o que é treinamento EAD

O que é treinamento EAD: tudo o que você precisa saber

De acordo com o último Panorama do Treinamento no Brasil, 29% das organizações já investem em EAD e e-learning para capacitar colaboradores. E sua empresa, já sabe o que é treinamento EAD? 

Para conhecer um pouco mais sobre a metodologia de aprendizado a distância nas organizações, continue lendo este artigo. Falaremos sobre definições, funcionalidades, benefícios, exemplos e dicas para começar! 

O que é treinamento EAD?

Treinamento EAD é uma modalidade de desenvolvimento corporativo baseada na educação a distância. 

Diferente dos treinamentos convencionais, que são realizados com a presença de um palestrante e precisam reunir todos os colaboradores-alvo em um local e horário determinados, o treinamento corporativo online garante mais fluidez ao processo de aperfeiçoamento profissional. 

Com a ajuda de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o treinamento EAD permite a criação de cronogramas mais flexíveis e de métodos de aprendizagem mais autônomos. 

Para que serve o treinamento EAD?

A função do treinamento EAD é a mesma dos treinamentos convencionais: capacitar e desenvolver o time de colaboradores da empresa. Entretanto, por ser uma alternativa digital, o ensino a distância carrega consigo alguns diferenciais que merecem destaque: 

  • possibilitam o acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, o que democratiza o ensino, tornando-o uma ferramenta de inclusão social na empresa; 
  • são escaláveis e podem ser utilizados por diversas filiais da empresa sem qualquer custo extra; 
  • são mais viáveis economicamente do que os cursos presenciais (que exigem constantes gastos com estrutura, palestrantes, logística, alimentação, transporte etc); 
  • estimulam o engajamento e a motivação dos colaboradores, na medida em que reforçam a política de educação continuada da empresa; 
  • falam a língua dos colaboradores, já que possibilitam a disponibilização de conteúdos multimídia, como os vídeos online, que cresceram 135% em consumo nos últimos anos; 
  • possuem resultados mensuráveis por meio de pesquisas de satisfação e aplicação de avaliações (boas plataformas EAD já disponibilizam uma ferramenta específica para o desenvolvimento e aplicação de testes e avaliações!) 

Agora você já sabe o que é treinamento EAD, para que ele serve e quais suas principais vantagens. Por isso, a seguir, você vê, na prática, algumas possibilidades de aplicação da ferramenta. 

Exemplos de treinamentos

Entendendo o que é treinamento EAD, fica mais fácil enxergar o potencial da ferramenta para dinamizar os processos de desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, a educação a distância é muito versátil, e, por isso, se aplica a diversos tipos de ocasiões. Quer ver alguns exemplos? 

  • Integração: tradicionalmente conhecido como um processo moroso, sonolento e tedioso, o treinamento de integração corporativa pode ganhar novos ares com a EAD. Usando ferramentas como a gamificação (que adapta recursos de jogos aos treinamentos), é possível desenvolver uma trilha de aprendizado muito mais divertida e capacitadora;
  • Procedimentos operacionais: esqueça as planilhas imensas e os documentos quilométricos! Sabendo o que é treinamento EAD, é possível substituir os procedimentos operacionais padrão por alternativas muito mais modernizadas. Dessa forma, os colaboradores podem aprender a executar tarefas assistindo a vídeos e tutoriais humanizados e detalhados. 
  • Reforço de valores: reforçar valores da empresa também pode ser possível por meio de um treinamento EAD. Um webinar com uma fala da diretoria, por exemplo, tem poder de aproximação, autoridade, engajamento e motivação para os funcionários. 
  • Treinamentos Técnicos: muitas organizações precisam treinar seus colaboradores para aspectos técnicos previstos por lei. É o caso dos bombeiros, profissionais de saúde e operadores de maquinário pesado. Se essa é a realidade da sua empresa, que tal renovar o tradicional modelo empregado? Com a EAD, os treinamentos podem se tornar vídeos em animação ou infográficos didáticos e chamativos. 

Como implantar o treinamento EAD na sua empresa? 

Sabendo o que é treinamento EAD e como ele pode beneficiar a rotina de T&D de uma organização, fica difícil não querer implantar a metodologia na sua empresa, não é? 

Mas calma! Vamos dar um passo a passo de como começar essa transição: 

  1. Selecione um time estratégico de profissionais para ajudar a conduzir o processo (líderes dos setores, representantes da diretoria, RH, comunicação e marketing etc.); 
  2. Faça levantamentos sobre as necessidades dos setores (comece focando nos setores que trabalham em turnos ou têm dificuldades de realizar treinamentos presenciais); 
  3. Crie um cronograma para implantar o treinamento EAD; 
  4. Prepare o conteúdo;
  5. Contrate uma plataforma EAD para hospedar o material e gerir as aulas a distância; 
  6. Treine colaboradores e tutores EAD para utilizarem a nova plataforma; 
  7. Coloque o treinamento EAD em ação!
  8. Verifique a efetividade da metodologia com pesquisas de satisfação e avaliações de conclusão de curso. 

Saber o que é treinamento EAD permite que sua empresa dê um importante passo rumo à automatização de processos e o desenvolvimento de metodologias de engajamento mais modernizadas. 

Se quiser saber um pouco sobre outras metodologias inovadoras e tendências em EAD para os próximos anos, leia nosso artigo sobre o tema! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy