Como criar um mini curso online

Como criar um mini curso online? 7 passos para começar hoje!

Já ouviu falar do microlearning, uma nova forma de ensinar e aprender, com “pílulas” de conhecimento? Neste artigo, te mostramos como criar um mini curso online, para surfar nas tendências do ensino a distância.

Por sinal, essa estratégia pode ser usada tanto por infoprodutores quanto por empresas. Afinal, a educação continuada independe de haver uma universidade corporativa. Isso porque a microaprendizagem pode ser viabilizada, sem grandes investimentos a princípio.

Sendo assim, antes de responder “como criar um mini curso online?”, é preciso contextualizar. O microlearning é uma metodologia de ensino de curta duração, com lições objetivas e relativamente simples. Por exemplo, tais ações formativas servem para capacitar equipes remotas.

Mas como criar um mini curso online com pílulas de conhecimento?

Para saber como criar um mini curso online, recomendamos fazer uma imersão nos recursos audiovisuais. São inúmeras mídias e ferramentas: plataformas Learning Management System (LMS), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), editores de vídeos etc.

Aliás, antes de abordar o passo a passo para ensinar como criar um mini curso online, vamos começar por exemplos. Essas são aplicações das estratégias de microaprendizado:

  • Demonstração das funcionalidades de um produto;
  • Dicas de saúde, que podem ser enviadas diariamente;
  • Tutoriais de maquiagem para diferentes tipos de eventos;
  • Desafio fitness para acompanhamento dos exercícios;
  • Quizzes de conhecimentos gerais na fase pré-vestibular;
  • E muito mais!

7 passos para colocar em prática: como criar um mini curso online?

Para quem quer saber como criar um mini curso online, listamos um passo a passo bem prático, para começar agora mesmo! Afinal, as tecnologias agilizam a produção, a hospedagem e a divulgação dos conteúdos digitais.

1. Defina o objetivo do microlearning

Na hora de definir o objetivo a ser conquistado, é essencial se perguntar: 

  • O que os seus alunos precisam aprender por intermédio dessas pílulas de conhecimento? 
  • Quais são as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas após a ação formativa?
  • Como esses conteúdos serão aplicados no dia a dia, em âmbito pessoal e/ou profissional?

Em outras palavras, essas são apenas algumas questões que podem te ajudar a desenhar as metas e os indicadores de desempenho.

2. Faça um benchmarking para se inspirar

Pesquisar bons exemplos no mercado pode ser uma excelente oportunidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Assim, você descobre as boas práticas que já estão trazendo resultados positivos. 

Para exemplificar, se o seu público está prestes a prestar um concurso, uma opção seria apostar em dicas práticas de redação. Por outro lado, os interessados em edição de vídeos podem se beneficiar dos tutoriais do Premiere.  

3. Escolha um assunto pontual e atrativo

Essa é uma metodologia para aprendizagens de curta duração. Portanto, vá direto ao ponto, escolhendo um tema que traga informações relevantes e, ao mesmo tempo, chame atenção. No caso de uma empresa, a equipe comercial pode receber um treinamento sobre táticas de vendas.

A propósito, se for necessário sintetizar ainda mais o conteúdo, opte pelo nanolearning. Ou seja, é vital preparar lições bem curtas, focando em um ponto-chave, como: a escuta ativa para aprimorar o relacionamento com clientes. 

4. Sintetize as mensagens em doses homeopáticas

Nesse ponto, é imprescindível selecionar apenas os tópicos que são indispensáveis. Vale lembrar que as informações adicionais podem ser transmitidas em outro momento e por canais distintos. 

Mas, atenção: embora a agilidade seja uma das vantagens do microlearning, isso não significa que os conteúdos sejam rasos. A qualidade deve ser uma prioridade, em quaisquer ações formativas.

5. Planeje os formatos dos conteúdos

Quer ir além de gravar suas videoaulas? Por falar nisso, pense em diversificar: gamificação, podcasts, transmissões ao vivo, infográficos e realidade virtual. Isso pode contribuir para engajar públicos de interesse, sobre os quais falaremos no tópico a seguir.

6. Promova o engajamento dos participantes 

A interatividade tem grande potencial para engajar alunos. Para tal, é importante entender o perfil da turma, criando personas. São personagens semifictícias elaboradas para te ajudar a entender com quem está lidando.

Segue um exemplo de como criar um mini curso online pensando em atender às necessidades de uma persona. Considere um profissional de TI, que se formou na década de 90 e quer mudar o rumo da carreira. Ele poderia se interessar em aprender mais sobre a metodologia ágil Scrum.

7. Contrate uma plataforma de ensino

Para finalizar o passo a passo de como criar um mini curso online, é chegado o momento de viabilizar a estratégia. Na EAD Plataforma, você pode hospedar e gerenciar cursos, com praticidade e excelente custo-benefício. 

São diversos recursos para fins corporativos e comerciais: aulas ao vivo, avaliações, biblioteca, fórum de discussões etc. Em paralelo, também se destacam: API de integração, carrinho de compras, certificado de segurança e mais.

Enfim, quer mais informações sobre como estruturar seu próprio mini curso online? Então, fale com os nossos consultores e aproveite para testar por 7 dias grátis! Além disso, não perca outros conteúdos do Blog

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy