o-que-e-educacao-corporativa

O que é educação corporativa e por que ela está transformando as organizações?

Saber o que é educação corporativa torna-se mais importante a cada dia, com o crescimento da concorrência e a necessidade de estimular o aprendizado continuado entre os colaboradores.

Dessa forma, a educação corporativa representa o esforço das empresas em fornecer a seu time treinamentos, cursos e vivências que estimulem o desenvolvimento profissional e de habilidades pessoais que possam contribuir positivamente para a rotina da organização. 

Muitas empresas já reconhecem a importância da prática, e a tratam como prioridade. É o que mostra este estudo da Deloitte, no qual 28% das organizações pesquisadas já possuem uma universidade corporativa. Dos 72% que não o fazem, mais de um quarto (28%) demonstrou interesse em dar início ao investimento nos próximos anos.

Ao longo desta leitura, você vai entender com detalhes o que é educação corporativa e como ela transforma as organizações, além de 4 tendências do segmento para acompanhar de perto! 

O que é educação corporativa? 

Como já adiantamos na introdução deste artigo, educação corporativa é o conjunto de práticas realizadas pelas empresas com a intenção de desenvolver seus colaboradores.

A educação corporativa pode ser voltada para a rotina operacional, focada em atividades diárias e treinamentos empresariais. Além disso, também pode ser direcionada para o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais que, direta ou indiretamente contribuam para dinamizar o trabalho. 

Com a transformação digital, a educação corporativa ganhou uma forte aliada: a tecnologia. Isso significou que, com a ajuda de plataformas LMS, tornou-se possível investir em novas modalidades educacionais, como os treinamentos corporativos online, por exemplo. 

Para você ter uma ideia, em 2019, 29% dos projetos de treinamentos corporativos já eram realizados em formato EAD. Este número certamente cresceu ainda mais em 2020, quando a pandemia do novo coronavírus trouxe novas perspectivas para o trabalho e para as organizações. 

Por que a educação corporativa transforma as organizações? 

Agora que você já sabe o que é educação corporativa, é hora de entender, na prática, como ela impacta nas organizações. 

O primeiro benefício da educação corporativa é a possibilidade de exercer a gestão do conhecimento nas empresas. Isso significa que, com um cronograma educacional robusto e bem organizado, é possível construir uma rede de conhecimento na organização. A prática leva as informações-chave aos colaboradores que podem, de fato, crescer com elas. 

Outra razão pela qual a educação nas empresas é transformadora tem relação com a produtividade. De acordo com um estudo feito pela Abed, dados da American Society for Training & Development indicam que um aumento de 10% no capital investido na empresa como um todo, corresponde a um incremento de 3,4% na produtividade

Viu como é importante saber o que é a educação nas empresas? 

Tendências em educação corporativa para ficar de olho

Além de ter em mente o que é educação corporativa e como ela pode impactar nos resultados das organizações, é hora de descobrir 4 tendências do segmento para ficar de olho nos próximos anos. 

As informações trazidas abaixo são compilados de diversos estudos e análises de tendências. Elas apontam técnicas que ajudarão a tornar o aprendizado corporativo ainda mais efetivo e dinâmico. 

E-learning

Lembra do que falamos no início deste artigo sobre o aumento da popularidade do e-learning nas empresas? Pode apostar: a tendência veio mesmo para ficar. 

Em artigo publicado em maio de 2020, a revista Forbes fez uma análise do cenário de treinamento e educação nas empresas diante da eclosão do novo coronavírus. A princípio, a pandemia demandou uma reformulação nos hábitos corporativos, incluindo regras de contato social, e, é claro, de educação corporativa. 

O que a revista conclui é que a prática da educação corporativa online mostrou-se muito proveitosa. Ela possibilita um aprendizado autônomo e mais rentável, já que poupa recursos da empresa.

A revista pontua que “enquanto faculdades e universidades estão tentando desesperadamente reabrir os campi para o outono, as empresas planejam rápida e silenciosamente nunca mais voltar à sala de aula”.

Os argumentos? A Forbes também explica.  “A despesa e o tempo de reunir grupos de funcionários para treinamento presencial são exorbitantes em comparação com as versões on-line de alta qualidade.” 

Blended Learning

Se a modalidade EAD não se enquadra nas demandas da empresa, a solução é partir para o ensino híbrido. O ensino híbrido, também conhecido como blended learning, ou b-learning, mescla módulos de aprendizagem online com experiências offline.

São ideais para treinamentos que exigem aulas práticas, atividades complexas ou o acompanhamento próximo do tutor. 

Realidade Virtual e Aumentada

Um estudo recente prevê que os gastos com realidade aumentada em treinamento corporativo a cada ano até 2021 dobrarão, totalizando mais de US$ 200 bilhões. 

Sabe por que as projeções são tão otimistas com relação à tendência? Porque muitas organizações já comprovaram o grande potencial da realidade virtual e aumentada.

Veja no vídeo abaixo como empresas já utilizam a realidade virtual e aumentada como recurso para tornar os treinamentos corporativos mais funcionais: 

Soft skills em alta

O Stanford Research Institute International e a Fundação Carnegie Mellon estudaram a fundo o tema. Eles descobriram que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do domínio das soft skills, enquanto apenas 25% depende das habilidades técnicas.

O dado abre os olhos das empresas à importância de aliar o entendimento sobre o que é educação corporativa ao entendimento das habilidades pessoais mais importantes para o ambiente empresarial. 

Enfim, após a leitura deste artigo você já pode dizer que sabe o que é educação corporativa! Agora, é preciso dar os primeiros passos para colocar a prática em ação. 

Se estiver pensando em implantar um modelo de educação corporativa online, nós, da EAD Plataforma, podemos te ajudar! Nossa plataforma LMS é didática, personalizável e completa.Quer conhecer de perto nosso sistema que já conta com mais de 2 milhões de usuários? Então peça um teste grátis e experimente as funcionalidades da EAD Plataforma por 7 dias!

Fabio Godoy