Blog EAD Plataforma Como Fazer Cenário Vídeos 29-11-2019

Como fazer um cenário para vídeos: 5 dicas incríveis

Descobrir como fazer um cenário para vídeos é um desafio de todo produtor de conteúdo, inclusive para aqueles que criam material para cursos online. Para esses profissionais, a gravação de videoaulas é um momento crucial, a partir do qual o conteúdo, finalmente, ganha forma.

Mas, para que tudo saia como o esperado, uma parte importante desse processo é encontrar o cenário perfeito para gravar vídeos.

Por isso, leia as nossas 5 dicas abaixo e aprenda como preparar o seu cantinho para gravar conteúdos e videoaulas criativas, sem complicações. 

Confira!

Cenário Para Gravação de Videoaulas

Como montar cenário para vídeos? 

Reunimos 5 dicas infalíveis para te ensinar como fazer um cenário para vídeos incrível. Se você tem um negócio, como uma empresa de cursos online, e pretende utilizar o material para impulsionar suas vendas, lembre-se de que o segredo é usar ao máximo as técnicas de gravação para engajar alunos ou clientes! 

1. Encontre uma boa iluminação

Uma boa luz faz toda a diferença no momento de registrar fotos e vídeos. Portanto, escolha um local bem iluminado para fazer a sua gravação.

Além disso, dê preferência por realizar os registros durante o dia. Isso porque a luz natural contribui para garantir mais qualidade às imagens.

Você ainda pode contar com o apoio de equipamentos de iluminação, como flashes e refletores, para deixar suas gravações ainda mais profissionais.

2. Organize o local antes da gravação de videoaulas

Não dá para descobrir como fazer um cenário para vídeos  com um local totalmente desorganizado atrás de você. Afinal, você precisa transmitir uma imagem de credibilidade.

Sendo assim, a segunda ação que você deve tomar é deixar o local onde você fará as gravações bem organizado. Qualquer bagunça está vetada no set de filmagens.

Acredite em nós, esse quesito faz toda diferença. Inclusive, estar em um local arrumado ajudará você a ficar até mais tranquilo para gravar videoaulas e conteúdos atrativos para captar alunos EAD

3. Crie uma ambientação para o cenário

Agora que você já achou um local iluminado e o organizou devidamente, é hora de colocar a mão na massa para entender como fazer um cenário para vídeos original..

Você pode, por exemplo, utilizar elementos que estejam ligados ao tema do seu vídeo, para adicionar um toque personalizado ao ambiente.

Esse é o momento de colocar a sua identidade no ambiente, utilizando itens que sejam a sua cara. Usar a criatividade é o mais importante na gravação das suas videoaulas.

Outra dica interessante é apostar na trilha sonora para complementar a ambientação. Consulte uma biblioteca de músicas sem direitos autorais para encontrar a trilha perfeita para o seu conteúdo! 

4. Silêncio durante a gravação de videoaulas

O silêncio no ambiente é essencial para a gravação s, pois ajuda a garantir um áudio de qualidade e com o mínimo de interferências possível, especialmente se você não estiver utilizando um microfone para captar o áudio. 

Nesse caso, é preciso saber como fazer um cenário para vídeos menos movimentado. A dica é redobrar a sua atenção e escolher um lugar bem calmo e tranquilo para gravar.

Tentar seguir com as gravações em um momento menos movimentado do seu dia, para que não haja interrupções no processo e nem muitos ruídos ao fundo, também pode ser uma boa estratégia

5. Uma boa aparência faz a diferença

Não esqueça de que você é a parte mais importante do cenário . Por isso, não esqueça de caprichar no seu visual.

Para transmitir uma imagem de credibilidade, especialmente se falarmos sobre a venda de um produto online, como um curso , siga as instruções abaixo. São dicas bem simples: 

  • pratique suas falas antes da gravação de videoaulas;
  • evite o uso de gírias e palavras de baixo calão;
  • escolha um look especial para esse momento. Por exemplo, se a sua empresa ou marca possui uma camiseta própria, com o seu logo, é a hora de utilizá-la;
  • cabelos arrumados e/ou barba feita também são importantes ;
  • evite manter os braços cruzados;
  • mantenha sua postura ereta;
  • fale olhando para a câmera;
  • sorria, pois você está sendo filmado! E essa é uma ótima maneira de quebrar o gelo 😃

Dicas de cenário para vídeos

Se você ainda está em dúvida sobre como fazer um cenário para vídeos, temos algumas dicas de locais que nunca falham em compor um ambiente para as filmagens. 

Lembre-se de levar em conta nossas ideias acima também. A combinação de todas elas indicará se o local escolhido tem as características necessárias para ser o seu cenário! 

  • Biblioteca;
  • Parque/praça;
  • Escritório;
  • Sala de aula; 
  • Cafeteria. 

Viu só? Seguindo essas instruções, você saberá exatamente como fazer um cenário para vídeos! 


Por fim, lembre-se de que a equipe EAD Plataforma está sempre à disposição para auxiliá-los a melhorar os seus cursos online. Caso você ainda não seja nosso cliente, não deixe de bater um papo conosco!

Fabio Godoy

Fundador da EAD Plataforma. É formado em Sistemas para Internet e trabalha com desenvolvimento de soluções para EAD desde 2009.
Fabio Godoy