tipos-treinamento-empresarial

5 tipos de treinamento empresarial para desenvolver colaboradores

Investir em diferentes tipos de treinamento empresarial pode trazer impactos inimagináveis para uma organização. De acordo com a Association for Talent Development (ATD), organizações que treinam usando diferentes técnicas alcançam até 218% mais de produtividade.

Além da produtividade, a motivação também é um dos resultados de uma rotina de estímulo ao desenvolvimento de novas competências e do reforço das habilidades profissionais e pessoais. De acordo com a revista Varejo Brasil times engajados e motivados entregam até 50% mais resultados para as empresas

Se esses dados te convenceram da importância de investir em diversos tipos de treinamento empresarial, continue a leitura. Por isso, ao longo deste artigo, você vai aprender sobre: 

  1. Integração (ou Onboarding)
  2. Treinamento operacional
  3. Mentoria
  4. Treinamento institucional
  5. Palestras com especialistas

Tipos de treinamento empresarial 

A seguir, você confere nossa lista com 5 diferentes tipos de treinamento empresarial.

A ideia é desenvolver um ambiente corporativo dinâmico e para aproveitar ao máximo as funcionalidades tecnológicas usadas a favor da educação. Por isso, a ideia é mesclar diversos itens da lista na rotina da empresa. 

1. Integração (ou Onboarding)

O primeiro tipo de treinamento empresarial trazido também é, provavelmente, o primeiro treinamento recebido por um colaborador ao entrar na empresa. Trata-se da integração, também chamada de onboarding

O processo de integração ajuda a situar o novo colaborador sobre as práticas da empresa, desde valores e princípios até procedimentos padrão de saúde e segurança. 

Se antigamente as integrações eram processos longos e cansativos (muitas vezes duravam dias inteiros!), atualmente, graças à transformação digital, as tecnologias puderam ser incorporadas no processo de EAD. Assim, até mesmo as integrações corporativas puderam começar a acontecer via plataforma LMS

Veja a seguir um exemplo bem humorado de vídeo de onboarding (ative a tradução automática do YouTube para assistir ao conteúdo legendado!): 

2. Treinamento operacional

O segundo item de nossa lista de tipos de treinamento empresarial é o mais utilizado pelas organizações. 

Até pouco tempo, o treinamento operacional obedecia a um modelo padrão constituído por uma sala de aula, um tutor presencial e uma longa apresentação de slides repletas de informações relacionadas à rotina produtiva (como processos de operação de máquinas e equipamentos). 

Por isso, inevitavelmente, a modalidade era vista como um sinônimo de desatenção e baixo índice de aproveitamento por parte dos colaboradores.

Entretanto, felizmente, as técnicas de educação corporativa mudaram. Dessa maneira, os treinamentos operacionais puderam ser repaginados, tornando-se modalidades de treinamento corporativo online

Assim, o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, trouxe consigo uma série de possibilidades de produção de conteúdo EAD: do uso de novos tipos de conteúdo digital (como gamificações, conteúdos para dispositivos móveis — método chamado mobile learning) até a implantação do e-learning nas empresas

3. Mentoria

A mentoria é um dos tipos de treinamento empresarial que estão em alta no momento.

Afinal, quem não está em busca de orientações sobre os caminhos para se tornar uma pessoa ou profissional melhor?

Com a conscientização sobre a importância de desenvolver soft skills (habilidades pessoais que influenciam positivamente no ambiente corporativo), o apoio das mentorias vem se destacando como uma estratégia para tornar os profissionais figuras inspiradoras para seus colegas de trabalho. 

Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona um trabalho de mentoria: 

4. Treinamento institucional

O treinamento institucional é uma das formas de fortalecer princípios e valores da empresa, alinhando colaboradores, fornecedores e organização.

Por isso, é comum que este tipo de treinamento seja utilizado em escala interna e externa, e é válido em situações de: 

  • crise institucional;
  • mudança de posicionamento;
  • início de novas parcerias;
  • desenvolvimento do planejamento estratégico; 
  • reforço de práticas comuns ao DNA da empresa. 

O treinamento institucional também pode ganhar alcance graças a EAD, podendo ser disponibilizado para dispositivos móveis, exibido na TV corporativa e até mesmo ter trechos integrando outros tipos de treinamento empresarial, como as integrações. 

5. Palestras com especialistas

Por fim, o último item de nossa lista de tipos de treinamento empresarial são as palestras com especialistas. Outra modalidade que ganhou escalabilidade e perdeu barreiras geográficas graças à tecnologia, as palestras, que podem acontecer virtualmente em formato de webinar, agregam valor às práticas operacionais. 

Isso acontece especialmente por conta de uma questão: a praticidade.

Enquanto antes as palestras dependiam de uma logística complexa, que incluía:

  • disponibilidade de local;
  • custos e esforços com alimentação;
  • estrutura;
  • equipamentos de transmissão;
  • gestão de evento,

agora, basta uma transmissão ao vivo para colocar profissionais de todo o mundo conectados com as empresas e seus colaboradores. 

Entender a importância de investir em variados tipos de treinamento empresarial pode ajudar a sua empresa a desenvolver equipes de alta performance e, sobretudo, a manter seu time engajado e motivado no trabalho. 

Lembre-se de que, além de dinamizar as ferramentas de treinamento e implantar a educação a distância para ampliar as possibilidades educacionais, é essencial saber como desenvolver um conteúdo atrativo e de qualidade, explorando todos os recursos disponíveis na plataforma EAD utilizada. 

Enfim, agora que você finalizou sua leitura sobre os principais tipos de treinamento empresarial, temos algumas sugestões para inspirar uma produção de conteúdo efetiva e didática. 

Que tal começar com nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre elaboração de conteúdo EAD?

Fabio Godoy