exemplos-atividades-ead

5 exemplos de atividades para EAD: dinamize o aprendizado!

Elaborar conteúdo dinâmico e adequado às necessidades do perfil do aluno que estuda a distância pode ser um desafio. Isso porque estão em jogo os melhores formatos, o volume de informações transmitidas e o aproveitamento de cada turma. Diante disso, ter em mãos um vasto leque de exemplos de atividades para EAD pode ser de grande ajuda. 

Para você ter uma ideia, o Censo ABED 2019 nos mostra as principais ferramentas de ensino utilizadas pelos professores e tutores EAD. Os diferentes tipos de conteúdo digital ajudam a guiar e orientar a construção de atividades. 

O Censo aponta que os principais formatos de conteúdos utilizados pelas instituições EAD do Brasil são: vídeoaula (usada por 92,6% das instituições), texto digital, e-books, vídeos complementares e objetos digitais de aprendizagem. 

Ao longo deste artigo, vamos explorar exemplos de atividades para EAD que podem ser desenvolvidas a partir do uso destas e de outras ferramentas de ensino. Falaremos sobre: 

  1. Gamificação
  2. Desenvolvimento de artigos e trabalhos
  3. Fóruns de discussão
  4. Dinâmicas
  5. Webinars e transmissões ao vivo 

Boa leitura! 

O poder do aprendizado a distância

Antes de falarmos sobre exemplos de atividades para EAD, que tal abordarmos alguns dados que reforçam a importância da metodologia de ensino?

Que a EAD vem crescendo no Brasil, você já sabe. A adesão de cada vez mais alunos ao ensino remoto comprova que praticidade, autonomia e flexibilidade são grandes diferenciais da metodologia. 

Acontecimentos recentes, como a pandemia do novo coronavírus, reforçaram o poder do aprendizado a distância como ferramenta de crescimento profissional e pessoal mesmo em situações em que o distanciamento social é imposto. 

Para o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier, em entrevista ao Estado de Minas, a tendência é que o tempo elimine o caráter “competitivo” entre o ensino presencial e o ensino a distância. Ele diz: 

“Vamos caminhar para o fim da dicotomia entre o presencial e a EAD e falar em educação mediada por tecnologia de formas variadas: presencial com disciplinas on-line, 100% on-line, algumas aulas remotas”.

A tendência é de que, com o passar dos anos, modalidades de ensino como o b-learning e o ensino híbrido ganhem espaço e popularizem de vez as aulas online. 

Para atender às necessidades dos alunos que integrarão a metodologia de ensino ao longo dos anos, é preciso conhecer as melhores formas de trabalhar. Por isso, no próximo tópico, falaremos sobre 5 exemplos de atividades para EAD. 

Exemplos de atividades para EAD

A seguir, falaremos sobre 5 exemplos de atividades para EAD que ajudam a dinamizar o ensino e garantir um bom aproveitamento da metodologia. 

1. Gamificação

O primeiro da nossa lista de exemplos de atividades para EAD é o exercício por meio de jogos e elementos lúdicos — metodologia conhecida como gamificação. Aqui, se enquadram simulações, jogos de tabuleiro virtuais, quizzes e desafios. 

A ideia é atribuir recompensas a cada etapa trilhada, em uma dinâmica bem semelhante a de um videogame. 

Grandes empresas e organizações já utilizam a gamificação como atividade para EAD em treinamentos empresariais, e os resultados são bastante gratificantes. De acordo com o portal Finances Online, 97% dos funcionários com mais de 45 anos entrevistados concordam que a gamificação ajuda a melhorar o trabalho, 87% concordam que a tecnologia os torna mais produtivos e 85% gastariam mais tempo em um software gamificado. 

Na educação, as estatísticas não são diferentes. O mesmo portal mostra que 67% dos alunos afirmam que um curso gamificado é mais motivador do que um curso tradicional. 

Assista ao webinar “Uso da gamificação na educação” para acompanhar a interessante discussão sobre o tema. O webinar conta com a participação de Luis Alessandro da Silva,  Gestor do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores, de Santa Catarina. 

2. Desenvolvimento de artigos e trabalhos

Nosso segundo exemplo de atividade para EAD é um pouco mais tradicional, mas não menos efetivo. Trata-se de atribuição para o desenvolvimento de artigos e trabalhos. 

Com a ajuda de uma boa plataforma LMS, os alunos utilizam o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para obter direcionamentos e orientações sobre as pesquisas e trabalhos solicitados. 

A partir daí, realizam um trabalho de investigação autônomo e apresentam os resultados obtidos periodicamente ao orientador ou tutor. 

3. Fóruns de discussão

Outra maneira de experimentar, na prática, nossos exemplos de atividades para EAD é promovendo um fórum de discussão

A ferramenta é muito útil para medir o nível de absorção do conteúdo pelos alunos e conhecer sua capacidade de elaboração tendo, como base, as informações abordadas nas aulas online. 

Além de ser uma excelente plataforma para propor atividades e acompanhar o aproveitamento das turmas, é, também, uma possibilidade de esclarecer dúvidas e aproximar alunos e tutores. 

4. Dinâmicas

Já pensou em realizar dinâmicas como exemplos de atividades para EAD? Pois pode começar!  

Assim como funcionam em educação corporativa, as dinâmicas também podem — e devem — ser incorporadas à EAD tradicional. instrumentos de avaliação comportamental. Seu objetivo é identificar traços da personalidade dos envolvidos e entender como se comportam em determinadas situações. 

Além disso, as dinâmicas de grupo podem ajudar a associar experiências e lições comportamentais, ou a fortalecer informações fornecidas durante o ciclo de aprendizagem. 

5. Webinars e transmissões ao vivo

Por fim, o último item em nossa lista de exemplos de atividades para EAD são os webinars e transmissões ao vivo. A ideia, aqui, é utilizar o recurso de vídeo para orientar a realização de atividades e complementar o conteúdo abordado em aula, estimulando a elaboração de tarefas. 

Com o webinar, é possível orientar os alunos a pesquisarem determinado assunto ou se aprofundarem em um tema com a ajuda de um especialista (já que webinars podem ser organizados em formato de entrevista, por exemplo). Já as transmissões ao vivo são ótimas oportunidades para fazer revisões, tirar dúvidas e fornecer dicas importantes para a realização de atividades. 

Pontos de atenção ao elaborar atividades para EAD

Agora você já tem em mãos 5 exemplos de atividades para EAD, e já pode começar a pensar em formas de utilizá-los para dinamizar seu ensino. 

Antes de encerrarmos este artigo, deixamos, também, algumas dicas importantes para levar em consideração antes de incluir uma atividade em seu roteiro de aulas a distância: 

  • avalie a complexidade da atividade e a viabilidade de sua resolução pelos alunos;
  • considere os recursos disponíveis para a turma de forma individual e coletiva; 
  • estabeleça um prazo de entrega compatível com a realidade da turma; 
  • mantenha pelo menos um canal de contato ativo entre o tutor e os alunos durante o prazo de execução da atividade. 

Pronto! Agora você já sabe exatamente como colocar em prática os exemplos de atividades para EAD trazidos neste artigo. 

Lembre-se de que o principal caminho para uma gestão EAD de sucesso é contar com uma boa plataforma LMS para disponibilizar conteúdos e acompanhar o desempenho da turma. E nós, da EAD Plataforma, podemos te ajudar com isso! 

Nossa plataforma é didática, intuitiva e completa, e já ultrapassou a marca dos 2 milhões de usuários. Quer ser um deles? Então preencha o formulário e teste todas as funcionalidades da ferramenta por 7 dias!

Fabio Godoy