como-desenvolver-pessoas-organizações

Como desenvolver pessoas nas organizações? 4 dicas para estimular o aprendizado contínuo

Saber como desenvolver pessoas nas organizações é um dos grandes segredos para reter colaboradores e criar ambientes de trabalho satisfatórios. E nós temos dados para comprovar este argumento! 

De acordo com a pesquisa Millenial Survey, a maior força de trabalho atuante no mercado acredita que oportunidades de crescimento e programas de desenvolvimento consistentes são duas das mais relevantes razões para manter um contrato de trabalho. 

Por isso, se sua empresa está buscando entender como desenvolver pessoas nas organizações, a leitura deste artigo é obrigatória! Falaremos sobre 4 formas de estimular o aprendizado contínuo nas organizações, aliando satisfação, retenção e, claro melhores resultados. Ao longo do artigo, você aprenderá sobre: 

  1. Fazer avaliações de desempenho periódicas
  2. Estimular a rotação de cargos e a cocriação de soluções
  3. Apostar em diversas frentes de aprendizado
  4. Criar uma universidade corporativa

Como desenvolver pessoas nas organizações?

1. Faça avaliações de desempenho periódicas

Avaliações de desempenho fazem parte da rotina das organizações. Entretanto, muitas empresas não aproveitam as potencialidades da ferramenta, como desenvolver pessoas nas organizações. 

Há casos em que a avaliação se torna um cumprimento de protocolo, e as informações contidas na análise são arquivadas sem serem trabalhadas a fundo. 

Por outro lado, empresas que entendem como desenvolver pessoas nas organizações a partir da ferramenta análise de desempenho tendem a colher bons resultados.

Isso porque, se realizada de forma cíclica e avaliada com detalhamento, ela oferece dados importantes sobre pontos fortes e fracos de cada colaborador. Com um trabalho de desenvolvimento focado em competências específicas, é possível criar uma trajetória de melhoria contínua. 

Aliás, é importante saber que existem diversos tipos de avaliações de desempenho. As mais comuns são:

  • por competências (analisa o desempenho do colaborador em competências específicas e necessárias para o cargo desempenhado);
  • avaliação por resultados (avalia o desempenho do colaborador com base nos resultados alcançados em determinado período);
  • avaliação 360º (analisa o desempenho do colaborador sob o ponto de vista dos demais membros de sua equipe).  

Conheça mais alguns modelos de avaliação de desempenho e descubra como desenvolver pessoas nas organizações com a ferramenta! 

2. Estimule a rotação de cargos 

Uma das mais efetivas formas de entender como desenvolver pessoas nas organizações é estimulando o job rotation. A técnica, também chamada de rotação de cargos, representa uma oportunidade de movimentar colaboradores por entre os cargos e as áreas de atuação. 

A experiência é capaz de estimular o entendimento sistemático do negócio. Além disso, é uma chance de “abrir a cabeça” dos colaboradores sobre novas formas de solucionar problemas e, claro, desenvolver competências. 

Aprenda um pouco mais sobre a estratégia de rotação de cargos assistindo ao vídeo abaixo: 

3. Aposte em diversas frentes de aprendizado

Investir em gestão do conhecimento e educação corporativa é mais uma das formas de desenvolver pessoas nas organizações. 

Nosso conselho, no entanto, é ir além do formato convencional. Invista em diversos tipos de treinamento empresarial presenciais, palestras, seminários e apresentações, mas permita que seus colaboradores aprendam por diversas frentes de aprendizado. 

Uma das opções é o treinamento EAD, que, além de representar uma solução vantajosa para a empresa (por ser mais econômica, mais flexível e prática), confere aos colaboradores mais autonomia para aprender de acordo com sua disponibilidade.  

Inserir o e-learning nas empresas pode ajudar a dinamizar a rotina de treinamento. Isso porque boas plataformas LMS oferecem a possibilidade de criar cursos com os mais variados tipos de conteúdos digitais.

Além disso, empresas que buscam descobrir como desenvolver pessoas nas organizações precisam reconhecer o valor da tecnologia na educação. Graças aos recursos tecnológicos disponíveis — e em desenvolvimento — no mercado, experiências de aprendizado tornam-se mais reais, mais práticas e, consequentemente, mais efetivas. 

Alguns exemplos de formas alternativas de aprendizado que utilizam a tecnologia são: 

  • realidade virtual e aumentada;
  • simulações;
  • vídeos; 
  • 3D e 4D;
  • etc.  

4. Crie uma universidade corporativa

Por fim, nossa última dica de como desenvolver pessoas nas organizações: implantar uma universidade corporativa

Este modelo de ensino empresarial garante o estímulo à educação continuada, e oferece aos colaboradores a oportunidade de desenvolver habilidades operacionais e pessoais de forma alinhada aos princípios da organização. 

Por isso, temos uma dica de leitura: saiba mais sobre as universidades corporativas e seu poder de transformação das organizações!

Além da leitura, aproveite para assistir ao vídeo abaixo, que conta um pouco da trajetória da universidade corporativa do McDonald’s, uma das maiores redes de fast-food do mundo: 

Por onde começar? 

Se após a leitura deste artigo sobre como desenvolver pessoas nas organizações, você ficou se perguntando “por onde começar?”, nós podemos te ajudar! 

Que tal mergulhar fundo na importância do aprendizado nas empresas lendo nosso artigo com 6 vantagens da educação corporativa

Além disso, você pode ir além e começar a colocar a mão na massa efetivamente! Como mencionamos no tópico acima, uma das formas de garantir o desenvolvimento de pessoas nas organizações é apostando em uma boa plataforma LMS para hospedar os treinamentos EAD.

E, quer saber de uma coisa? Nós podemos te ajudar com isso! Oferecemos um pacote trial com acesso gratuito a todas as ferramentas da EAD Plataforma por 7 dias! Não perca a oportunidade de conhecer nossa ferramenta simples e didática!

Preencha o formulário e comece já a usar!

Fabio Godoy