tipos-motivacao-empresas

Tipos de motivação nas empresas: 5 estratégias de sucesso

Entender os principais tipos de motivação nas empresas pode ser mais estratégico do que você pensa. Além de estimular a realização de tarefas com mais afinco e disposição, a motivação cumpre um papel na jornada do colaborador do início ao fim. 

Quer ver por que?

De acordo com o portal Hawk Incentives, 42% dos funcionários consideram recompensas e oportunidades de programas de reconhecimento ao procurar emprego. A estatística reforça a importância de políticas de motivação para captar a atenção do colaborador no início de sua jornada com a empresa.

Por outro lado, a presença de um programa de incentivo corporativo motiva cerca de 66% dos colaboradores a permanecerem em seus empregos. É a motivação como responsável por reter colaboradores! 

Agora que os dados evidenciaram o valor estratégico da motivação nas organizações, que tal continuar a leitura deste artigo para se inspirar? Falaremos sobre 5 tipos de motivação nas empresas. 

Motivação e produtividade: uma dupla que dá jogo

Se mesmo após ler nossa introdução, você se pergunta qual a importância de conhecer diferentes tipos de motivação nas empresas, nós temos mais uma resposta na ponta da língua. 

A verdade é que diversos estudos e pesquisas comprovam que a motivação é um dos mais importantes combustíveis para a produtividade. E, cá entre nós, toda empresa sonha em alcançar índices cada vez mais elevados de produtividade, já que ela impacta diretamente nos resultados obtidos. 

De acordo com uma pesquisa divulgada na revista Varejo Brasil, colaboradores motivados podem ser até 50% mais produtivos. Isso significa que seus resultados superam de forma expressiva os índices daqueles colaboradores que trabalham “por trabalhar”, e que encaram a rotina corporativa como uma mera obrigação. 

Motivar colaboradores pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Mas, garantimos, se aplicada com assertividade, traz impactos positivos inimagináveis. 

Para te ajudar a embarcar nesta missão, a seguir, falaremos sobre 5 tipos de motivação nas empresas e algumas dicas para colocar cada uma delas em prática. 

5 tipos de motivação nas empresas

De acordo com a pesquisa Millenial Careers: 2020 vision, publicada pelo ManPower Group, a geração atuante no mercado de trabalho tem um conceito bastante claro sobre o que os motivaria a entrar ou permanecer em um emprego. 

Os principais fatores mencionados foram dinheiro, segurança, feriados e folgas, equipe excelente e trabalho flexível. 

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre cada um destes tipos de motivação nas empresas. 

1. Benefícios

Está aí um dos tipos de motivação nas empresas que resiste a qualquer transformação no mercado de trabalho. Afinal, independentemente das novas tendências, estar em um emprego que oferece benefícios é o sonho de qualquer colaborador. 

Por benefício, entendemos todas as medidas adotadas pela empresa para tornar a vida de seus colaboradores melhor, especialmente no aspecto prático. Incluem-se aí políticas salariais justas, planos de carreira bem definidos, planos de saúde, auxílios para a família e por aí vai. 

Na prática, os benefícios funcionam como um dos mais efetivos tipos de motivação nas empresas porque são associados à ideia de “recompensa”. Colaboradores são recompensados pelo tempo e esforço dedicados a seu trabalho. 

2. Reconhecimento de boas iniciativas

O reconhecimento também é um quesito mencionado por muitos dos trabalhadores do mercado. Esta pesquisa, divulgada pelo portal G1, mostra que 90% dos colaboradores de empresas esperam ser reconhecidos de forma imaterial por suas ações na organização. 

Isso inclui:

  • elogios;
  • agradecimentos;
  • feedbacks positivos; 
  • premiações simbólicas;
  • etc. 

3. Treinamentos e capacitações

O treinamento empresarial também não poderia ficar de fora da nossa lista de tipos de motivação nas empresas. Seu papel como ferramenta motivacional é bastante estratégico. 

Ao treinar e desenvolver colaboradores, a empresa os inclui em seu processo de gestão de conhecimento. Isso significa que a organização reconhece o profissional como uma figura importante para garantir o bom funcionamento da corporação, o tornando um importante detentor de capital intelectual. 

Ao se entenderem como figuras-chave para a estratégia das organizações, os colaboradores passam a trabalhar com mais motivação, realizando suas tarefas com propósito e buscando formas inovadoras de superar desafios. 

Uma boa forma de estimular a rotina de treinamento e desenvolvimento nas empresas é criando uma universidade corporativa. A universidade corporativa é um espaço de educação continuada, no qual se disponibilizam ofertas de cursos e formações sobre diversos aspectos — tanto operacionais quanto pessoais. 

4. Criação de ambientes de trabalho agradáveis e estimulantes

Criar um ambiente de trabalho agradável e estimulante também é uma forma de colocar em prática tipos de motivação nas empresas. 

Organizações que não valorizam o local de trabalho como agente motivador acabam contribuindo para gerar ansiedades, insatisfações e até boicotes na empresa.

Valorize a saúde mental e física do seu time criando um ambiente de trabalho arejado, bem distribuído, sem interferência de sons altos e, preferencialmente, com espaços planejados para momentos de descanso. 

Quer alguns exemplos práticos de empresas que investem no ambiente de trabalho como um dos tipos de motivação para seus colaboradores? Veja o vídeo abaixo: 

5.Flexibilidade no trabalho

Por fim, não poderíamos deixar de pontuar a flexibilidade com um dos tipos de motivação nas empresas.

Por flexibilidade, entendemos: 

  • oportunidades de trabalho no regime home office; 
  • treinamentos EAD para dinamizar o processo de aprendizagem e valorizar a autonomia dos profissionais; 
  • horários diferenciados;
  • licenças para acompanhamento dos filhos em eventos escolares e consultas médicas;
  • uso de ferramentas de interação EAD para a realização de reuniões. 

E aí? Agora que você já conhece 5 tipos de motivação nas empresas, não há mais desculpas para não começar a trabalhar a felicidade dos seus colaboradores! 

Lembre-se de que desenvolver pessoas é uma das mais efetivas ferramentas para motivá-las. 

Se quiser mais dicas para estimular o desenvolvimento contínuo em sua organização, nossa dica de leitura é este artigo, com 4 possíveis caminhos para desenvolver pessoas e incentivar a educação continuada.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy