Dinâmicas-de-grupo-para-treinamento-motivacional

Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias + 1 bônus

Sua empresa trabalha dinâmicas de grupo para treinamento motivacional? Seja qual for sua resposta, você precisa saber o quão importante é apostar na prática para alcançar maiores índices de satisfação e produtividade e, principalmente, de engajamento. 

O engajamento é um dos mais importantes motores das empresas. Graças a ele, colaboradores se sentem desafiados, estimulados e dispostos a contribuir com o propósito da empresa.

De acordo com este estudo da Queens University, o engajamento pode transformar verdadeiramente os resultados de uma empresa. Para você ter uma ideia, os dados mostram que empresas mais engajadas conseguem:

  • preço das ações 65% maior;
  • 26% menos rotatividade de funcionários;
  • 100% mais aplicações voluntárias às vagas disponibilizadas;
  • 20% menos absenteísmo;
  • 15% mais produtividade dos funcionários;
  • níveis de satisfação do cliente até 30% maiores.

Bacana, não é? 

Se você se interessou pelos resultados da pesquisa e deseja incrementar seus resultados, é hora de conhecer algumas dinâmicas de grupo para treinamento motivacional! 

O poder das dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são um tipo de treinamento empresarial, e são bastante utilizadas como ferramentas de avaliação comportamental. Seu objetivo é identificar traços da personalidade dos envolvidos e entender como se comportam em determinadas situações. 

Além disso, as dinâmicas de grupo para treinamento motivacional, assim como dinâmicas com outras finalidades (como reforço da importância do trabalho em equipe ou da formulação de pensamento sistêmico), buscam associar experiências a lições comportamentais. 

Por meio da experimentação prática e do estímulo à emoção, os participantes das dinâmicas são colocados diante de situações que os permitem explorar o ambiente, reduzir defesas, externalizar desejos e exercitar o pensamento estratégico. 

Em geral, dinâmicas de grupo para treinamento motivacional (ou para outras finalidades) podem ajudar a liderança a perceber habilidades e particularidades como: 

  • visão analítica;
  • participação e colaboração;
  • comportamento sob pressão;
  • orientação para resultados;
  • metas e expectativas;
  • inteligência emocional;
  • potencial de liderança;
  • habilidades comunicacionais;
  • conhecimentos gerais ou específicos. 

A seguir, você vai conhecer 4 ideias para dinâmicas de grupo para treinamento motivacional. Inspire-se e aplique em sua organização! 

Aproveite também para conhecer mais sobre a EAD Plataforma clicando aqui. Com nossa solução, você pode disponibilizar os treinamentos corporativos da sua empresa online, além de acompanhar a evolução e desempenho de cada colaborador durante as capacitações.

Além disso, você também pode contar com diversas funcionalidades que ajudam a tornar o ensino a distância mais interessante. Então, veja abaixo algumas sugestões de dinâmicas de grupo para colocar em prática.

Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional: 4 ideias

1. Quem sou eu?

O primeiro item da nossa lista de dinâmicas de grupo para treinamento motivacional é o “Quem sou eu?”. O objetivo desta dinâmica é motivar por meio do autoconhecimento e da capacidade de se compreender. 

Como funciona? 

O grupo se reúne em círculos e é convidado a refletir sobre algumas perguntas-chave sobre a própria existência. A empresa pode adaptar algumas perguntas ao contexto corporativo. 

Exemplos de perguntas: 

  • Qual é o seu propósito?
  • Como você se descreveria?
  • Que qualidades destacaria em você?
  • Em quais pontos você acha que precisaria melhorar?

Os colaboradores apresentam as respostas de forma intercalada, inspirando empatia e estimulando uns aos outros a se expressarem em um ambiente de confiança.

2. Ilha do tesouro

Ilha do tesouro é uma das mais populares dinâmicas de grupo para treinamento motivacional. Além de ser uma oportunidade de motivar a equipe de trabalho a realizar tarefas em conjunto, também é uma boa oportunidade de mesclar o autoconhecimento com o desenvolvimento de soft skills e a educação corporativa

Como funciona? 

A dinâmica acontece com base em uma caixa de bombons e folhas de jornal. 

Uma folha de jornal é colocada em uma extremidade da sala, com a caixa de bombons em cima. Os participantes, localizados na outra extremidade da sala, são divididos em duplas, e cada uma recebe uma folha de jornal. As duplas se posicionam lado a lado de pé sobre sua folha de jornal.

O objetivo da dinâmica é levar as duplas ao outro lado da sala, mas sem tocar os pés no chão. 

As regras são: 

  • o jornal não pode ser rasgado;
  • quem tocar no chão de propósito é desclassificado. 

Ao fim, a ideia é que os colaboradores percebam que só é possível chegar ao outro lado com a colaboração entre as duplas. A ideia é que elas compartilhem o mesmo jornal enquanto utilizem o próximo para avançar no caminho rumo ao tesouro. 

3. Eu queria/eu quero

Esta dinâmica de grupo para treinamento motivacional tem como objetivo estimular a postura positiva. 

Como funciona?

Os colaboradores devem se posicionar em círculos, sentados confortavelmente. A equipe é convidada a um momento de reflexão, no qual devem visualizar um objetivo partindo da afirmação “eu queria…”. 

Em seguida, os colaboradores mudam de lugar no círculo e o processo é recomeçado, dessa vez, partindo da frase “eu quero”. 

A ideia é reforçar a importância da confiança na definição de metas e objetivos, bem como o olhar otimista com relação aos sonhos e desejos.

4. Gravuras

A última ideia da nossa lista de dinâmicas de grupo para treinamento empresarial é a história com gravuras. Esta dinâmica estimula a motivação e a criatividade. 

Como funciona? 

Os participantes recebem revistas e o desafio de recortar imagens que representem 3 momentos de sua vida: o passado, o presente e o futuro. 

Em seguida, cada um deve apresentar resumidamente suas imagens e explicar suas escolhas.

Bônus: como fazer uma dinâmica de grupo na EAD

Sabemos que, com a transformação digital, muitas empresas migraram grande parte de seu fluxo de treinamento e desenvolvimento para a metodologia EAD. Diante disso, você pode estar se perguntando se é possível investir em dinâmicas de grupo para treinamento motivacional a distância. 

E a resposta é SIM! Existem algumas formas de desenvolver dinâmicas de grupo para treinamento motivacional na EAD. Quer ver algumas ideias? 

Por falar em gamificação…veja neste vídeo como a empresa SAP, da Alemanha, empresa o recurso como forma de motivar e engajar colaboradores:

Gostou da ideia de aliar dinâmicas de grupo para treinamento motivacional e educação a distância? Então dê o primeiro passo e escolha uma plataforma EAD perfeita para as suas necessidades! 

A EAD Plataforma oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo, além de todas as ferramentas necessárias para uma gestão de aproveitamento completa.

Quer conhecer de perto a nossa solução? Então preencha este formulário! Assim, você garante acesso a todas as funcionalidades da EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy