecer a carga horária;
  • Pense em qual será o investimento e as formas de pagamento;
  • Diversifique o formato das aulas. Para exemplificar, você pode dar uma aula de preparação da pele, outra de make para olhos e daí por diante; 
  • Prepare materiais de apoio complementares: make para festa ou usando apenas tons de azul etc.;
  • Convide modelos para participar das suas aulas, lembrando que os homens também podem se interessar por maquiagem;
  • Selecione os produtos que você vai utilizar: base, blush, primer, corretivo, pó facial, sombra, batom, cílios postiços e outros;
  • Reflita se vai mostrar as marcas dos produtos ou não. 

3. Grave videoaulas criativas

Aqui está o “pulo do gato”. Uma das principais dicas de como dar curso de automaquiagem online é justamente saber como gravar aulas EAD. Para tal, não se esqueça de considerar:

  • Roteiro: use técnicas de storytelling para atrair a atenção;
  • Ambientação: crie um cenário organizado e condizente com o tema;
  • Maquiagem: faça uma make leve (e demonstre isso pros alunos), apenas para uniformizar o rosto e não ficar ‘brilhando’ na tela;
  • Iluminação: aposte na luz natural. E, se for o caso, compre um kit como o ring light
  • Recursos audiovisuais: você pode começar com a câmera do celular, usando um tripé. Depois, invista em microfone e outros equipamentos. 

4. Faça transmissões ao vivo

Promova webinars e webconferências para interagir com alunos em tempo real. Dar uma masterclass é uma excelente maneira de gerar engajamento e reforçar sua credibilidade.  

5. Aposte na divulgação do seu infoproduto

Para fechar com chave de ouro, vamos às estratégias de marketing digital, que têm ótimo custo-benefício. Alguns exemplos são:

  • Search Engine Marketing (SEM): impulsione a publicidade. Realize anúncios pagos para aumentar o alcance dos posts e ganhar mais visibilidade;
  • Search Engine Optimization (SEO): otimize conteúdos de sites e blogs. O foco é rankear bem na busca orgânica do Google, sem pagar pela divulgação;
  • Automação: prepara-se para captar e fidelizar clientes, com ações conjuntas da EAD Plataforma e da Lahar. Nesse infográfico, te mostramos como as ferramentas certas podem trazer resultados expressivos!  

Enfim, gostou das dicas de como dar curso de automaquiagem online? Não perca mais tempo: fale com nossos consultores e comece a criar seu infoproduto! No fim das contas, seu primeiro milhão pode estar mais perto do que parece! 

Aproveite para testar os recursos da plataforma por 7 dias grátis, além de conferir outros conteúdos no Blog

Fabio Godoy