como ser um professor EAD

Como ser um professor EAD? 5 dicas práticas

Em 2018, de acordo com o CENSO ABED, o número de matrículas de alunos no ensino superior a distância ultrapassou pela primeira vez as inscrições presenciais. Diante de um dado como esse, saber como ser um professor EAD tornou-se ainda mais importante para profissionais que querem diversificar suas áreas de atuação e conhecer outras metodologias de ensino

Se você se enquadra nesse grupo, continue a leitura deste artigo. Vamos falar sobre como ser um professor EAD, as principais vantagens desse formato de atuação e as principais características do profissional. 

Boa leitura! 

Por que ser um professor EAD? 

Antes de mais nada, se você ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de se tornar um professor EAD, leia este tópico. Nele, falaremos sobre as principais vantagens da profissão. 

Com o aumento da demanda por ensino a distância, muitos profissionais se viram motivados a tentar adaptar suas rotinas para a nova metodologia de ensino. E, nós, garantimos: diante dos benefícios da mudança, as chances de arrependimento são pequenas! 

A seguir, você confere as razões que confirmam nossa afirmação! 

Horários flexíveis

Se você trabalha como professor do ensino convencional, sabe o quão difícil é ter de seguir os rigorosos horários das escolas. Muitas vezes, o número elevado de turmas faz com que a carga horária seja extensa e dificulte o acesso do professor a serviços como comércio, consultas médicas, bancos etc.

Ao descobrir como ser um professor EAD, você descobrirá que é possível trabalhar sem se tornar um escravo dos horários! 

Uma vez que as aulas online, em sua maioria, são previamente gravadas e disponibilizadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, não há uma necessidade estrita de ficar 100% à disposição dos alunos o dia inteiro. 

É possível, por exemplo, agendar um horário para plantões tira-dúvidas, conversas no fórum ou a transmissão de aulas ao vivo. Tudo de acordo com a sua disponibilidade (e dos alunos, é claro!). 

Rotina tranquila 

Outra consequência de grande impacto do trabalho online é o aumento da qualidade de vida. Sabemos que o trabalho dos professores no sistema de ensino brasileiro demanda muita resiliência e paciência e que, em muitos casos, o stress alcança altos níveis. 

O trabalho a distância poupa a maioria destes desgastes. A começar pelo deslocamento até o local de trabalho. Se você vive em uma grande capital, sabe que chegar até sua instituição de ensino pode ser custoso, com dificuldades relacionadas ao trânsito e aos transportes públicos. 

Entretanto, ao entender como se tornar um tutor EAD, você vai levar os índices de stress com deslocamento a praticamente zero! Isso porque será possível fazer a maioria do trabalho de casa, especialmente se você dispuser de um ambiente direcionado para a gravação de videoaulas, por exemplo.

Trabalho escalável

Já imaginou lecionar para turmas em todo o país? Enquanto para professores do ensino presencial um cenário como este só seria possível após anos de trabalho e migrações constantes de instituição de ensino, para os professores EAD, isso já é uma realidade. 

Plataformas EAD podem ser acessadas em qualquer parte do país — e até do mundo! —, o que torna o trabalho do professor a distância extremamente escalável. 

Crescimento profissional e pessoal em equilíbrio 

Ter tempo para desenvolver novas competências é o sonho de qualquer profissional, não é mesmo? Para um professor EAD, esse também é um sonho possível.

Uma boa gestão de tempo permite investir em novos cursos, treinamentos, viagens, congressos e demais atividades que, direta ou indiretamente, podem contribuir com o crescimento profissional do professor. 

Como ser um professor EAD: 5 dicas práticas

Agora que você já sabe como ser um professor EAD pode trazer vantagens para a sua vida, que tal entender, na prática, o que é preciso fazer para começar a dar aulas online? Preparamos um passo a passo com 5 dicas práticas para te ajudar a dar os primeiros passos nesse novo nicho de atuação! 

1. Especializar-se em um assunto

Por mais generalista que tenha sido sua formação, é importante se especializar em uma determinada área, especialmente se a intenção for dar aulas em cursos livres. Por isso, aproveite seu tempo para fazer cursos e mergulhar fundo no assunto ministrado. 

2. Conhecer o perfil dos alunos 

Outro passo essencial para entender como ser um professor EAD é compreender o perfil dos alunos. Isso ajudará muito na criação de um conteúdo compatível com suas expectativas e angústias. 

Se suas aulas forem ministradas em um curso já existente, procure saber o histórico dos ex-alunos para entender seu perfil de comportamento e aproveitamento. Se for um curso novo, permita-se fazer pesquisas, entrevistas e enquetes para conhecer os anseios dos potenciais estudantes. 

3. Criar um planejamento de conteúdo 

Conhecendo os anseios e demandas dos alunos, é possível criar um planejamento de conteúdo coerente e adequado à realidade dos estudantes. Determine a duração de cada tipo de material oferecido, sua disponibilidade nos canais de comunicação e a frequencia dos trabalhos, testes e avaliações. 

Uma dica é inserir, ao fim do curso, um certificado de participação — além de reconhecer o esforço dos alunos, também é um recurso de motivação e engajamento! 

4. Organizar questões logísticas

Para entender como ser um professor EAD, é importante levar em consideração as questões logísticas envolvidas no exercício. 

Afinal, mesmo sendo a distância, o processo de aprendizagem exige a disponibilidade de alguns recursos e ferramentas essenciais, como bibliografia (livros, artigos e publicações sobre a temática abordada) e equipamentos para gravar videoaulas (câmera, microfone, uma boa locação, softwares de edição etc). 

5. Conhecer a fundo a plataforma EAD 

A principal parceira do professor EAD no processo de aprendizagem será a plataforma EAD. Ela será o ambiente oficial de ensino, no qual serão disponibilizados os conteúdos, informativos administrativos (relacionados a pagamentos, datas de testes e avaliações, disponibilização dos certificados etc) e onde será feita toda a gestão do curso. 

Por isso, é importante que, antes de iniciar as aulas, o professor dedique um tempo a entender o funcionamento da ferramenta e suas principais funcionalidades. 

Como ser professor EAD: características importantes

Investir em uma profissão remota, como ser um professor EAD, pode trazer inúmeros ganhos em qualidade de vida, não é mesmo? Entretanto, lembre-se de que, como qualquer profissão, é preciso ter algumas competências específicas para exercer com propriedade o cargo de professor no ensino a distância. 

Quer saber quais são essas competências? Veja abaixo! 

Boa capacidade de comunicação

Assim como no ensino presencial, a comunicação professor-aluno será o principal motor de um bom desempenho para a educação a distância. Por isso, é essencial que, mesmo no papel de educador EAD, o profissional tenha habilidades de fala e escuta bem desenvolvidas. 

Lembre-se de que, em uma escola de cursos livres, por exemplo, a diversidade do público das aulas será muito maior do que em uma sala de aula. Por isso, a capacidade de usar uma linguagem democrática e universal será ainda mais relevante. 

Perfil inovador

Um dos grandes diferenciais do ensino a distância é a possibilidade de usar e abusar de diferentes formatos tipos de conteúdos digitais. E isso é mais do que um benefício. Na verdade, trata-se de uma demanda por criatividade! 

De uma forma geral, podemos dizer que o perfil do público de cursos a distância é diferente do público de cursos presenciais. São alunos em busca de conteúdos diferenciados, de novos conhecimentos ou de uma oportunidade de se desenvolverem em meio a uma rotina corrida. 

Por isso mesmo, oferecer um material inovador e fora da caixinha é um dever do professor EAD! 

Aposte em gamificação, vídeos, podcasts, webinars e outros formatos de materiais para manter seus alunos engajados e motivados!

Entendimento de ferramentas tecnológicas

Para entender como ser um professor EAD, é preciso conhecer algumas ferramentas tecnológicas fundamentais. Afinal, estamos falando de um ensino basicamente pautado na internet. 

Além disso, a produção de conteúdo EAD exige algum domínio sobre ferramentas de gravação, edição e uso de plataformas LMS para gerir e acompanhar o andamento dos cursos. 

Viu só como ser um professor EAD pode ser a carreira ideal para você? Se quiser começar a se familiarizar com a melhor plataforma EAD do mercado, temos uma sugestão: aproveite o fim desta leitura para conhecer a EAD Plataforma e suas principais funcionalidades. Temos um teste gratuito de 7 dias com acesso a tudo o que a ferramenta oferece! Não perca!

Fabio Godoy